A planta livre versus a nostalgia da história:
O Chicago Tribune de Walter Gropius e Adolf Meyer versus o Chicago Tribune de Hood e Howells.
DOI:
https://doi.org/10.18861/ania.2024.14.2.3958Palavras-chave:
Arquitetura americana, Concurso do Chicago Tribune, Walter Gropius, Adolf Meyer, Hood e Howells, Bauhaus, Espaços do trabalho, Plano aberto, Tabula rasa, Movimento ModernoResumo
Em 1922, o concurso para a construção da nova sede do jornal Chicago Tribune se tornaria o cenário do primeiro grande fracasso do Movimento Moderno na Europa. Nele, alguns dos melhores arquitetos europeus e americanos da época - incluindo a equipe vencedora de Raymond Hood e John Mead Howells e a formada por Walter Gropius e Adolf Meyer - testemunhariam um combate intelectual que, no primeiro período do pós-guerra na Europa, colocaria em confronto duas formas de ver a arquitetura, que na realidade eram duas formas de ver o mundo: Europa versus América, o plano livre versus a segregação do plano, a tabula rasa versus a nostalgia historicista, e a reivindicação de um recomeço histórico versus a necessidade de reivindicar um tempo que nunca existiu.
Downloads
Referências
GROPIUS, W., 2006. Walter Gropius y la Bauhaus. Madrid: Abada. ISBN 978-84-96258-63-1.
BATAILLE, G., 1974. Obras escogidas. Barcelona: Barral.
GIEDION, S., 1949. Space, time and architecture :the growth of a new tradition. London: Geoffrey Cumberlege.
SPENGLER, O., 1998. La decadencia de occidente. Madrid: Colección Austral.
SOLOMONSON, K., 2001. The Chicago Tribune Tower competition : skyscraper design and cultural change in the 1920s. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN 0-521-59056-6.
TAFURI, M., 1975. La montaña desencantada en la ciudad americana. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jaime Sanz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El contenido de los artículos publicados es responsabilidad exclusiva de sus autores y no reflejan necesariamente las opiniones del Comité Editorial, ni de los evaluadores.
La revista Anales de Investigación en Arquitectura preserva los derechos de los autores, que son adoptados por Comité Editorial para su publicación. Los autores declaran que el trabajo presentado es inédito y no ha sido publicado en una revista científica o en una monografía.
La revista Anales de Investigación en Arquitectura proporciona un acceso abierto a sus contenidos, basados en el principio de la licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0 International License, que ofrece al público un acceso libre a las investigaciones para ayudar a un mayor intercambio global del conocimiento.