Influência da integração das TIC na aprendizagem dos alunos do ensino secundário
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2024.15.1.3633Palavras-chave:
TIC, aprendizagem, influência, alunos, ensino secundário, integraçãoResumo
Nos últimos anos, as TIC tornaram-se uma ferramenta essencial com potencial na educação e com efeitos diversos que fazem parte do debate em meio às novas tendências de ensino e aprendizagem. Para tal, pretende-se determinar a influência da utilização das TIC na aprendizagem dos alunos do ensino secundário. O estudo foi desenvolvido sob revisão sistemática nas fontes Scopus, Scielo, ScienceDirect e Dialnet; contando com a metodologia PRISMA. Foram selecionados 18 artigos para análise. Nos critérios de inclusão foram considerados artigos com menos de 5 anos. Os resultados constataram que a grande maioria do estudo foi realizado entre 2019 e outro em 2022. Assim, conclui-se que 72% dos artigos evidenciaram influência positiva das TIC na aprendizagem; da mesma forma, destacaram as redes sociais e os formatos digitais como os recursos entre as TIC com maior utilização, revelando que estes têm um grande potencial numa fase de tecnicização que apenas começou para os professores, mas cujas experiências se somarão previsivelmente ao longo do tempo, o que permite obter melhores resultados.
Downloads
Referências
Acosta-Corporan, R., Martín-García, A., & Hernández-Martín, A. (2022). Nivel de satisfacción en estudiantes de secundaria con el uso de aprendizaje colaborativo mediado por las TIC en el aula. Revista Electrónica Educare, 26(2), 23-41.
Álvarez, M., Bellido, M., & Atencia, P. (2019). Enseñanza artística mediante TIC en la Educación Secundaria Obligatoria. Análisis de herramientas docentes en línea. RED: Revista de Educación a distancia, 19(59). http://dx.doi.org/10.6018/red/59/05
Amores-Valencia, A., & De-Casas-Moreno, P. (2019). El uso de las TIC como herramienta de motivación para alumnos de enseñanza secundaria obligatoria estudio de caso español. Hamut'ay, 6(3), 37-49. http://dx.doi.org/10.21503/hamu.v6i3.1845
Arancibia, M., Cabero, J., & Marín, V. (2020). Creencias sobre la enseñanza y uso de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en docentes de educación superior. Formación Universitaria, 13(3), 89-100. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062020000300089
Arrieta-García, E., & López-Marín, J. (2021). Desarrollo de las competencias científicas por medio de una unidad didáctica en estudiantes de grado sexto de básica secundaria. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 50, 35-55. https://doi.org/10.17227/ted.num50-14209
Benítez, L. M., Sevillano, M., & Vázquez, E. (2019). Effects on academic performance in secondary students according to the use of ICT. IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation, 12, 90-108. https://doi.org/10.46661/ijeri.4045
Blanco, A., & González, M. (2021). Aprender desde la perspectiva de las ecologías: una experiencia en Secundaria a través del teatro y de Tiktok. Educatio Siglo XXI, 39(2), 169-190. https://doi.org/10.6018/educatio.465551
Dávila, O., & Gutiérrez, C. (2019). Google Sites como herramienta didáctica online en el aprendizaje significativo del área de Ciencia, Tecnología y Ambiente en estudiantes de cuarto grado de Educación Secundaria. Hamut'ay, 6(1), 33-53. http://dx.doi.org/10.21503/hamu.v6i1.1573
Domínguez, D. (2019). El Trastorno del Espectro Autista (TEA) y el uso de las Tecnologías de la información y comunicación (TIC). International Journal of New Education, 4, 1-12. https://doi.org/10.24310/IJNE2.2.2019.7447
Domínguez-Ramírez, P., & Fernández-Chávez, C. (2023). Percepción de la familia de niños de educación parvularia frente al aprendizaje mediado con tecnologías de la información y comunicación (TIC) en tiempos de COVID-19. Información Tecnológica, 34(2), 125-136. https://dx.doi.org/10.4067/s0718-07642023000200125
Gaona, M., Duarte., M., & Ruíz, D. (2022). La pandemia COVID-19 y sus implicancias en los procesos educativos. Percepción de estudiantes y docentes, sobre la educación media en instituciones de gestión oficial del país. Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales, 18(2), 195-218. https://doi.org/10.18004/riics.2022.diciembre.195
García-Martín, S., & Cantón-Mayo, I. (2019). Uso de tecnologías y rendimiento académico en estudiantes adolescentes. Comunicar. Revista Científica de Educomunicación, 59(27), 73-81.
García-Martín, S., & García-Martín, J. (2022). Uso de las TIC en educación secundaria obligatoria. Ventajas e inconvenientes. HUMAN Review. International Humanities Review, 12(4), 1-9. https://doi.org/10.37467/revhuman.v11.3965
García-Pinilla, J., Rodríguez-Jiménez, O., & Olarte-Dussan, F. (2023). Apropiación docente compleja de las TIC en instituciones educativas dotadas con herramientas tecnológicas. Un análisis cualitativo desde el Modelo de Apropiación de la Tecnología (MAT). Perfiles Educativos, 45(179), 37-54. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2023.179.59798
Graf, C. (2020). Tecnologías de información y comunicación (TICs). Primer paso para la implementación de TeleSalud y Telemedicina. Revista Paraguaya de Reumatología, 6(1), 1-4. https://doi.org/10.18004/rpr/2020.06.01.1-4
Granados, M., Romero, S., Rengifo, R., & García, G. (2020). Tecnología en el proceso educativo: nuevos escenarios. Revista Venezolana de Gerencia (RVG), 25(92).
