Da arquitetura teatral e da literatura dramática: processo metodológico

De Shakespeare a Pirandello

Autores

  • Manuel Iglesias Universidad Politécnica de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.18861/ania.2024.14.1.3730

Palavras-chave:

Arquitetura, arquitetura de interiores, teatro, projeto arquitetônico, literatura, espaço, Shakespeare, Pirandello

Resumo

O teatro, como disciplina multidisciplinar, tem ao longo da história da humanidade uma grande variedade de estudos sobre as suas implicações artísticas. O estudo arquitectónico de edifícios dramáticos acarreta, no entanto, uma falta de relação com o autor e com os textos das obras neles representadas.

Esta pesquisa propõe a concepção e aplicação de uma metodologia mista para o estudo do uso espacial no edifício teatral baseada na análise de textos dramáticos e sua aplicação em suas diferentes tipologias de construção sincrônicas. Esta análise baseia-se no estudo detalhado desde a perspectiva arquitectónica dos paratextos espectaculares expressos nos signos verbais ou através das anotações ou didascálias dos referidos textos que por vezes chegam à hipertrofia. De forma prática, nesta pesquisa esta metodologia quantitativa e qualitativa é aplicada ao Hamlet de Shakespeare e à peça de Pirandello, Esta noite improvisa-se. Em ambos os casos, as implicações que o texto dramático produz na utilização da arquitectura teatral são extraídas das referências estabelecidas pelos autores nas suas arquitecturas sincrónicas: nos dois estudos de caso, o teatro elisabetano e o teatro italiano. A partir desta metodologia serão verificadas as repercussões que o espaço arquitetônico causa na literatura teatral e vice-versa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bagur-Pons, S., Paz-Lourido, B., Roselló-Ramon, M. R., Verger, S. (2021) El enfoque integrador de la metodología mixta en la investigación educativa. RELIEVE, 27(1), art. 3. http://doi.org/10.30827/relieve.v27i1.21053.

Barthes, R. (2003). Ensayos críticos. (C. Pujol, Trad.) Buenos Aires: Grupo editorial Planeta.

Bernal Molina, A. y Molina Alarcón, M. (2022). Teatro posdramático y artes vivas. Boletín de Estética, (59), 21-30. https://dx.doi.org/10.36446/be.2022.59.275

Bobes Naves, M. d. (1987). Semiología de la obra dramática. Madrid: Taurus Ediciones.

Bobes Naves, M. d. (1997). Introducción a la teoría del teatro. Em M. d. Bobes Naves, El signo en el teatro (págs. 9- 27). Madrid: Arco Libros.

Bobes Naves, M. d. (2004). Teatro y Semiología. Arbor, 177(699-700), 497-508.

https://doi.org/10.3989/arbor.2004.i699/700.591

Carbajosa Palmero, N. (2021). Up Pictura Poesis: Reflexiones desde el teatro de Shakespeare. Signa: Revista De La Asociación Española De Semiótica, 12, 587–602. https://doi.org/10.5944/signa.vol12.2003.31732

Carrasquero González, Á., & Finol, J. E. (2007). Semiótica del espectáculo: contribución a una clasificación de los elementos no lingüísticos del teatro. Revista de Artes y Humanidades UNICA, 8(18), 281-309.

Coso Marín, M. Á., Higuera Sánchez-Pardo, M., & Sanz Ballesteros, J. (1989). El Teatro Cervantes de Alcalá de Henares: 1602-1866. Estudio y documentos. Londres: Tamesis Books Limited.

Cruciani, F. (2005). Arquitectura teatral. México: Escenología.

D'Amico, S. (1954). Historia del teatro universal. Tomo II. (J. R. Wilcock, Trad.) Buenos Aires: Editorial Losada.

Fernández-Biggs, B. (2021). El escenario vacío de Shakespeare: condiciones de representación y dramaturgia. Poéticas: Revista de Estudios Literarios (13), 77-93.

García Barrientos, J. L. (2012). Cómo se comenta una obra de teatro. México: Toma, Ediciones y Producciones Escénicas y Cinematográ!cas, A. C.

Gómez de la Bandera, M. C. (2002). Contribución al estudio semiótico del espacio escénico: (dialéctica y formalidad de los espacios intra y extra-escénicos). Madrid: Universidad Complutense de Madrid. Servicio de Publicaciones

Guini, E. (2021). Teatro posdramático en tiempos de crisis: tres ejemplos de teatro-documento y devised theatre. Acotaciones (46), 71-101.

