Viajar sob o rio

O túnel subfluvial Paraná-Santa Fe (1969): engenharia e arquitetura conectando territórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/ania.2021.11.1.3016

Palavras-chave:

Estado desenvolvimentista, Argentina, engenharia, arquitetura para o desenvolvimento, Mario Roberto Álvarez

Resumo

Em 1960, duas províncias argentinas (Santa Fe e Entre Rios), historicamente separadas pelo rio Paraná, assinaram um tratado para construir um túnel subfluvial, que acabaria com o isolamento da região mesopotâmica do país. Projetado, construído e inaugurado (1969) no âmbito de políticas desenvolvimentistas, o túnel “Uranga-Sylvestre Begnis” constitui um marco técnico, político e arquitetônico, fruto de um Estado ativo na construção do território. E assim como as conquistas da engenharia tiveram méritos suficientes para entrar na história das grandes realizações, no âmbito arquitetônico também foram atingidos altos patamares de qualidade. Este artigo propõe visibilizar a importância do Túnel Subfluvial em termos técnicos e ressaltar sua dimensão arquitetônica, reconhecendo a atuação do estúdio de Mario Roberto Álvarez & sócios como artífices da arquitetura que se integra no que finalmente resulta em uma obra excepcional, posicionada em um plano internacional destacado do debate disciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Costa, Universidad Nacional del Litoral

Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo, Universidad Nacional del Litoral. Argentina

Luis Müller, Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo - Universidad Nacional del Litoral

Arquitecto, Magister en Ciencias Sociales y Doctor en Arquitectura. Profesor e investigador y Director de la Maestría en Arquitectura en Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidad Nacional del Litoral (FADU UNL).

Referências

Altamirano, C. (1998). Desarrollo y desarrollistas. Prismas, revista de historia intelectual(2), 75-94.

Álvarez M. R. (1972). Estudio Mario Roberto Álvarez y asociados, Nuestra Arquitectura nº 477, pp. 63-66.

Álvarez M. R. (1974). Arquitecto Mario Roberto Álvarez y asociados, Summa 80/81.

CAI, (. (1981). Historia de la ingeniería argentina. Buenos Aires: Centro Argentino de Ingenieros.

Camarda Medina, M., & Oviedo Correo, J. A. (2017). Las políticas públicas, el túnel subfluvial entre Paraná y Santa Fe y la integración física de la Megapotamia. Transporte y territorio, 222-245.

Camarda Medina, M. (2019) Conferencia. Jornadas de arquitectura e ingeniería. 50 años del Túnel Subfluvial. Paraná.

Costa, C. (2020) Folletos y boletines: instrumentos celebratorios de la arquitectura para el desarrollo. Presentación a XVI Jornadas INTHUAR - FADU - UNL.

De Marco, M. Á. (2016). El Túnel Subfluvial. Federalismo y desarrollo. Santa Fe: ediciones UNL.

García Bossio, H. (2014). ¿Qué nos hace más Nación? Desafíos del desarrollismo frondicista-frigerista. Lanús: EdUN La Cooperativa.

Kuchen, E. R. (2005) Túnel Subfluvial “R. Uranga – C. Sylvestre Begnis” Operación y mantenimiento. Informe técnico.

Liernur, J. F. (2001). Arquitectura en la Argentina del siglo XX. La construcción de la modernidad. Buenos Aires, Fondo Nacional de las Artes.

Liernur , J. F. y Aliata F. (2004). Diccionario de Arquitectura en la Argentina. Buenos Aires: AGEA.

Mele, J. (2004). Álvarez, Mario Roberto, en Liernur , J. F. y Aliata F. (2004). Diccionario de Arquitectura en la Argentina. Buenos Aires: AGEA.

Medina, J. (2019) Entrevista. 50 Años Túnel Subfluvial - Capítulo 9. Recuperado de:

https://www.youtube.com/watch?v=Sr7okMWLzD8&list=PLmXJX7PmqYiTcs5WHpnsLPLMJAo1eV4ti&index=2

Müller, L. (comp) (2009) La ciudad en blanco y negro. Memoria fotográfica de Santa Fe en el proceso de modernización urbana, UNL, Santa Fe.

Müller, L., & Costa, C. (2017). Vencer al río. Técnica, política e integración territorial en el caso del Túnel Subfluvial Hernandarias. Actas XVI Jornadas Interescuelas en Historia. Mar del Plata.

Shmidt, C. y Plotquin, S. (2014) Mario Roberto Álvarez. Buenos Aires, IAA FADU UBA - AGEA, pp. 128-130.

Uranga, L. (2019). Conferencia. Jornadas de arquitectura e ingeniería. 50 años del Túnel Subfluvial. Paraná.

Publicado

2020-12-17 — Atualizado em 2020-12-17

Versões

Como Citar

Costa, C., & Müller, L. (2020). Viajar sob o rio: O túnel subfluvial Paraná-Santa Fe (1969): engenharia e arquitetura conectando territórios . Anales De Investigación En Arquitectura, 11(1). https://doi.org/10.18861/ania.2021.11.1.3016

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.