Assessoria para a melhoria das práticas de ensino
experiências vividas na educação básica em um estado do sudeste do México
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2024.15.1.3548Palavras-chave:
aconselhamento educativo, experiências de aconselhamento pedagógico, melhoria das práticas docentes, ensino básico, apoio pedagógicoResumo
O objetivo é analisar experiências vividas de assessoria técnico-pedagógica na educação básica em um estado do sudeste do México. Os orientadores são funcionários da supervisão escolar, responsáveis por acompanhar os professores em seus processos de melhoria educacional. A metodologia é qualitativa e utiliza elementos da fenomenologia para acessar uma compreensão profunda da experiência humana, do cotidiano da pessoa encarnada, situada em um contexto sociocultural e histórico, que vive de forma significativa. A análise é orientada pela proposta de Giorgi (2009), em que a narrativa assume um papel relevante, como caminho fundamental pelo qual as pessoas organizam o mundo. Da análise obtiveram-se quatro tipos de intervenção de aconselhamento: aconselhamento como busca de sentido; assessoria como ressignificação e transformação; conselho como inovação e conselho como redenção. Assim, dependendo da relação que o orientador mantém com o corpo docente, dos propósitos e do direcionamento que dá ao seu trabalho, ele utilizará diferentes estratégias. Contudo, os diferentes tipos de intervenção têm em comum uma visão próxima da eficácia escolar. Pode-se questionar, então, sobre a necessidade de redefinir o aconselhamento a partir de uma abordagem crítica, que tenha como marco o direito à educação e à inclusão educacional. Porém, tais conclusões devem considerar as limitações do estudo, como a de que os orientadores foram os informantes-chave.
Downloads
Referências
Aberasturi, E. (2021). Establecer relaciones en las que acompañar los procesos y aprender juntas. Educación Artística: Revista de Investigación, 12, 189-200.
Aguirre, J., & Jaramillo, L. (2012). Aportes del método fenomenológico a la investigación educativa. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 8(2), 51-74.
Arnaut, A. (2006). La función de apoyo técnico-pedagógico: su relación con la supervisión y la formación continua. En A. Martínez Olivé (Coord.), La asesoría a las escuelas. Reflexiones para la mejora educativa y la formación continua de los maestros (pp. 15-27). Secretaría de Educación Pública.
Ayala, R. (2008). La metodología fenomenológico-hermenéutica de M. Van Manen en el campo de la investigación educativa. Posibilidades y primeras experiencias. Revista de Investigación Educativa, 26(2), 409-430.
Booker, C. (2010). The Seven Basic Plots. Why we tell stories. Continuum.
Calvo, B. (2007). Los asesores técnico pedagógicos y el fortalecimiento de las escuelas de educación básica.
Castro, T., & Moya, M. (2022). El acompañamiento pedagógico en la práctica profesional presencial y/o virtual. Foro educacional, (39), 37-77.
Congreso General de los Estados Unidos Mexicanos. (2019). Ley General del Sistema para la Carrera de las Maestras y los Maestros. DOF.
Cordero, G., Fragoza, A., & Vázquez, M. (2015). El Servicio de Asistencia Técnica a la Escuela: aproximaciones a su configuración en México. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 55-71.
Flick, U. (2004). Introducción a la investigación cualitativa. Morata.
Genovez-Aburto, W., & Maguiña-Vizcarra, J. (2022). El acompañamiento pedagógico en la mejora de los aprendizajes de estudiantes de educación primaria. Polo del conocimiento, 7(3), 910-926.
Gibbs, G. (2018). Analyzing Qualitative Data. Sage Publications Inc.
Gill, M. (2020). Phenomenology as qualitative methodology. En M. Järvinen & N. Mik-Meyer, Qualitative analysis. Eight Approches for the Social Sciences (pp. 73-94). Sage Publications.
Giorgi, A. (2009). The descriptive phenomenological method in psychology. A modified Husserlian approach. Duquesne University Press.
Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2010). Metodología de la investigación. McGraw Hill.
Jaminton, E., Aguilar, J., Villegas, F., & Vásquez, C. (2022). Acompañamiento pedagógico para mejorar el desempeño docente en una Institución Educativa Pedagógica Pública, Juliaca, La Libertad. TecnoHumanismo. Revista Científica, 2(3), 1-10.
Mejoredu. (2023a). Programa de formación de personal con funciones de acompañamiento pedagógico 2023-2028. Mejoredu.
Mejoredu. (2023b). Nuevas miradas en el acompañamiento. Cuaderno del asesor técnico pedagógico. Mejoredu.
