A competição como ferramenta de pensamento
Uma revalidação do caráter investigativo e experimental das competições de arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.18861/ania.2021.11.1.3069Palavras-chave:
concorrência, arquitetura, utopia, vanguarda, tempoResumo
O artigo visa, em primeira instância, identificar o concurso de arquitetura como uma ferramenta que nasce espontaneamente, evolui gradativamente e, como tal, se reconhece imperfeita e em processo de aperfeiçoamento. A partir daí, a relevância do invisível dentro do ato criativo é valorizada e os termos da pesquisa do projeto e do concurso arquitetônico são mútua e efetivamente relacionados. Consequentemente, é identificado como um pródigo espaço de incentivo a investigações conceituais inovadoras e como um instrumento que permite, com maior liberdade e naturalidade, testar novas concepções projetadas com uma visão posterior constante e necessária. Na caracterização final do concurso de arquitectura, conclui-se demonstrando - pela sua ligação directa com os processos de investigação como franco elo com o passado e pela sua relação estreita com as vanguardas e a ideia de utopia valorizando o futuro -, a notabilidade que a noção de tempo adquire na disciplina.
Downloads
Referências
LERUP, Bell; LERUP, Michael; LERUP, Lars: Louis I. Kahn: conversaciones con estudiantes, Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
LOOTZ, Eva: Lo visible es un metal inestable. Madrid: Ardora. 2007.
SIZA, Álvaro: Álvaro Siza. Textos. Madrid: Abada. 2014.
MARTÍ ARIS, Carlos: Silencios elocuentes. Barcelona: Edicions UPC. 2002.
MARTÍ ARIS, Carlos: La cimbra y el arco. Barcelona: Fundación Caja de arquitectos. 2005.
PALLASMAA, Juhani: La mano que piensa. Barcelona: Gustavo Gili. 2012.
TORRENT, Horacio: “Evidencias. Arquitectura culta: anotaciones en los márgenes. Sobre construcciones en Santiago”. ARQ. 2002.
UTZON, Jorn: La importancia de los arquitectos. AAVV. Catálogo de la exposición Jorn Utzon. 1995.
WELLS, Herbert George: La máquina del tiempo. Reino Unido: Heinemann. 1895.
ALARCÓN, Luisa; Montero, Francisco: “Aprendiendo de los concursos”. Proyecto, progreso, arquitectura. N. 7. 2012.
DE JONG, C., MATTIE, E. “Architectural Competitions”. Taschen. 1997.
ELIASH, Humberto: “Reflexiones sobre los concursos de arquitectura”. Concepción imaginada. Arquitecturas del Sur. Vol. 23, N. 31. 2005.
FALCÓN, José; DOMENZAIN, Carlos: “Institucionalización de la excepción: El concurso como búsqueda y proceso”. ARQ. N. 92. 2016.
LÓPEZ QUINTÁS, Alfonso: “La arquitectura y la fundación de ámbitos. La creatividad humana y los concursos”. Arquitectura. N. 128. 1969.
MONTERO, Francisco. “Arquitectura entre concursos”. Proyecto, progreso, arquitectura. N.7. 2012.
MUÑOZ, María Dolores: “El concurso de arquitectura como búsqueda de coherencia entre realidad constructiva y posición teórica: una reflexión desde la historia”. Concepción imaginada. Arquitecturas del Sur. Vol. 23, N. 31. 2005.
PÉREZ OYARSÚN, Fernando: “Behind the competitions”. ARQ. N. 67. 2007
ROJO, Jesús: “De jurados y arquitectos: ideas sobre los concursos”. Proyecto, progreso, arquitectura. N. 7. 2012.
VALLEBUONA, Renzo: “El concurso de arquitectura en la comunidad europea”. Concepción imaginada. Arquitecturas del Sur. Vol. 23, N. 31. 2005.
Publicado
Versões
- 2021-05-06 (5)
- 2021-05-06 (4)
- 2021-04-27 (3)
- 2021-04-27 (2)
- 2021-04-22 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Iván Elías Barczuk
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El contenido de los artículos publicados es responsabilidad exclusiva de sus autores y no reflejan necesariamente las opiniones del Comité Editorial, ni de los evaluadores.
La revista Anales de Investigación en Arquitectura preserva los derechos de los autores, que son adoptados por Comité Editorial para su publicación. Los autores declaran que el trabajo presentado es inédito y no ha sido publicado en una revista científica o en una monografía.
La revista Anales de Investigación en Arquitectura proporciona un acceso abierto a sus contenidos, basados en el principio de la licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0 International License, que ofrece al público un acceso libre a las investigaciones para ayudar a un mayor intercambio global del conocimiento.