Seleção de diretores escolares na Bolívia, Chile e Costa Rica

aprendizagens para a América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/cied.2025.16.1.3987

Palavras-chave:

educação, liderança, diretor escolar, seleção de pessoal, profissionais da educação, América latina

Resumo

A liderança educacional desempenha um papel fundamental na aprendizagem dos estudantes. Ultimamente, os especialistas têm enfatizado a necessidade de sua profissionalização. No entanto, as evidências científicas sobre o tema ainda são limitadas, especialmente na América Latina e em estudos comparativos entre os países analisados. Com o objetivo de fomentar o debate sobre aspectos essenciais da profissionalização da liderança escolar, esta pesquisa analisa documentos oficiais e evidências científicas para identificar pontos fortes e desafios comuns nos critérios e processos de seleção de diretores escolares na Bolívia, Chile e Costa Rica. Os resultados apontam quatro pontos fortes e seis pontos fracos. Entre os aspectos positivos, destaca-se a presença de critérios objetivos publicamente conhecidos nos três países analisados. Por outro lado, o principal desafio é a ausência de instrumentos de seleção atualizados à prática diária e vinculados a diretrizes ou padrões estabelecidos. A conclusão confirma a necessidade de aprimorar a carreira de liderança escolar no continente. Do ponto de vista da pesquisa, destaca-se a importância de avançar na análise de outras áreas críticas da profissionalização, como a formação inicial e contínua, a avaliação, a contratação e as condições de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aravena, F. (2020a). Mapping school principal selection in South America: unsolved problems and complexities. Issues in Educational Research, 30(4), 1205-1220.

Aravena, F. (2020b). Procesos de selección de directores escolares en Latinoamérica: Brasil, Chile, Colombia y Perú. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 28(171). https://doi.org/10.14507/epaa.28.4666

Beirute, T. (2021). Perfiles de personas directoras de centros de educativos en el MEP y alcances en materia de liderazgo pedagógico. Programa Estado de la Educación.

Bolivia (1957, julio 18). Decreto Supremo No. 04688: Reglamento del escalafón nacional del servicio de educación.

Bolivia (2010, diciembre 20). Ley No. 070: Ley de la educación Avelino Siñani Elizardo Pérez.

Bush, T. (2016). Mejora escolar y modelos de liderazgo: Hacia la comprensión de un liderazgo efectivo. En J. Weinstein (Ed.), Liderazgo educativo en la escuela. Nueve miradas (pp. 19-44). Ediciones Universidad Diego Portales.

Chile (2011, setiembre 30). Ley No. 20.501: Calidad y equidad en educación.

Costa Rica (1970, mayo 04). Ley No. 1.581: Estatuto de Servicio Civil.

Egido, I. (2013). La profesionalización de la dirección escolar: tendencias internacionales. Participación Educativa. Revista del Consejo Escolar del Estado, 2(2), 21-28.

Elmore, R. (2010). Mejorando la escuela desde la sala de clases. Fundación Chile.

Flessa, J., Bramwell, D., Fernandez, M., & Weinstein, J. (2018). School leadership in Latin America 2000–2016. Educational Management Administration and Leadership 46(2), 182–206. https://doi.org/10.1177/1741143217717277

Fraser, P., Ordenes, M., Orrego, V., Uribe, M., & Weinstein, J. (2024). The professionalization of school leadership in Latin America: a review of eight educational systems. Equipo del Informe de Seguimiento de la Educación en el Mundo.

Grissom, J., Egalite, A., & Linday, C. A. (2021). How principals affect student and schools. A systematic synthesis of two decades of research. The Wallace Foundation.

Huanca, M. A. (2014). El desequilibrio del mercado de trabajo en el sistema de educación pública del departamento de la Paz (período 2000-2013) [Tesis de grado, Universidad Mayor de San Andrés]. Repositorio Institucional de la Universidad Mayor de San Andrés. http://hdl.handle.net/123456789/5463

Lee, S., & Mao, X. (2023). Recruitment and selection of principals: A systematic review. Educational Management Administration & Leadership, 51(1), 6-29. https://doi.org/10.1177/1741143220969694

Leithwood, K. (2009). ¿Cómo liderar nuestras escuelas? Aportes desde la investigación. Fundación Chile; Fundación CAP.

Leithwood, K., Harris, A., & Hopkins, D. (2019). Seven strong claims about successful school leadership revisited. School Leadership and Management, 40(1), 5-22. https://doi.org/10.1080/13632434.2019.1596077

Martínez, A. (2011). Realidad y perspectiva de las competencias para el ejercicio directivo en Bolivia, En J. Gairín & D. Castro (Coords.), Competencias para el ejercicio de la dirección de instituciones educativas. Reflexiones y experiencias en Iberoamérica (pp. 25-43). Santillana.

Martínez, M., Molina-López, M., & de Cabo, R. (2021). Explaining the gender gap in school principalship: a tale of two sides. Educational Management Administration & Leadership, 49(6), 863–882. https://doi.org/10.1177/1741143220918258

Ministerio de Educación (2017). Manual de procesos del registro docente administrativo y de trámites de escalafón. Ministerio de Educación, Bolivia.

