A arquitectura como escultura concreta

O templo do Cemitério Israelita de Mar del Plata, Argentina (1961-1963).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/ania.2023.13.2.3458

Palavras-chave:

arquitectura moderna, arte concreta, geometria, forma, Horacio Baliero, Carmen Córdova

Resumo

Este artigo propõe-se mostrar os aspectos partilhados entre os recursos arquitectónicos postos em jogo para a geração formal do templo do Cemitério Israelita de Mar del Plata e as características da escultura em betão. A partir da descrição detalhada da obra e distinguindo as estratégias de desenho que lhe deram forma, tentaremos demonstrar a existência de uma condição geométrica na sua génese, a conformação de um espaço dinâmico e o delineamento de uma forma racional que respondia às particularidades do programa. Estes aspectos coincidiram com os parâmetros desenvolvidos pelas produções escultóricas da arte concreta. Estas relações afirmar-se-ão a partir da localização específica dos autores - Carmen Córdova e Horacio Baliero - no tecido cultural de 1950 em Buenos Aires e dos seus desenvolvimentos a partir do grupo oam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acuña, V. (2004). “Carmen Córdova, Jugarse por las ideas es renunciar a aceptar”. En Revista Sociedad Central de Arquitectos (2004), 3-11. https://docplayer.es/60030503-Carmen-cordova-jugarse-por-las-ideas-es-renunciar-a-aceptar.html

Alcaide, C. (1997). “El arte concreto en la Argentina. Invencionismo. Madí. Perceptismo”. En Arte, individuo y sociedad, vol. 9, 223-244. https://revistas.ucm.es/index.php/ARIS/article/view/ARIS9797110223A

Bill, M. (1955). “La concepción matemática en el arte de nuestro tiempo”. En Maldonado, T. (comp.). Max Bill. Buenos Aires: Nueva Visión, 33-65.

Brasil, D. (2016). Horacio Baliero e a construção da paisagem: O caso do Cemitério Parque de Mar del Plata. Porto Alegre: Universidade Federale do Rio Grande do Sul. https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/150805

Bustamante, M. S. (2016). Horacio Baliero: del dibujo a la obra construida. Análisis Gráfico del Colegio Mayor Argentino Nuestra Señora de Luján en Madrid (1962 - 1970). (Tesis de maestría en Escuela Técnica Superior de la Universidad de Valladolid). https://repositorio.upct.es/handle/10317/11252

Bustamante, M. S. (2022). “Las líneas curvas en el horizonte. Horacio Baliero y su obra gráfica”. En Actas XIX Congreso Internacional de Expresión gráfica. Colombia: Universidad Politécnica de Cartagena, 139-142. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/23178

Crispiani, A. (1997). “Belleza e Invención”. En Revista Block, n° 1. Buenos Aires: UTDT, 61-70. https://hdiunlp.files.wordpress.com/2011/09/crispiani-belleza-e-invencion1.pdf

Crispiani, A. (2004). “Entre dos mundos: el largo viaje de la Buena Forma”. En Revista Block, n° 6, 40-49. https://repositorio.utdt.edu/handle/20.500.13098/11373

Crispiani, A. (2011) Objetos para transformar el mundo. Trayectoria del arte concreto-invención entre Argentina y Chile, 1940-1970. Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes, Prometeo, ARQ Editorial.

Deambrosis, F. (2011). Nuevas visiones: revistas, editoriales, arquitectura y arte en la Argentina de los años cincuenta. Buenos Aires: Infinito.

Devalle, V. (2009). La travesía de la forma. Emergencia y consolidación del Diseño gráfico (1948-1984). Buenos Aires: Paidós.

García, M. A. (2011). El arte abstracto. Intercambios culturales entre Argentina y Brasil. Buenos Aires: Siglo XXI.

Geertz, C. (2003). “Descripción densa: hacia una teoría interpretativa de las culturas”. En La interpetación de las culturas. Barcelona: Gedisa, 19-40. https://metodos.files.wordpress.com/2008/03/descripcion_densa.pdf

González Montaner, H. y Sabugo, M. S. (2014). Horacio Baliero/cátedra Baliero (FADU-UBA). Buenos Aires: Arte Gráfico Editorial Argentino.

Liernur, J. F. (2004). “Horacio Baliero”. En Liernur, J. F. y Aliata, F. (comp.) Diccionario de Arquitectura en la Argentina estilos, obras, biografías, instituciones, ciudades, vol. 1. Buenos Aires: Clarín Arquitectura. http://www.iaa.fadu.uba.ar/omp/index.php/iaa/catalog/view/diccarqarg/17/42

Liernur, J. F. (1998). “La importancia de Ser Ernesto”. En Katzenstein, I. (edit.). Ernesto Katzenstein arquitecto. Buenos Aires: Fondo Nacional de las Artes.

Maestripieri, E. (2017). “Piedra Líquida”. En Astragalo, n° 22, 21-38. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7023444

Quiroga, C. (2021). “Carmen Córdova, los paisajes y la memoria de la modernidad”. En Perspectivas, vol. 4, n° 3, 175-200. https://revistas.ub.edu.ar/index.php/Perspectivas/article/view/154

Romero Brest, J. (1953). Qué es el arte abstracto. Cartas a una discípula. Buenos Aires: Columba.

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Ibarra, T. (2023). A arquitectura como escultura concreta: O templo do Cemitério Israelita de Mar del Plata, Argentina (1961-1963). Anales De Investigación En Arquitectura, 13(2). https://doi.org/10.18861/ania.2023.13.2.3458

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.