Auto-percepção dos estudantes do ensino médio como leitores e escritores
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2023.14.2.3456Palavras-chave:
leitura, escrita, alunos do ensino médio, demandas escolares de leitura e escritaResumo
O objetivo central deste trabalho foi explorar as percepções que os alunos do ensino médio têm de si mesmos como leitores e escritores, com base na premissa de que a investigação de seu desempenho nessas tarefas exige uma compreensão mais precisa de como a atividade escolar molda suas noções do que é ser um leitor e escritor competente. Um questionário sobre as autopercepções de leitura e escrita foi aplicado a uma amostra de 224 alunos de duas escolas de ensino médio oferecidas em escolas públicas de Guadalajara, México. A análise dos dados concentrou-se em três blocos: a autopercepção dos alunos sobre leitura e escrita, as demandas de leitura e escrita presentes em seu ambiente escolar e as causas atribuídas ao bom desempenho em leitura e escrita. Os resultados mostram que os alunos consideram que são melhores leitores do que escritores, mas reconhecem dificuldades na compreensão da leitura e na escrita, ao mesmo tempo, em que atribuem as diferenças em seu desempenho a causas como motivação para estudar e intervenção do professor. Concluímos apontando a necessidade de promover estratégias para melhorar as habilidades de leitura e escrita durante as atividades escolares, independentemente da matéria ou disciplina que esteja sendo estudada.
Downloads
Referências
Alvarado, I., Cepeda, M., del Bosque, A., Rodríguez, M., & Vega, Z. (2021). Bachillerato de origen y habilidades de español en el desempeño universitario. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 24(2), 719-742.
Álvarez, L., Guaña, E., & Arteaga, Y. (2022). Prácticas de lectura y escritura en el bachillerato. Polo del Conocimiento, 7(4), 2172-2186.
Andrade, L., & Utria, L. (2021). Niveles de comprensión lectora en estudiantes universitarios. Palobra, 21(1), 80-95.
Arnoux, E., Borsinger, A., Carlino, P., di Stefano, M., Pereira, C., & Silvestri, A. (2004). La intervención pedagógica en el proceso de escritura de tesis de posgrado. Revista de la Maestría en Salud Pública, 2(3), 1-16.
Artola, T., Sastre, S., Jiménez-Blanco, A., & Alvarado, J. (2021). Evaluación de las actitudes, motivación e intereses lectores en preadolescentes y adolescentes. Electronic Journal of Research in Education Psychology, 19(55), 651-670. https://doi.org/10.25115/ejrep.v19i55.3923
Ávila, E. C. M. (2018). La motivación por la lectura y su papel en el logro de la comprensión lectura. Propuesta de investigación pedagógica. Dilemas Contemporáneos: Educación, política y valores. VI (1), 1-28.
Barton, D., & Hamilton, M. (2000) Literacy Practices. En D. Barton, M. Hamilton & R. Ivaníc (Eds.), Situated Literacies. Reading and writing in context (pp. 7-15). Routledge.
Boillos, M. (2018). La autopercepción de las habilidades escritoras en el inicio de la etapa universitaria. Revista de la Facultad de Educación de Albacete, 33(2).
Cassany, D., Luna, M., & Zans, G. (2003). Enseñar la lengua. Graó.
Coordinación General de Control Escolar (2023). Informe de Matrícula. Inicio de curso 911 SEP, (2022 - 2023). Universidad de Guadalajara.
Cordón, J., & Jarvio, A. (2015). ¿Se está transformando la lectura y la escritura en la era digital? Revista Interamericana de Bibliotecología, 38(2), 137-145.
Cuetos, F. (2009). Psicología de la escritura (8.ª ed.). Wolters Kluwer España.
Cuetos, F. (2010). Psicología de la lectura (8.ª ed.). Wolters Kluwer España.
Errázuriz, M., Fuentes, L., Cocio, A., Davison, O., Becerra, R., & Aguilar, P. (2020). ¿Comprendemos más los textos si nos gusta leer?: Actitudes y desempeños lectores del estudiantado de escuelas públicas de la Araucanía, Chile. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 20, 549-589. https://doi.org/10.1590/1984-6398202015350
Felipe, A., & Barrios, E. (2016). Futuros docentes ante la lectura: hábitos, experiencias y autopercepciones. En N. Ibarra, J. Ballester & F. Romero (Eds.), Investigación en enseñanza de las lenguas y las literaturas (pp. 53-68). Universitat Politècnica de València.
Fernández, G., & Carlino, P. (2010). ¿En qué se diferencian las prácticas de lectura y escritura de la universidad y las de la escuela secundaria? Lectura y Vida: Revista Latinoamericana de Lectura, 31(3), 6.
García, M., Arévalo, M., & Hernández, C. (2018). La comprensión lectora y el rendimiento escolar. Cuadernos de lingüística hispánica, (32), 155-174.
