A gestão da reforma educacional global em Equador
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2023.14.especial.3388Palavras-chave:
planejamento educacional, planejamento situacional, reforma educacional, política pública educacional, gestão educacional, EquadorResumo
Este estudo de caso do Equador busca demonstrar a complexidade da gestão de uma reforma educacional quando se trata de realizar mudanças profundas implementadas em vários níveis e em aspectos centrais dos sistemas públicos de educação, na modalidade de "reforma de todo o sistema" caracterizada por Michael Fullan. Para isso, é necessário ter uma visão explícita de médio e longo prazo e ser capaz de mantê-la ao longo do tempo para conseguir um impacto positivo e direto em diferentes variáveis de interesse de todos os países: cobertura, eficiência, qualidade e equidade. A análise torna-se relevante porque, com base nos quadros de análise do planejamento situacional e das ciências da complexidade, referentes a como administrar as reformas da educação geral, apresenta evidências de um caso em que a gestão governamental conseguiu iniciar mudanças substantivas generalizadas.
Downloads
Referências
Aguerrondo, I. (2004). Los desafíos de la política educativa relativos a las reformas de la formación docente. En M. Pearlman (Ed.), Maestros en América Latina: nuevas perspectivas sobre su formación y desempeño (pp. 97-141). PREAL-CINDE.
Aguerrondo, I. (2008). The Dynamics of Innovation: Why Does it Survive and What Makes it Function. En OECD-CERI, Innovating to Learn, Learning to Innovate (pp. 175-203). OECD. https://doi.org/10.1787/9789264047983-10-en
Aguerrondo, I. (2013). Modelo Nacional de Apoyo y Seguimiento a la Gestión Educativa. MINEDUC. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2014/01/ACUERDO_450-131.pdf
Alianza País. (2006). Plan de gobierno 2007-2011 del binomio Rafael Correa-Lenin Moreno. https://www.scribd.com/document_downloads/direct/31619413?extension=pdf&ft=1539985579<=1539989189&show_pdf=true&user_id=202233877&uahk=QNxJg2OCxETVCCtxqVSdbXcrd1I
Araujo, M., & Bramwell, D. (2015). Cambios en la política educativa en Ecuador desde el año 2000. Paper commissioned for the EFA Global Monitoring Report 2015, Education for All 2000-2015: achievements and challenges. http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002324/232430s.pdf
Asamblea Constituyente del Ecuador. (2008). Constitución de la República de Ecuador 2008. http://bivicce.corteconstitucional.gob.ec/local/File/Constitucion_Enmiendas_Interpretaciones/Constitucion_2008.pdf
Ávalos, B. (2002). Formación docente: reflexiones, debates, desafíos e innovaciones. Perspectivas: revista trimestral de educación comparada, XXXII(3), 265-271.
Banco Mundial. (2021). Gasto público en educación, total (% del PIB) – Ecuador. https://datos.bancomundial.org/indicator/SE.XPD.TOTL.GD.ZS?locations=EC
Barber, M. (2000, noviembre 15). Large-Scale Reform Is Possible. Education Week, 1-4. https://www.edweek.org/education/opinion-large-scale-reform-is-possible/2000/11
Barber, M., Kihn, P., & Moffit, A. (2011). Deliverology 101: A Field Guide For Educational Leaders. Corwin.
Barber, M., Rodriguez, N., & Artis, E. (2015). Deliverology in Practice: How Education Leaders Are Improving Student Outcomes. Corwin. https://dx.doi.org/10.4135/9781071800621
Bruns, B., & Luque, J. (2015). Great Teachers. How to Raise Student Learning in Latin America and the Caribbean. World Bank Publications. https://doi.org/10.1596/978-1-4648-0151-8
Centro de Estudios de Políticas en Educación. (2013). Antecedentes y Criterios para la Elaboración de Políticas Docentes en América Latina y el Caribe. OREALC/UNESCO. http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002232/223249S.pdf
Cevallos, P., & Bramwell, D. (2015). Ecuador, 2007-2014: Attempting a radical educational transformation. En S. Schwartzman (Ed.), Education in South America (pp. 329-361). Bloomsbury.