La Rosa, O. (2021). Las tecnologías de la información y la comunicación en el aprendizaje de estudiantes de educación física en secundaria. Sportis Sci J, 7(3), 386-404. https://doi.org/10.17979/sportis.2021.7.3.7020
Lede Rey, S., Varela, C., & Oliveira, M. (2022). ICT and their effect on motivation and performance in Visual Art: An action-research proposal. Visual Review, 11(3), 1-10. https://doi.org/10.37467/revvisual.v9.3675
Lee, C., Seeshing, A., & Wai, K. (2019). Learner perceptions versus technology usage: A study of adolescent English learners in Hong Kong secondary schools. Computers & Education, 133, 13-26. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2019.01.005
Liu, T., Oubibi, M., Zhou, Y., & Fute, A. (2023). Research on online teachers’ training based on the gamification design: A survey analysis of primary and secondary school teachers. Heliyon, 9(4), 1-18. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e15053
López, C., Vieira, D., & Sánchez, C. (2019). El estilo de uso del espacio virtual de internet con estudiantes de Educación Secundaria. Revista de Estilos de Aprendizaje, 12(24), 77-88. https://doi.org/10.55777/rea.v12i24.1389
Mariaca, M., Zagalaz, M., Campoy, T., & González, C. (2022). Revisión bibliográfica sobre el uso de las TIC en la educación. Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales, 18(1), 23-40. https://doi.org/10.18004/riics.2022.junio.23
Martínez, T. (2022). Una revisión sistemática sobre el uso de TIC y el método AICLE en la educación obligatoria. RiiTE: Revista Interuniversitaria de Investigación en Tecnología Educativa, 13, 222–239. https://doi.org/10.6018/riite.544431
Medina, J. (2019). Gerencia Tecnológica de la Información y Comunicación en las Organizaciones Sociales. Revista Scientific, 4(12), 275-289. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2019.4.12.14.275-289
Monteagudo-Fernández, J., Rodríguez-Pérez, R., Escribano-Miralles, A., & Rodríguez, A. (2020). Percepciones de los estudiantes de Educación Secundaria sobre la enseñanza de la historia, a través del uso de las TIC y recursos digitales. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 23(2), 67-79. https://doi.org/10.6018/reifop.417611
Moreira, P. (2019). Las TIC en el aprendizaje significativo y su rol en el desarrollo cognitivo de los adolescentes. Revista de Ciencias Humanísticas y Sociales (ReHuSo), 4(2), 1-14. https://doi.org/10.33936/rehuso.v4i2.2124
Olivera Sagua, I. J. (2021). La retroalimentación en el proceso de enseñanza-aprendizaje del inglés en estudiantes de secundaria. Revista Latinoamericana Ogmios, 1(2), 140-150. https://doi.org/10.53595/rlo.v1.i2.013
Page, M., McKenzie, J., Bossuyt, P., Boutron, I., Hoffmann, T., Mulrow, C., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S. ... & Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. International Journal of Surgery, 88.
Peng, Y., Wang, Y., & Hu, J. (2023). Examining ICT attitudes, use and support in blended learning settings for students’ reading performance: Approaches of artificial intelligence and multilevel model. Computers & Education, 203. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2023.104846
Ricoy, M., Martínez, I., Martínez, S., & Alonso, A. (2022). Posibilidades y controversias de las App en la comunicación y orientación del alumnado de educación secundaria. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 48(2), 213-235. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052022000200213
Rodríguez, D., Peña, R., & Stracuzzi, M. (2020): Impacto e inclusión de las TIC en los estudiantes de educación básica, retos, alcance y perspectiva. Revista Atlante Cuadernos de Educación y Desarrollo.
Tam, H., Yuk-fung, A., & Long-hin, O. (2020). Gender stereotyping and STEM education: Girls’ empowerment through effective ICT training in Hong Kong. Children and Youth Services Review, 119. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2020.105624
Tang, C., Mao, S., Naumann, S., & Xing, Z. (2022). Improving student creativity through digital technology products: A literature review. Thinking Skills and Creativity, 44. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2022.101032
Tapia Cortes, C. (2020). Tipologías de uso educativo de las Tecnologías de la Información y Comunicación: una revisión sistemática de la literatura. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, 71, 16-34. https://doi.org/10.21556/edutec.2020.71.1489
Ulco, L., & Baldeón, P. (2020). Las tecnologías de la información y comunicación y su influencia en la lectoescritura. Conrado, 16(73), 426-433.
Vega, J., & Chiquito, N. (2023). Las tecnologías de la información y comunicación y la motivación del docente en el proceso enseñanza y aprendizaje. Revista Educare, 27(1), 274-292.
Villacres, G., Espinoza, E., & Rengifo, G. (2020). Employment of information and communication technologies as an innovative teaching and learning strategy. Revista Universidad y Sociedad, 12(5), 136-142.
Zambrano, L. (2020). Uso de la Tecnología de la Información y Comunicación en educación virtual y su correlación con la Inteligencia Emocional de docentes en el Ecuador en contexto COVID-19. RISTI-Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 40, 31-44. https://doi.org/10.17013/risti.40.31-44
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.