Gómez, M. (2020). Análisis de la competencia lectora en la formación de estudiantes de bachillerato. Un estudio sobre los niveles de desarrollo logrados. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 10(20).
González, B., & Vega, V. (2010). Prácticas de lectura y escritura en cinco asignaturas de diferentes programas de la universidad Sergio Arboleda. Civilizar. Ciencias Sociales y Humanas, 10(18), 101-116.
González, B., Salazar, A., & Peña, L. (2015). Formación inicial en lectura y escritura en la universidad. Editorial Pontificia Universidad Javeriana.
González, Y., & Jiménez, J. (2021). Lectura, escritura, matemáticas y habilidades digitales en la escuela. Hacia la necesidad de alfabetizaciones académicas continuas. Actualidades Investigativas en Educación, 21(1), 480-502.
Guerra, J., Guevara, Y., & Pérez, D. (2022). Enseñanza de estrategias para el fomento de la comprensión lectora en universitarios. Educación, 31(61), 95-115. https://doi.org/10.18800/educacion.202202.005
Hamilton, M. (2000). Expanding the New Literacy Studies. Using photographs to explore literacy as social practice. En D. Barton, M. Hamilton & R. Ivaníc (Eds.), Situated Literacies. Reading and writing in context (pp. 16-34). Routledge.
Hernández, E. (2015). Prácticas y concepciones de alumnos bachilleres al escribir comentarios de textos narrativos. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, (21), 232-253.
Herrera Y., & Dapelo, B. (2022). Estrategias de lectura y rendimiento académico en la transición a la educación superior. Praxis & Saber, 13(32).
Jiménez, L., Baridon, D., & Manzanal, A. (2016). Análisis del control de la comprensión lectora en textos científicos en alumnos de Secundaria Obligatoria y Bachillerato. Revista Complutense de Educación, 27(1), 285-307. https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2016.v27.n1.45749
Luque, A. (2012). Desempeño en lectura en alumnos universitarios [Ponencia]. IV Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología, XIX Jornadas de Investigación, VIII Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR, Buenos Aires, Argentina.
Maglio, N. & Luque, A. (2011). Definiéndome como estudiante: Cuestionario de autopercepción [Ponencia]. 3er Congreso Internacional de Investigación, La Plata, Argentina.
Maglio, N., & Luque, A. (2013). Cuestionario de autopercepción: variables intervinientes en el desempeño en lectura y escritura [Ponencia]. IV Congreso Internacional de Investigación de la Facultad de Psicología de la Universidad Nacional de La Plata, La Plata, Argentina.
Manzano, M., Ibarra, M., & Bravo, N. (2019). Evaluación de las competencias de lectura y escritura como potencial del desarrollo del pensamiento reflexivo y creativo. Universidad Ciencia y Tecnología, 2(2), 90-99.
Orozco, E. (2021). Lectoescritura en el bachillerato y la universidad. Una propuesta didáctica. Universidad Veracruzana.
Paz, A., Rocha, O., Gonzáles, G., & Alvéstegui, M. (2011). Cómo leen y escriben los bachilleres al ingresar a la universidad. Universidad Católica Boliviana San Pablo.
Roldán, L., & Zabaleta, V. (2017). Desempeño y autopercepción en comprensión lectora en estudiantes universitarios. Cuadernos de Investigación Educativa, 8(1), 77-96. https://doi.org/10.18861/cied.2017.8.1.2640
Roldán, L., & Zabaleta, V. (2016). Lectura y escritura. Autopercepción del desempeño en estudiantes universitarios. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación-e Avaliação Psicológica, 2(42), 27-38. https://doi.org/10.21865/RIDEP42_27
Salvador, F. (2005). Auto-percepción de la eficacia en la escritura de alumnos de educación primaria. Enseñanza, 23, 349-366.
Sánchez, J. M., & Brito, N. (2015). Desarrollo de competencias comunicativas mediante la lectura crítica, escritura creativa y expresión oral. Revista Encuentros, Universidad Autónoma del Caribe, 13(1), 117-141. http://dx.doi.org/10.15665/re.v13i2.502
Soria, K., & Zúñiga, S. (2014). Aspectos determinantes del éxito académico de estudiantes universitarios. Formación Universitaria, 7(5), 41-50.
Tejedor, F. (2003). Poder explicativo de algunos determinantes del rendimiento en los estudios universitarios. Revista española de pedagogía, 5-32.
Vargas, L., Gamboa, A., & Prada, R. (2021). Competencias lecto-escritoras en educación media: Deconstrucción, Reconstrucción y Evaluación de la práctica Pedagógica. Revista Boletín REDIPE, 10(6), 356-365.
Zanotto, M. (2020). El desarrollo de la lectura y la escritura académicas en la dirección de tesis doctorales. Revista Electrónica Leer, Escribir y Descubrir, 1(7), 2.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.