O arranha-céu como símbolo de modernização

anúncios na revista ilustrada Caras y Caretas (1898-1939)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/ania.2024.14.1.3656

Palavras-chave:

arranha-céus, publicidades, Caras y Caretas, Argentina, Buenos Aires, século XX, imagens, cultura visual, progresso

Resumo

O presente trabalho se enquadra em uma temática mais ampla relacionada com a construção em altura nas primeiras décadas do século XX em Buenos Aires, em particular com as representações elaboradas sobre os primeiros arranha-céus da cidade. O recorte que propomos neste artigo está enfocado nos anúncios publicados pela revista ilustrada Caras y Caretas (1898-1939), especialmente em aqueles que introduzem a imagem de arranha-céus e que, partindo da associação entre arquitetura e produto, buscam proporcionar ao objeto e serviço publicitado uma aparente garantia de confiança, qualidade e prestígio. A hipótese que sustentamos considera que a difusão desse tipo de publicidade, destinada a um grande público e baseada nas representações do futuro, da técnica e da construção em altura, obteve maior importância do que a até então atribuída, favorecendo a escolha dos arranha-céus como símbolos de poder, de prestígio e de prosperidade tanto por iniciadas privadas como por parte do Estado. Em outras palavras, esses tipos de registros se conformam como documentos que permitem uma aproximação “lateral” ou diacrítica à história da arquitetura, ampliando assim as fontes disponíveis para pensar os processos de construção da Buenos Aires moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Bonicatto, Conicet FAU UNLP, La Plata Argentina

Doctora en Arquitectura 2015 (FAU UNLP) Magister en Historia y Cultura de la Arquitectura y la ciudad 2011 (UTDT). Investigadora adjunta CONICET. Docente grado y posgrado FAU UNLP.

Ana Brandoni, HiTePAC. FAU, UNLP. CONICET. La Plata, Argentina

Doctoranda en Arquitectura desde 2021 (FAU UNLP). Maestranda en Historia Intelectual desde 2020 (CHI UNQ). Arquitecta (FAU UNLP). Becaria Doctoral CONICET. Docente grado FAU UNLP y IA UNSAM.

Catalina Fara, UNSAM IDAES Buenos Aires, Argentina

Doctora en Historia y Teoría de las Artes (UBA). Magíster en Historia del Arte Argentino y Latinoamericano (IDAES UNSAM). Licenciada en Artes y profesora en Historia del Arte (UBA). Docente grado y posgrado FADU UBA y IDAES UNSAM.

Referências

Arêas Peixoto, F., & Bispo, A. A. (2016). San Pablo. El edificio Martinelli y la euforia vertical. En Ciudades sudamericanas como arenas culturales. Artes y medios, barrios de élite y villas miseria, intelectuales y urbanistas: Cómo ciudad y cultura se activan mutuamente. Siglo XXI.

Baladron Pazos, A., Martinez Pastor, E. y Pacheco Rueda, M. (2007). Publicidad y Ciudad. La comunicación publicitaria y lo urbano: perspectivas y aportaciones. Comunicación Social.

Barthes, R. (2002). Lo obvio y lo obtuso. Imágenes, gestos, voces. Paidós.

Berger, J. (1980). Modos de ver. Gustavo Gili.

Bonicatto, V. (2011). Escribir en el cielo: Relatos sobre los primeros rascacielos en Buenos Aires (1907-1929) [Tesis de Maestría en Historia y Cultura de la Arquitectura y la Ciudad]. Universidad Torcuato di Tella.

Bonicatto, V. (2017). Necesidad simbólica y realidad material. Arquitectura terciaria en Buenos Aires. 1907-1934. Registros, 13 (2), 5-30.

Burke, P. (2005). Visto y no visto. El uso de la imagen como documento histórico. Crítica.

Burke, P. (2009). La historia social y cultural de la casa. Historia crítica, 39, 11-19.

Fara, C. (2020). Un horizonte vertical: Paisaje urbano de Buenos Aires (1910-1936). Ampersand.

Fara, C. (2011-2012). Una ciudad de papel. Imágenes de Buenos Aires en Caras y Caretas (1920-1939). Avances. Rev ista del área de Arte, 19, 97-109.

Fritzsche, P. (2008). Berlín 1900. Prensa, lectores y vida moderna. Buenos Aires. Siglo XXI.

Gutman, M. (2011). Buenos Aires: El poder de la anticipación. Imágenes itinerantes del futuro metropolitano en el primer centenario. Infinito.

Liernur, J. F., & Pschepiurca, P. (2008). La red austral. Obras y proyectos de Le Corbusier y sus discípulos en la Argentina (1924-1965). Universidad Nacional de Quilmes.

Liernur, J. F. (2004). Rascacielos. En Diccionario de Arquitectura en la Argentina: Vol. Tomo o-r (pp. 144-148). Clarín Arquitectura.

Liernur, J. F. (1992). Una ciudad efímera. Consideraciones sobre las características materiales de Buenos Aires en la segunda mitad del siglo XIX. Estudios Sociales, 2, 103-121.

Menendez, E. (2015). La puerta de acceso americana. Tres representaciones de Catalinas Norte. Universidad Torcuato di Tella.

Mitchell, W. J. T. (2009). Teoría de la imagen. Ensayos sobre representación verbal y visual. Akal.

Quintana de Uña, J. (2006). Sueño y frustración. El rascacielos en Europa. 1900-1939. Alianza.

Rocchi, F. (2016). A la vanguardia de la modernización: La incipiente formación de un campo publicitario en la Argentina durante la década de 1920. E.I.A.L, 27 (2).

Rocchi, F. (2017). La sociedad de consumo en tiempos difíciles: El modelo estadounidense y la modernización de la publicidad argentina frente a la crisis de 1930. Historia crítica, 65, 93-114.

Rogers, G. (2008). Caras y Caretas: Cultura, política y espectáculo en los inicios del siglo XX argentino. Universidad Nacional de La Plata.

Rogers, G. (1998). Caras y Caretas: La lógica de la integración. Orbis Tertius, 3.

Sánchez Macedo, J. (2020). El giro archivístico: su impacto en la investigación histórica. Revista Humanitas, IV (47), 183-223.

Stoler, A. L. (2010). Archivos coloniales y el arte de gobernar. Revista Colombiana de Antropología, 46 (2).

Szir, S. (2001). El semanario popular ilustrado Caras y Caretas y las transformaciones del paisaje cultural de la modernidad. Buenos Aires 1898-1908 [Tesis doctoral en Filosofía]. Universidad de Buenos Aires. http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/1886

Szir, S. (2010). Figuraciones urbanas de Buenos Aires. Caras y Caretas, 1900. En Dinámica de una ciudad. Buenos Aires, 1810-2010, Dirección General de Estadísticas y Censos del Gob. de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires.

Publicado

2024-03-06

Como Citar

Bonicatto, V., Brandoni, A., & Fara, C. (2024). O arranha-céu como símbolo de modernização: anúncios na revista ilustrada Caras y Caretas (1898-1939). Anales De Investigación En Arquitectura, 14(1). https://doi.org/10.18861/ania.2024.14.1.3656

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.