Gutiérrez Flórez, F. (1990). El espacio y el tiempo teatrales: propuesta de acercamiento semiótico. Tropelias: Revista de teoría de la literatura y literatura comparada (1), 135-149. https://doi.org/10.26754/ojs_tropelias/tropelias.199012722

Kowzan, T. (1997). El signo en el teatro. En M. d. Bobes Naves, Teoría del Teatro (págs. 121-153). Madrid: Arco Libros.

Krieger, M. (1992). Ekphrasis: The Illusion of Natural Sign. Baltimore: Johns Hopkins University Press.

Lehmann, H.-T. (2013). Teatro posdramático, D. González (trad.). Murcia: Cendeac.

Macgowan, K., & Melnitz, W. (1997). Las Edades de Oro del Teatro. México: Fondo de Cultura Económica.

Marín Urrego, A. (2021). El teatro posdramático: rompimiento y creación de un texto literario. Hojas Universitarias, (78), 140–148. Recuperado de https://editorial.ucentral.edu.co/ojs_uc/index.php/hojasUniv/article/view/2969

Olivares Rojas, P. (2016). García Barrientos, José Luis, dir. (2007), Análisis de la Dramaturgia. Nueve obras y un método, Madrid, Editorial Fundamentos, 348 págs. Dialogía. Revista De lingüística, Literatura Y Cultura, 3, 273–283. Recuperado de https://journals.uio.no/Dialogia/article/view/4065Ortega y Gasset, J. (1958). Idea del teatro [1946], Madrid, Revista de Occidente, 1966.

Pavis, P. (2021). Diccionario del teatro. Dramaturgia, estética, semiología. Barcelona: Paidós.

Pirandello, L. (2020). Seis personajes en busca de autor. Cada cual a su manera. Esta noche se improvisa. (M. Á. Cuevas, & R. Luperini, Edits.) Madrid: Ediciones Cátedra.

Rimoldi, L., (2012). El concepto de resignificación como aporte a la teoría de la adaptación teatral. ESCENA. Revista de las artes, 70(1-2),161-172. [Data da consulta 13 de novembro de 2023]. ISSN: Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=561158772013

Rizk, B. (1991). La dramaturgia de la creación colectiva. México: Escenografía.

Romera Castillo, J. (2020). Teatralidad y otredad. Anagnórisis. Revista de investigación teatral, nº. 21. 287-208.

Serpieri, A. (1991). «Reading the Signs: Towards a Semiotics of Shakespearean Drama». Em Alternative Shakespeares, John Drakakis (ed.), 119-143. London: Methuen.

Shakespeare, W. (2017). Hamlet. Madrid: Editorial Libsa.

Surgers, A. (2004). Escenografías del teatro occidental. (M. Arnoux, Trad.) Buenos Aires: Ediciones Artes del Sur.

Teira Alcaraz, J. M. (2020). El audiovisual en escena: del teatro multimedia al teatro intermedia a través de la videoescena. Actio Nova: Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada (4), 129-165. https://doi.org/10.15366/actionova2020.m4.007

Thomasseau, J.-M. (1997). Para un análisis del para‐texto teatral. Em M. d. Bobes Naves, Teoría del Teatro (págs. 83-120). Arco Libros.

Tordera Sáez, A. (1999). Teoría y técnica del análisis teatral. En V. Hernández Esteve, J. Romera Castillo,J. Talens & A. Tordera, Elementos para una semiótica del texto artístico (págs. 157-199). Madrid: Cátedra.

Vilvandre de Sousa, C. (2000). La teatralidad en el espacio contemporáneo francés. Em L. Avendaño Anguita, M. d. Molina Romero, & M. Serrano Mañes, La philologie française à la croisée de l'an 2000 : panorama linguistique et littéraire (págs. 245-254). Universidad de Granada.

Publicado

2024-05-29

Como Citar

Iglesias, M. (2024). Da arquitetura teatral e da literatura dramática: processo metodológico: De Shakespeare a Pirandello. Anales De Investigación En Arquitectura, 14(1). https://doi.org/10.18861/ania.2024.14.1.3730

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.