Chiriboga, C. (2021). El uso de los resultados de las pruebas de evaluación de los aprendizajes en el planeamiento de las políticas educativas en Ecuador. IIPE UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379595
Chiriboga, C., & Pinto, J. (2019). Reforma de la carrera docente en Ecuador. UNESCO - IIEP. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000370074.locale=es
Consejo de Evaluación, Acreditación y Aseguramiento de la Calidad de la Educación Superior (2014). Informe de Rendición de cuentas CEAACES 2014. CEAACES. https://www.caces.gob.ec/wp-content/uploads/Documents/RENDICI%C3%93N%20DE%20CUENTAS/RENDICI%C3%93N-DE-CUENTAS-2014.pdf
Cornejo, B., Naranjo, M., Pareja, F., & Montúfar, M. (1999). Ecuador. En E. Ganuza, A. León & P. Sauma (Eds.), Gasto público en servicios sociales básicos en América Latina y el Caribe: análisis desde la perspectiva de la iniciativa 20/20 (pp. 400-457). CEPAL. https://www.cepal.org/publicaciones/xml/8/4648/ECUADOR.pdf
Darling-Hammond, L., Hyler, M. E., & Gardner, M. (2017). EffectiveTeacher Professional Development. Learning Policy Institute. https://learningpolicyinstitute.org/sites/default/files/product-files/Effective_Teacher_Professional_Development_REPORT.pdf
Elacqua, G., Hincapié, D., Vegas, E., & Alfonso, M. (2017). Profesión: Profesor en América Latina ¿Por qué se perdió el prestigio docente y cómo recuperarlo? BID. http://dx.doi.org/10.18235/0000901#sthash.0VC5BlwC.dpuf
Fabara, E. (2013). Estado del arte de la formación docente en el Ecuador. Contrato Social por la Educación. http://contratosocialecuador.org/images/publicaciones/cuadermos/8.pdf
Fernández, N., & Aguerrondo. I. (1978). Reflexiones sobre la planificación educativa en América Latina. Perspectivas: revista trimestral de educación, VIII(8), 352-361.
Freire, M. (2019). Modernización de la gestión pública y rendición de cuentas: análisis del caso ecuatoriano. Estudios de la Gestión: revista internacional de administración, (5), 147-179. https://doi.org/10.32719/25506641.2019.5.6
Fullan, M. (2002). Las fuerzas del cambio. Explorando las profundidades de la reforma educativa. Akal.
Fullan, M. (2010). All systems go. The change imperatives for the whole systems reform. Corwin; OPC.
Fullan, M. (2021). Los impulsores correctos para el éxito de todo el sistema. Centre for Strategic Education.
Fullan, M., Rolheiser, C., Mascall, B., & Edge, K. (2004). Accomplishing Large Scale reform: A Tri-Level Proposition. En F. Hernandez, & I. F. Goodson (Eds.), Social Geographies of Educational Change (pp. 1-13). Springer. https://doi.org/10.1007/1-4020-2495-9_1
García, R. (2006). Sistemas Complejos. Conceptos básicos para el estudio de sistemas complejos. Gedisa.
Harris, A., Jones, M., & Huffman, J. B. (2018). Teachers Leading Educational Reform. The Power of Professional Learning Communities. Routledge.
Harvey, C. (1996). The role of teachers in educational reform. Major Project of Education in Latin America and the Caribbean Bulletin, (41), 57-64. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000108513
Hermida, P., Barragán, S., & Rodríguez, J. A. (2017). La educación inicial en el Ecuador: margen extensivo e intensivo. Analitika, Revista de análisis estadístico, 14(2), 7-46.
