O ensino de disciplinas técnicas em arquitetura
O caso das instalações: patrimonio acadêmico versus integração disciplinar
DOI:
https://doi.org/10.18861/ania.2023.13.1.3421Palavras-chave:
enseñanza, asignatura, técnica, arquitectura, instalaciones, academia, pedagogía, aprendizaje, modelo pedagógico, proyectoResumo
O ensino da arquitetura na Argentina tem alternado entre dois modelos pedagógicos: o da Ecole Polytechnique, por um lado, e, por outro, o das chamadas Beaux Arts. Neste contexto, o ensino das disciplinas técnicas, em particular das instalações, tem sido fundamentalmente marcado pelo sistema positivista-cientista, em detrimento de uma concepção integral ligada à prática projectual.
Como surgiu o tema no território nacional e quantos postulados do legado acadêmico prevalecem hoje na dinâmica de ensino-aprendizagem das principais universidades da Argentina?
A fim de explorar as particularidades de conteúdos, procedimentos e métodos, ele se concentra no final do século XIX e início do século XX como período fundador.
Em termos metodológicos, utiliza-se uma discussão bibliográfica que articula, entre outras variáveis de análise, os programas de estudo, a problematização de temas, os exercícios práticos, os sistemas de representação gráfica e o material bibliográfico presente nas sequências pedagógicas. Da mesma forma, a análise recupera documentos históricos complementares.
Parte dos resultados pretende revelar como o ensino da disciplina de Facilities, mesmo com períodos de ruptura, mantém atualmente o diálogo com aqueles modelos validados pela tradição.
Downloads
Referências
(AySA) Agua y Saneamientos Argentinos S.A. (2013). La ingeniería sanitaria en la Argentina. Buenos Aires: Lazos de Agua Ediciones.
Chanourdie, E. (1895). La escuela de arquitectura. Revista Técnica, Año I, Nº 1, 15 de abril de 1895. Buenos Aires.
Chanourdie, E. (1895). Arquitectura y Arquitectos. Revista Técnica, Año I, N° 9, 15 de diciembre de 1895. Buenos Aries
Charnoudie, E. (1904). La exposición internacional de higiene. Revista Técnica X (194-95), 45-48
Cirvini, S. (2011). Las revistas técnicas y de arquitectura (1880-1945). Periodismo especializado y modernización en Argentina. Revista Argos. vol. 28 N°54. Caracas.
Cravino, A. (2012). Enseñanza de Arquitectura. Una Aproximación Histórica: 1901-1955. La Inercia del Modelo de Beaux Arts. Buenos Aires: Ed. Nobuko.
Cravino A. (2019). El giro contextual en el estudio de la historia de la enseñanza de la arquitectura a comienzos del siglo XX. Congreso Internacional Beaux-Arts y la arquitectura en América Latina, 1870-1930. Facultad de Arquitectura y Urbanismo, Universidad Nacional de La Plata (HITEPAC, FAU, UNLP).
Cravino, A. (2020). Una reflexión histórica sobre las materias científicas, tecnológicas y técnicas en la carrera de arquitectura. Revista Pensum. Vol. 6. Diciembre.
Cravino, A. (2022). Las materias científicas, tecnológicas y técnicas. Tesis Doctoral Inédita.
Fiscarelli, D. (2022) Volver al proyecto. Un análisis de la vivienda social adaptable desde la Investigación Proyectual. Buenos Aires. Ed. Klickzkowski.
Liernur, J. F. (2001) Arquitectura en la Argentina. Buenos Aires: FNDA
Liernur, J. y Aliata, Fernando (comps.) (2004) Diccionario de Arquitectura de la Argentina. Buenos Aires: AGEA Clarín.
Martín-Gómez, C. (2006). Las instalaciones y la arquitectura. Tectónica (21), 4-27
Méndez Gonzales P. & Barría Chateau H. (ed.) (2016). Enseñanza de la Arquitectura en América del Sur. Escuelas y Facultades de Arquitectura Públicas de ARQUISUR. 1° ed. Concepción. Imprenta Diario El Sur.
Navarro Viola, J. (1897). Bases para la instalación de alumbrado eléctrico para la estación Central de Ferrocarriles. Revista Técnica, Año III, N°37, 15 de abril de 1897. Buenos Aires.
(OSC) Obras de Salubridad de la Capital (1902). Reglamento para la construcción y funcionamiento de las obras domiciliarias de desagüe y provisión de agua en el interior de los edificios. Buenos Aires. Imprenta Martín Biedma e hijos.
UBA (1914) Revista de la Universidad de Buenos Aires, Año XI, Tomo XXVI.
Rodríguez L., Fiscarelli D. y Fernández J. (2022). La dimensión técnica en la enseñanza proyectual: entre la ciencia y el diseño. Arquitecto (19), p 53-62.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diego Martín Fiscarelli, Rodolfo Bellot
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El contenido de los artículos publicados es responsabilidad exclusiva de sus autores y no reflejan necesariamente las opiniones del Comité Editorial, ni de los evaluadores.
La revista Anales de Investigación en Arquitectura preserva los derechos de los autores, que son adoptados por Comité Editorial para su publicación. Los autores declaran que el trabajo presentado es inédito y no ha sido publicado en una revista científica o en una monografía.
La revista Anales de Investigación en Arquitectura proporciona un acceso abierto a sus contenidos, basados en el principio de la licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0 International License, que ofrece al público un acceso libre a las investigaciones para ayudar a un mayor intercambio global del conocimiento.