Características em estratégias de aprendizagem em matemática por alunos mexicanos de bacharelado
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2021.12.1.3012Palavras-chave:
estratégias de aprendizagem, estratégias cognitivas, estratégias metacognitivas, estratégias relacionadas com os recursos, matemáticas, bacharelado, questionário LISTResumo
As estratégias de aprendizagem (cognitivas, metacognitivas e estratégias relacionadas com o uso de recursos) estão estreitamente vinculadas ao desempenho acadêmico do aluno possibilitando melhorar o aprendizado. As estratégias de aprendizagem foram consideradas ferramentas fundamentais nos processos de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento, entre elas na matemática. O objectivo do presente estudo é detectar as características no emprego de estratégias de aprendizagem em matemática em alunos do ensino secundário e possíveis diferenças em função do ano académico e do sexo. Aplicou-se o questionário LIST (Estratégias de aprendizagem na Universidade) a 154 estudantes: 91 (59,1%) femininos e 63 (40,9%) masculinos. Foi encontrado, uma confiabilidade muito aceitável do instrumento (α=0,94). O grupo de alunos do segundo semestre tem tendência a recorrer mais às estratégias avaliadas em comparação com os outros grupos. Por outro lado, os estudantes femininos têm tendência a gerir melhor os saberes matemáticos, a ter um ambiente de aprendizagem adequado e à busca de informação em diferentes fontes ante dificuldades, em maior frequência que os homens.
Downloads
Referências
Beltrán, J. (2003). Estrategias de aprendizaje. Revista de Educación, 332, 55-73. http://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:0bc115bf-2ee5-4894-91f5-7e32e07059d4/re3320411443-pdf.pdf
Beltrán, J. (1993). Procesos, estrategias y técnicas de aprendizaje. Madrid: Síntesis.
Bidjerano, T. (2005). Gender differences in self-regulated learning [Diferencias de género en el aprendizaje autorregulado]. Artículo presentado en The Annual Meeting of the Northeastern Educational Research Association. 19-21 Octubre. Nueva York. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED490777.pdf
Boerner, S., Seeber, G., Keller, H. & Beinborn, P. (2005). Lernstrategien und lernerfolg im stadium [Estrategias de aprendizaje y éxito en el aprendizaje en los estudios]. Zeitschrift für Entwicklungspsychologie und Pädagogische Psychologie, 37(1), 17-26. https://dx.doi.org/10.1026/0049-8637.37.1.17
Calderón, L. y Chiecher, A. (2012). Estrategias de aprendizaje, ¿procesos en construcción? Comparando el desempeño estratégico en educación secundaria y universitaria. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 12(2), 1-16.
Chiu, M. M., Wing-Yin, B. y McBride-Chang, C. (2007). Universals and specifics in learning strategies: Explaining adolescent mathematics, science, and reading achievement across 34 countries [Universales y específicos en las estrategias de aprendizaje: explicar los logros de los adolescentes en matemáticas, ciencias y lectura en 34 países]. Learning and Individual Differences, 17, 344-365. http://dx.doi.org/10.1016/j.lindif.2007.03.007
Escobar-Pérez, J., y Cuervo-Martínez, Á. (2008). Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización. Avances en medición, 6(1), 27-36. http://www.humanas.unal.edu.co/psicometria/files/7113/8574/5708/Articulo3_Juicio_de_expertos_27-36.pdf
Field, A. (2013). Discovering statistics using IBM SPSS statistics [Descubrimiento de estadísticas utilizando estadísticas de IBM SPSS]. Sage. https://www.researchgate.net/profile/Abdelrahman_Zueter2/post/What_are_the_conditions_for_using_Ordinal_Logistic_regression_Can_anyone_share_the_various_regression_methods_and_their_application/attachment/59d637d8c49f478072ea5080/AS%3A273691429015552%401442264529487/download/DISCOVERING+STATISTICS.pdf
Gasco-Txabarri, J. (2016). El empleo de estrategias en el aprendizaje de las matemáticas en la enseñanza secundaria obligatoria. Revista de Investigación Educativa, 34(2), 487-502. http://dx.doi.org/10.6018/rie.34.2.222901
Gasco-Txabarri, J., Ros, I. y Goñi, A. (2017). A questionnaire on mathematics learning strategies (CEAMA): measurement and properties of an adaptation into Spanish: measurement and properties of an adaptation into Spanish / Cuestionario de Estrategias de Aprendizaje para las Matemáticas (CEAMA): medida y propiedades de una adaptación en lengua castellana. Cultura y Educación, 29(1), 183-209. http://dx.doi.org/10.1080/11356405.2016.1274145
Gasco-Txabarri, J. (2017a). La resolución de problemas aritmético-algebraicos y las estrategias de aprendizaje en matemáticas. Un estudio en educación secundaria obligatoria (ESO). Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, 20(2), 167-192. http://www.scielo.org.mx/pdf/relime/v20n2/2007-6819-relime-20-02-167.pdf