Hopkins, D. (2011). Powerful learning: taking educational reform to scale. Department of Education and Early Childhood Development. https://www.education.vic.gov.au/Documents/about/research/hopkinspowerfullearning.pdf
Ingersoll, R. M., & Strong, M. (2012). What the Research Tells Us About the Impact of Induction and Mentoring Programs for Beginning Teachers. Teachers College Record, 114(14), 466–490. https://doi.org/10.1177/016146811211401
Instituto Nacional de Evaluación Educativa. (2014). Terce: Ecuador mejora sus resultados 2006-2013. Tríptico. (P. Ineval, Ed.) http://www.evaluacion.gob.ec/evaluaciones/wp-content/uploads/2017/07/CIE-TERCE2014_triptico_20141203.pdf
Instituto Nacional de Evaluación Educativa. (2018). La educación en Ecuador: logros alcanzados y nuevos desafíos. Resultados educativos 2017-2018. INEVAL. http://www.evaluacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2019/02/CIE_ResultadosEducativos18_20190109.pdf
Instituto Nacional de Evaluación Educativa. (2022). ERCE Cuarto Estudio Regional Comparativo y Explicativo. INEVAL. https://unirep.edu.ec/erce/#:~:text=El%20Cuarto%20Estudio%20Regional%20Comparativo,Carta%20de%20Acuerdo%20de%20Participaci%C3%B3n.
Kraft, M. A., Blazar, D., & Hogan, D. (2018). The Effect of Teacher Coaching on Instruction and Achievement: A Meta-Analysis of the Causal Evidence. Review of Educational Research, 547–588. https://doi.org/10.3102/0034654318759268
Levin, B. (2008). How to Change 5000 Schools: A Practical and Positive Approach for Leading Change at Every Level. Harvard Educational Press.
Levin, J., & Jacobson, M. (2017, abril 30). Education as a Complex System: Implications for Educational Research and Policy. Paper presented at the 2017 annual meeting of the American Educational Research Association. AERA. https://www.researchgate.net/publication/312938036_Education_as_a_Complex_System_Implications_for_Educational_Research_and_Policy
LLECE. (2021). Los aprendizajes fundamentales en América Latina y el Caribe. Estudio Regional Comparativo y Explicativo (ERCE 2019). Resumen ejecutivo. OREALC/UNESCO. https://en.unesco.org/sites/default/files/resumen-ejecutivo-informe-regional-logros-factores-erce2019.pdf_0.pdf
McGinn, N., & Porter, L. (2005). El supuesto fracaso de la planificación educativa en América Latina. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, XXXV(3-4), 77-113.
Michel, A. (1996). La conducción de un sistema complejo: la Educación Nacional. Revista Iberoamericana de Educación, 10(enero-abril), 13-36. https://doi.org/10.35362/rie1001165
MINEDUC. (s/f). Memorias del Plan Decenal de Educación. Sistema de Desarrollo Profesional Educativo.
MINEDUC. (2007). Plan decenal de educación 2006-2015 - año 2 de su ejecución. Rendición de cuentas. Enero-Junio de 2007. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2012/08/Rendicion_2007.pdf
MINEDUC. (2009a). Rendición de cuentas - Año 2008. Otro año de Revolución Educativa. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2012/08/Rendicion_20081.pdf
MINEDUC. (2009b). Resultados de las pruebas censales SER Ecuador 2008. http://web.educacion.gob.ec/_upload/resultadoPruebasWEB.pdf
MINEDUC. (2010). Rendición de cuentas 2009. La revolución educativa para el buen vivir. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2012/08/Rendicion_2009.pdf
MINEDUC. (2012, enero 25). Estatuto Orgánico de Gestión Organizacional por Procesos del Ministerio de Educación. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2015/07/LOTAIP/Estatuto-Organico-de-Gestion-Organizacional-por-procesos.pdf
MINEDUC. (2012). Rendición de Cuentas 2011. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2013/01/Rendicion_Cuentas_111.pdf
MINEDUC. (2013). Rendición de cuentas 2012. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2013/04/Rendicion_de_cuentas_2012.pdf
MINEDUC. (2014). Rendición de Cuentas 2013.
