Arquitetura e modernidade: "da água à terra"
Os primeiros clubes de remo no Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.18861/ania.2023.13.2.3487Palavras-chave:
Arquitetura do século XX, arquitetura moderna, Uruguai, remo, desporto e modernidadeResumo
Para compreender a ligação entre modernidade e arquitetura no nosso país, é essencial olhar para o desporto. A Federación Uruguaya de Remo completa 100 anos hoje, em 2023, uma longevidade que é notável para o seu estabelecimento precoce. Como uma federação desportiva nacional excecional e altamente desenvolvida, a sua marca devia refletir-se nas estruturas arquitectónicas que constituíam as sedes dos principais clubes do país. Esta investigação toma como referência uma disciplina que deu ao Uruguai tantas alegrias olímpicas, para se aprofundar no estudo das expressões arquitectónicas relevantes para a compreensão da constituição simbólica do desporto no quadro nacional. neste caso, a imagem de um país em crescimento, bem-sucedido no desporto e, como tal, vanguardista nas suas infra-estruturas de construção.
Downloads
Referências
Arana, M.; Garabelli, L.; Livni, J.L. (2016). Entrevistas, edición especial, libro 2. Montevideo, Uruguay: Universidad de la República, Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo.
Arana, M.; Manzini, A.; Ponte, C.; Schelotto, S. (1999). Art déco en el Uruguay. Montevideo, Uruguay: Ed. Dos Puntos.
AA.VV. (1996). Eladio Dieste. 1943-1996. Sevilla, Montevideo: Junta de Andalucía, Consejería de Obras Públicas y Transportes, Agencia Española de Cooperación Internacional.
AA. VV. (1927). “El Tercer Congreso Pan-Americano de Arquitectos”, en Arquitectura: revista de la Sociedad de Arquitectos del Uruguay nº 115 (123-124). https://issuu.com/bsau/docs/1927-115/1
Barrán, J.P. (1992). Medicina y sociedad en el Uruguay del Novecientos -1- El poder de curar. Montevideo, Uruguay: Ediciones de la Banda Oriental.
Betolaza Lombardo, Alberto E. de. (2014) Modernidades híbridas en el Uruguay: 1925-1950. Tesis (Doctoral), E.T.S. Arquitectura (UPM). https://doi.org/10.20868/UPM.thesis.40394.
Cravotto, M. (1925). “La Arquitectura Moderna y la Exposición de Artes Decorativas e Industriales Modernas de París” en Arquitectura: revista de la Sociedad de Arquitectos del Uruguay nº 97 (266-278). https://issuu.com/bsau/docs/1925-097
Gaeta, Julio C. (1995). Mauricio Cravotto, 1893-1962. Montevideo, Uruuay: Monografías Elarqa nº 2, Dos Puntos.
Lerena Acevedo, R. (1914) “La sociedad de arquitectos”, en Arquitectura: revista de la Sociedad de Arquitectos del Uruguay nº 1 (1-12). https://issuu.com/bsau/docs/1914-001
Machado da Silva, A.; Rodríguez Prati, E.; Vlaeminck, L. (2012). Guía de Salto. Urbanístico - arquitectónico - artístico. Montevideo, Uruguay: Farq- UdelaR.
Rey Ashfield, W. (2012). Arquitectura moderna en Montevideo (1920 - 1960). Montevideo, Uruguay: Facultad de Arquitectura UDELAR.
Rey Ashfield, W. (2020) “Enseñanza y utopía. Iniciativas asociadas a la arquitectura moderna uruguaya” en Arquitectura: revista de la Sociedad de Arquitectos del Uruguay nº 273 (19-30). https://issuu.com/bsau/docs/arquitectura273_web/27
Romero, J.L. (2013). La ciudad occidental. Culturas urbanas en Europa y América. Buenos Aires, Argentina: Siglo Veintiuno Editores.
Tieri, D. (2019). Emilio Reus ¿hacedor o villano? Montevideo, Uruguay: Editorial Planeta.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Damiano Tieri Marino, María de las Mercedes Arocena Basso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El contenido de los artículos publicados es responsabilidad exclusiva de sus autores y no reflejan necesariamente las opiniones del Comité Editorial, ni de los evaluadores.
La revista Anales de Investigación en Arquitectura preserva los derechos de los autores, que son adoptados por Comité Editorial para su publicación. Los autores declaran que el trabajo presentado es inédito y no ha sido publicado en una revista científica o en una monografía.
La revista Anales de Investigación en Arquitectura proporciona un acceso abierto a sus contenidos, basados en el principio de la licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0 International License, que ofrece al público un acceso libre a las investigaciones para ayudar a un mayor intercambio global del conocimiento.