Ministerio de Educación (2023). Inician exámenes de competencia para la institucionalización de cerca de 9.000 cargos directivos del sistema educativo. Ministerio de Educación, Bolivia. https://www.minedu.gob.bo/index.php?option=com_content&view=article&id=7015:inician-examenes-de-competencia-para-la-institucionalizacion-de-cerca-de-9-000-cargos-directivos-del-sistema-educativo&catid=182&Itemid=854

Ministerio de Educación (MINEDUC) (2024). Base de cargos docentes. Bases públicas 2024. Ministerio de Educación, Chile.

Montecinos, C., Galdames, S., Flessa, J., & Valenzuela, J. P. (2022). Pathways to the school principalship: An international scoping review. Educational Management Administration & Leadership, 50(2), 285–306. https://doi.org/10.1177/17411432211065341

OEI (2017). Miradas sobre la educación en Iberoamérica. Desarrollo profesional y liderazgo de directores escolares en Iberoamérica. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura.

OEI (2019). Liderazgo directivo. Dimensiones para el análisis de la normativa sobre los directores y directoras escolares en Iberoamérica. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura.

Orrego, V. (2023). Innovación educativa y COVID-19: la crisis como desafío y oportunidad. Revista INTEREDU, Investigación, Sociedad y Educación, 8(1), 229-269. https://doi.org/10.32735/S2735-6523202300083067

Palmer, B. (2018). It’s time to upgrade to principal selection 2.0. NASSP Bulletin, 102(3), 204-213. https://doi.org/10.1177/0192636518794893

Palmer, B., & Mullooly, J. (2015). Principal selection and school district hiring cultures: Fair or foul? Journal of Education & Social Policy, 2(2), 26-37.

Palmer, B., Kelly, J., & Mullooly, J. (2016). What should be done with “fit” in principal selection? CLEARvoz Journal, 3(1). 26-40.

Pascual, J., Orrego, V., Cheyre, M., & Iturrieta, C. (2024). Navegando la adversidad y la oportunidad. Liderazgo escolar en tiempos de crisis. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 22(1), 87–102. https://doi.org/10.15366/reice2024.22.1.005

Peirano, C., Campero, P., & Fernández, F. (2015). Sistema de selección de directivos en Chile: Aprendizajes para la región. Revista Iberoamericana de Educación, 69, 109-134. https://doi.org/10.35362/rie690142

Peña, T., & Pirela, J. (2007). La complejidad del análisis documental. Información, cultura y sociedad. Revista del Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas, 16, 55-81. https://doi.org/10.34096/ics.i16.869

Programa Estado Nación (PEN). (2021). Liderazgo pedagógico directivo en centros educativos públicos de Costa Rica: situación actual y desafíos. En PEN (Ed.), Octavo informe. Estado de la educación (pp. 213-244). CONARE-PEN.

Programa Estado Nación (PEN). (2023). Educación Preescolar, General Básica y Diversificada en Costa Rica. En PEN (Ed.), Noveno informe. Estado de la educación (pp. 81-160). CONARE-PEN.

Quiroz, P., & Vázquez, F. (2009). La profesionalización del director. Integra Educativa, 2(3), 67-86.

Rivero, R., Hurtado, C., & Morandé, Á. (2018). ¿Cuán preparados llegan los directores escolares?: un análisis sobre su formación y trayectorias laborales previas a ejercer su cargo. Revista Calidad en la Educación, 48, 17-49.

Román, I., & Murillo, D. (2022). Cambios, inercias y aprendizajes del liderazgo educativo en Costa Rica para la escuela post-COVID. En A. Bolívar, G. Muñoz, J. Weinstein & J. Domingo (Coords.), Liderazgo educativo en tiempos de crisis. Aprendizajes para la escuela post-COVID (pp. 169-188). Universidad de Granada.

Servicio Civil (2021). Manual descriptivo de clases docentes. Director de colegio 1. Servicio Civil.

Steed, K., Waniganayake, M., & De Nobile, J. (2020). Better the devil you know? Internal and external candidacy for leadership roles in an Australian State school system. Issues in Educational Research, 30(2), 709-735.

Vázquez, S., Liesa, M., & Bernal, J. L. (2016). El camino hacia la profesionalización de la función directiva: el perfil competencial y la formación del director de centros educativos en España. Perfiles Educativos, 38(151), 158-174.

Waissbluth, M., & Pizarro, X. (2014). Diagnóstico y propuestas para el sistema de selección de Directivos Escolares. Centro de Sistemas Públicos (CSP), Universidad de Chile.

Weinstein, J., Beca, C. E., & Muñoz, G. (2020). Carrera directiva: Una herramienta decisiva para el liderazgo en escuelas y liceos. En M. T. Corvera & G. Muñoz (Eds.), Horizontes y propuestas para transformar el sistema educativo chileno (pp. 256-277). Biblioteca del Congreso Nacional de Chile.

Weinstein, J., Muñoz, G., & Hernández, M. (2014). El liderazgo escolar en América Latina y el Caribe. Un estado del arte con base en ocho sistemas escolares de la región. OREALC/UNESCO.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

Orrego Tapia, V. (2025). Seleção de diretores escolares na Bolívia, Chile e Costa Rica: aprendizagens para a América Latina. Cuadernos De Investigación Educativa, 16(1). https://doi.org/10.18861/cied.2025.16.1.3987

Edição

Seção

Artigos