Ministerio de Educación (s.f.). PROYECTO SISTEMA INTEGRAL DE DESARROLLO PROFESIONAL EDUCATIVO (SÍPROFE). https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2015/11/Proyecto-Siprofe.pdf.
Mourshed, M., Chijioke, C., & Barber, M. (2012). Cómo continúan mejorando los sistemas educativos de mayor progreso en el mundo (Serie Documentos n.º 61). PREAL.
OCDE. (2021). Recuperación educativa eficaz y equitativa. 10 principios de la IE y la OCDE. OCDE/Internacional de la Educación. https://www.oecd.org/education/Recuperacion-educativa-eficaz-y-equitativa.pdf
Peña López, A. (2015, julio-agosto). ¿Hacia un Estado meritocrático? Las tensiones del cambio en el Ecuador de la Revolución Ciudadana. Nueva Sociedad, (258), 107-120. https://nuso.org/articulo/hacia-un-estado-meritocratico/
Presidencia de la República. (2017). Informe a la Nación 2007-2017. SENPLADES. http://www.planificacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2017/04/Informe-a-la-Nacion.pdf
Schleicher, A. (2011). Building a High-Quality Teaching Profession: Lessons from around the World. OECD. http://dx.doi.org/10.1787/9789264113046-en
Schneider, B. R., Cevallos, P., & Bruns, B. (2017). The Politics of Transforming Education in Ecuador: Confrontation and Continuity, 2006-17. Research on Improving Systems of Education (RISE) Annual Conference 2017. https://www.riseprogramme.org/sites/www.riseprogramme.org/files/inline-files/Bruns%20The%20politics%20of%20transforming%20education%20in%20Ecuador%206.11.2017.pdf
Secretaría Nacional de Planificación y Desarrollo. (2009). Plan Nacional para el Buen Vivir 2009-2013: Construyendo un Estado Plurinacional e Intercultural. SENPLADES.
Snyder, S. (2013). The Simple, the Complicated, and the Complex: Educational Reform Through the Lens of Complexity Theory. OECD. http://dx.doi.org/10.1787/5k3txnpt1lnr-en
Torres, R. M. (2000a). Una década de Educación para Todos: La tarea pendiente. IIPE-UNESCO. http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001202/120280s.pdf
Torres, R. M. (2000b). Reformas educativas, docentes y organizaciones docentes en América Latina y el Caribe. En Los docentes protagonistas del cambio educativo. CAB/Editorial Magisterio Nacional.
Vaillant, D. (2022). Políticas docentes y cambio educativo: la construcción de un pensamiento alternativo. En F. López, & A. Bordón (Eds.), Políticas, reformas y evaluación educativas en México y América Latina: balance y perspectivas a futuro (pp. 133-182). Universidad Iberoamericana. https://www.researchgate.net/publication/361289237_Politicas_reformas_y_evaluacion_educativas_en_Mexico_y_America_Latina_Balance_y_perspectivas_a_futuro
Van Isschot, L., Higgins, A., Larreátegui, P., & Chiriboga, C. (2011). Lineamientos pedagógicos para los cursos de formación continua. Documento interno, no publicado. SÍPROFE/MINEDUC.
Weaver-Hightower, M. B. (2008). An Ecology Metaphor for Educational Policy Analysis: A Call to Complexity. Educational Researcher, 37(3), 153–167.
Weinstein, J. (2014). La esquiva política entre las volátiles políticas docentes. En Centro de Estudios de Políticas en Educación, Temas críticos para formular nuevas políticas docentes en América Latina y el Caribe: el debate actual (pp. 188-227). OREALC/UNESCO. http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002328/232822s.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.