Montes-Miranda, A., Pérez-Díaz, J., & Macea-González, K. (2020). Acompañamiento andragógico y transformación de las prácticas pedagógicas desde la investigación acción pedagógica. Revista Gestión, Investigación y Desarrollo, 5(3), 98-133.
Moreno, S. (2014). La entrevista fenomenológica: una propuesta para la investigación en psicología y psicoterapia. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, XX(1), 71-76.
Reséndiz, N. (2020). Modelos de asesoría pedagógica y su incidencia en las propuestas de asesoramiento para la educación básica en México. Revista de la Asociación de Inspectores de Educación de España. Avances en Supervisión Educativa, 34, 1-29. https://doi.org/10.23824/ase.v0i34.692
Reséndiz-Melgar, N. (2021). Un acercamiento a las investigaciones sobre asesoría y mejora de las prácticas docentes en Iberoamérica. Avances en Supervisión Educativa. Revista de la Asociación de Inspectores de Educación de España. Avances en Supervisión Educativa, 1-24.
Rey, S. (2022). Acompañando a un maestro. Revista de Estudios Interculturales desde Latinoamérica y el Caribe, 16(31), 7-21.
Roelsgaard, A. (2020). Phenomenological análisis and the relationship between researcher and field. En M. Järvinen & N. Mik-Meyer. Qualitative analysis. Eight Approches for the Social Sciences. Sage Publication, 95-112.
Salinas, M. (2016). La formación continua del asesor técnico pedagógico en Michoacán. Aula de encuentro, 18, 179-203.
San Martín Cantero, D., San Martín Aedo, R., Pérez, S., & Bórquez, J. (2021). Prácticas de mejora para el proceso de acompañamiento pedagógico. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 21(2), 1-24.
Sánchez, J. C., Sánchez, J. A., & Arraiza, A. (2022). Modelo APR: El acompañamiento pedagógico y el desempeño docente. Encuentros. Revista de Ciencias Humanas, Teoría Social y Pensamiento Crítico, 17, 106-117.
Sandín, M. (2003). Investigación Cualitativa en Educación. Fundamentos y Tradiciones. Mc Graw Hill.
SEP. (2023). Estrategia Nacional de Formación Continua. SEP.
Siccha-Cuisano, R. (2021). Acompañamiento pedagógico virtual y desempeño laboral en docentes. Revista Arbitrada Interdisciplinaria KOINONIA, VI(4), 52-62.
Simons, H. (2011). El estudio de caso: Teoría y práctica. Morata.
Stake, R. (1999). Investigación con estudio de casos. Morata.
Tapia, G. (2008). Formación para el asesoramiento a las escuelas: Un proceso emergente en México. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 1-15.
USICAMM. (2021a). Disposiciones para normar las funciones de asesoría técnica pedagógica y el proceso de selección del personal docente que se desempeñará como asesor técnico pedagógico en la educación básica. USICAMM.
USICAMM. (2021b). Oficio de respuesta a la solicitud 331000821000043 sobre cantidad de asesores técnico pedagógicos por entidad federativa de 2015 a 2021. Unidad de Transparencia de la USICAMM.
USICAMM. (2021c). Lineamientos generales para la operación del Servicio de Asesoría y Acompañamiento a las Escuelas en Educación Básica. USICAMM.
Valencia, A., Ledesma, M., & Guevara, H. (2020). Acompañamiento pedagógico en la formación de los docentes de la Institución Educativa República de Bolivia, Perú. Revista de investigación científica y tecnológica. Alfa-Centauri, 1(2), 15-29.
Van Manen, M. (2015a). El tacto en enseñanza. El significado de la sensibilidad pedagógica. Paidós Educador.
Van Manen, M. (2015b). El tono en la enseñanza. El lenguaje de la pedagogía. Paidós Educador.
Vega-Ángeles, P. (2022). Desafíos en el acompañamiento a la competencia profesional del docente en tiempos de pandemia. Religación. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 7(31), 1-13.
Veracoechea, B., López, H., Caba, G., Collado, Y., & Núñez, B. (2021). Experiencia de acompañamiento pedagógico virtual en el marco de la pandemia Covid 19. Revista Educación Superior, XX(32), 115-128.
Villareal, A., Reyes, B., & Solís, A. (2015). Asesoramiento pedagógico en el aula. Pearson Educación.
Wood, P., & Smith, J. (2018). Investigar en educación. Conceptos básicos y metodología para desarrollar proyectos de investigación. Narcea.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.