Gasco-Txabarri, J. (2017b). Diferencias en el uso de estrategias en el aprendizaje de las matemáticas en enseñanza secundaria según el sexo. Cuadernos de Investigación Educativa, 8(1), 47-59. http://dx.doi.org/10.18861/cied.2017.8.1.2638
Gómez-Chacón, I. M., Griese, B., Rösken-Winter, B. y González-Guillén, C. (2015). Engineering students in Spain and Germany-varying and uniform learning strategies [Estudiantes de ingeniería en España y Alemania: estrategias de aprendizaje variadas y uniformes]. In N. Vondrova & Krainer, K. (Eds.), Proceedings of the 9th Congress of European society for Research of Mathematics Education. (2117–2123) Prague: ERME. https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01288591/document
Gorard, S. (2003). Quantitative methods in educational research [Métodos cuantitativos en la investigación educativa]. London: Continuum. https://books.google.com.mx/books/about/Quantitative_Methods_in_Social_Science_R.html?id=HSGaUE8aIaQC&redir_esc=y
Griese, B., Lehmann, M. y Roesken-Winter, B. (2015). Refining questionnaire-based assessment of STEM students' learning strategies [Refinando la evaluación basada en cuestionarios de las estrategias de aprendizaje de los estudiantes de STEM]. International Journal of STEM Education, 2(1), 12. https://stemeducationjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s40594-015-0025-9
Kaldo, I. y Õun, K. (2019). Developing of factor structure for learning strategies of Estonian students in mathematics at the university level [Desarrollo de la estructura factorial para las estrategias de aprendizaje de los estudiantes estonios de matemáticas a nivel universitario]. Problems of Education in the 21st Century, 77(3), 338. http://www.scientiasocialis.lt/pec/node/files/pdf/vol77/338-348.Kaldo_Vol.77-3_PEC.pdf
Kecici, S. E., & Aydın, M. (2019). The adaptation of learning strategies for higher education scale for Turkish context [Adaptación de las estrategias de aprendizaje para la escala de educación superior para el contexto turco]. International Journal of Instruction, 12(1), 1413-1430. https://doi.org/10.29333/iji.2019.12190a
Lockett, M., Ojeda, M. y Gili, A. (2008). Estudio sobre el mejoramiento de los niveles académicos, de estudiantes de la Facultad de Odontología, analizando estilos y estrategias de aprendizaje. Facultad de Odontología de la Universidad del Nordeste, Argentina.
Pintrich, P., Smith, D., Garcia, T. & McKeachie, W. (1993). Reliability and predictive validity of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ) [Fiabilidad y validez predictiva del Cuestionario de Estrategias Motivadas para el Aprendizaje (MSLQ)]. Educational and Psychological Measurement, 53(3), 801–813. http://dx.doi.org/10.1177/0013164493053003024
Rodríguez, G. R. (2018). La reforma de la educación media superior: una compleja transición. Revista de evaluación para docentes y directivos, 9(3), 45-59.
Ruiz, C. (2015). Confiabilidad. Programa Interinstitucional Doctorado en Educación.
Villa, L. L. (2007). La educación media superior ¿igualdad de oportunidades? Revista de la educación superior, 36(141), 93-110. http://www.scielo.org.mx/pdf/resu/v36n141/v36n141a5.pdf
Virtanen, P. y Nevgi, A. (2010). Disciplinary and gender differences among higher education students in self-regulated learning strategies [Diferencias disciplinarias y de género entre estudiantes de educación superior en estrategias de aprendizaje autorregulado]. Educational Psychology, 30(3), 323-347. http://dx.doi.org/10.1080/01443411003606391
Weinstein, C. E. & Palmer, D. R. (2002). Learning and Study Strategies Inventory (LASSI): User’s manual (2nd ed.) [Inventario de estrategias de aprendizaje y estudio (LASSI) Manual del usuario]. Clearwater, FL: H&H Publishing.
Wild, K. P. & Schiefele, U. (1994). Lernstrategien im studium. Ergebnisse zur Faktorenstruktur und Reliabilität eines neuen Fragebogens [Estrategias de aprendizaje de estudiantes universitarios: estructura factorial y fiabilidad de un nuevo cuestionario]. Zeitschrift für Differentielle und Diagnostische Psychologie, 15, 185–200. https://publishup.uni-potsdam.de/frontdoor/index/index/docId/3182
Wild, K. P. (2000). Lernstrategien im studium: strukturen und bedingungen [Estrategias de aprendizaje en los estudios: estructuras y condiciones]. Münster: Waxmann. https://www.fachportal-paedagogik.de/literatur/vollanzeige.html?FId=613733
Wild, K. P. (2005). Individuelle Lernstrategien von Studierenden. Konsequenzen für die Hochschuldidaktik und die Hochschullehre [Estrategias de aprendizaje individuales de los estudiantes. Consecuencias para la didáctica universitaria y la docencia universitaria]. Beiträge zur Lehrerbildung, 23(2), 191–206. https://www.pedocs.de/volltexte/2017/13572/pdf/BZL_2005_2_191_206.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.