Convento da Puríssima Conceição da cidade de La Plata, Bolívia (1540)

Um olhar sobre o desenho da época colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/ania.2020.10.2.2985

Palavras-chave:

franciscanos na Bolívia, estilo mestiço, estilo mudéjar, desenho da colônia, conventos, retábulos, mestiços

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar um dos conventos fundado pelos franciscanos em Sucre, como resposta às necessidades e exigências do lugar e momento histórico, realizando uma análise arquitetônica que parte do morfológico, do funcional, do espacial e do estilístico. Para coletar as informações, foi realizada uma intensa revisão de fontes primárias obtidas do Arquivo Nacional de Sucre, bem como de fontes secundárias, destacando-se os trabalhos dos pesquisadores José de Mesa e Teresa Gisbert. Posteriormente, foi realizado um rigoroso trabalho de campo destinado ao levantamento do convento e da arquitetura em madeira, com o fim de identificar o mobiliário do conjunto, tema escassamente registrado até o presente ou sem registro. Para cumprir o objetivo deste trabalho, apresenta-se a história da construção, da descrição e da análise do convento e do templo levando em conta a influência dos retábulos, com o propósito de entender a relação entre os componentes, para terminar com a análise da arquitetura exterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefina Leonor Matas Musso, Universidad Católica Boliviana San Pablo

Doctora en Arquitectura, Universidad Nacional de Tucumán (Argentina). Magister en Educación Superior, Universidad Mayor de San Andrés (Bolivia) y Universidad de Piura (Perú). Licenciada en Arquitectura, Universidad Nacional de Tucumán (Argentina). Licenciada en Educación, Universidad de Piura (Perú). Docente investigadora, Universidad Católica Boliviana “San Pablo” (Bolivia). Profesor y Docente responsable del Centro de Investigación en Diseño (CID – U.C.B.). Presidenta del Centro Internacional para la Conservación del Patrimonio (Bolivia). Miembro de la Academia Boliviana de Historia Eclesiástica. Miembro del Grupo de Investigación Architectural Research Team: Theory and History (ART T&H), Escuela de Arquitectura y Diseño de la Universidad de Navarra (España).

Referências

Fuentes documentales primarias

ANB. EP CARVAJAL, 1618, t. 148-a, f.838-843. 1618.II.2. La Plata. Escritura de Concierto de Obra: el Convento de San Francisco de esta ciudad, con Diego de Carvajal y Martín de Oviedo, maestros de arquitectura, para poder hacer y labrar la madera, armaduras y cubierta de la capilla mayor de dicho convento, con intervención en el trabajo de dicha obra de fray Juan de los Santos, religioso franciscano.

ANB. EP GUISADO, 1595, t.38a, f. 83-84. 1595.I.17, La Plata. Escritura de donación: El General Francisco de Espinoza, vecino y alcalde ordinario de esta ciudad, a favor de los religiosos y convento de San Francisco de la misma, la suma de 1000 pesos, para la obra de la capilla mayor que se hará en ella.

ABNB, “Colección de Documentos Bolivianos”, vol. VI, Periódicos y Hojas Sueltas, 1865-1869”, Santiago de Chile, 1872, p. 395, citado por Desireé Vidal Juncal en Deconstruyendo la imagen urbana de Sucre (2008).

ANB: Escrituras públicas. T. 217, fol. 91. Este documento fue extraído íntegro del libro Escultura Virreinal en Bolivia de José de Mesa y Teresa Gisbert quienes agradecen al Dr. Gunnar Mendoza el haberles proporcionado este material tan importante para el estudio de las sillerías en Charcas. En esta publicación se encuentran en el Anexo.

ANB: TCN Nro. 48,28.VI.1827, fs.865. Chuquisaca 28/Junio/1827.

Mendoza, D. de [1664] (1976). Crónica de la Provincia Franciscana de San Antonio de Los Charcas. La Paz: Don Bosco

Fuentes secundarias

BELMONTE, S, MENACHO R, SUÁREZ S Y TSUKAMAYA E. (2008), Iglesia de San Francisco. Santa Cruz: Universidad Privada de Santa Cruz de la Sierra.

GISBERT, T. (1991). Historia de la vivienda y de los conjuntos urbanos en Bolivia. Sucre: Instituto Panamericano de Geografía e Historia.

GISBERT, T. Y MESA, J (1997). Arquitectura Andina. La Paz: Don Bosco.

MATAS J. (2017). Anexo tesis s/p. Tucumán: UNT.

MESA, J. Y GISBERT, T. (1972). Escultura Virreinal en Bolivia. La Paz: Academia Nacional de Bolivia.

MESA, J. Y GISBERT, T. (2002). Monumentos de Bolivia. La Paz: Gisbert.

WAISMAN, M. (1993). El interior de la Historia. Bogotá: Escala.

Publicado

2020-08-10 — Atualizado em 2020-11-26

Versões

Como Citar

Matas Musso, J. L. (2020). Convento da Puríssima Conceição da cidade de La Plata, Bolívia (1540): Um olhar sobre o desenho da época colonial. Anales De Investigación En Arquitectura, 10(2), 27–46. https://doi.org/10.18861/ania.2020.10.2.2985 (Original work published 10º de agosto de 2020)

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.