“...para quem tiver olhos para ver”. Martín Noel, o urbanismo de um connaisseur

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/ania.2020.10.2.2984

Palavras-chave:

urbanismo, arte hispano-americana, fisionômica, viagem, história da arte

Resumo

Há poucos exemplos na América Latina de um connaisseur como Martín Noel. Com um gosto formado em salas de aula europeias, mas atribuído ao papel nutritivo das viagens, usa a vista e uma linguagem sustentada na descrição e nos adjetivos para emitir juízos estéticos, atribuir filiações e, ainda, decidir sobre essências culturais impressas em fisionomias discernidas, sobretudo, nas cidades como paisagem. O artigo enfatiza na viagem como experiência e substrato metodológico do Noel historiador, e rastreia a matriz de sua contribuição teórica – a noção de fusão como germe de uma arte colonial autônoma – em fontes, estratégias expositivas, argumentos e referências a Spengler e Ruskin. Recorre esta noção de fusão, já como membro da Comissão de Estética de Edifícios (CEE), redatora do Projeto Orgânico de 1925, para fundamentar, em nome da fisionomia essencial de Buenos Aires, a possível conciliação de sua condição de cidade capital com um presente inquietantemente cosmopolita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana María Rigotti, Universidad Nacional de Rosario

Arquitecta. Master en Ciencias Sociales. Doctora en Arquitectura. Profesora Honoraria Universidad Nacional de Rosario. Investigadora Principal CONICET. Profesora Invitada Universidad Torcuato Di Tella (Argentina).

Referências

ADAGIO, N. (1996). La historia de la arquitectura hispanoamericana. Martín Noel entre 1919 y 1932. 6tas Jornadas Nacionales Interescuelas y Departamentos de Historia.

BERGSON, H. (1907) L’évolution créatrice, Paris: F. Alcan.

BUSCHIAZZO, M. (1948). Carta a Martín Noel, Adrogué 20 de mayo. Archivo Martín Noel, Galería Zubarán. Citada por Gutierrez (1992:11).

CANTILO, J. L. (1915). La obra futura. Revista de Arquitectura 1 (6-7).

COMISIÓN DE ESTÉTICA EDILICIA (1925). Proyecto orgánico para la urbanización del Municipio. El Plano Regulador y de Reforma de la Capital Federal. Buenos Aires: Talleres Peuser.

GUTIÉRREZ, R. (1992). Origen historiográfico de la polémica Noel- Buschiazzo 1948-1950. DANA 31-32 (11-14).

GUTIÉRREZ, R., GUTMAN, M., & PEREZ ESCOLANO, V. (1995). Martín Noel, su tiempo y su obra. Sevilla: Junta de Andalucía y Universidad de Buenos Aires.

HEGEMANN, W., & PEETS, E. (1922). The American Vitruvius: An Architects’ Handbook of Civic Art. Reprint New York: Princeton Architectural Press, 1988.

NOEL, C. (1922). Plan de Acción de la Intendencia. El arquitecto 29 (134-140).

NOEL, M. (1915). Comentarios sobre el nacimiento de la arquitectura hispano-americana. Revista de Arquitectura 1, año 1 (8-12).

NOEL, M. (1921a). El Barroco Andaluz y la Arquitectura de la Colonia. Contribución a la Historia de la Arquitectura Hispano-Americana. Buenos Aires, Talleres S. A. Casa Jacobo Peuser, 1923 (59-139).

NOEL, M. (1921b). La Arquitectura Hispano-Americana en el Cabildo de Luján. Contribución a la Historia de la Arquitectura Hispano-Americana. Buenos Aires, Talleres S. A. Casa Jacobo Peuser Ltda. 1923 (143 155)

NOEL, M. (1923). Contribución a la Historia de la Arquitectura Hispano-Americana. Buenos Aires: Talleres S. A. Casa Jacobo Peuser.

NOEL, M. (1924). El nacionalismo como fuente de personalidad artística. El arquitecto 51 (V) (65-73).

NOEL, M. (1927, 28 octubre). Evolución y carácter de la ciudad. La Prensa.

NOEL, M (1930). Hablando con don Martín S. Noel. CAYCA 29 (73-75).

NOEL, M. (1931). Racialismo y arquitectura. Revista de Arquitectura 121, año XVII (28-31).

NOEL, M. (1933). Sobre la reglamentación de la profesión de arquitecto. CAYCA 68(4) 205/6.

NOEL, M. (1938, 16 marzo). La demolición de la Casa Rosada. Noticias gráficas.

NOEL, M. (1941). El Buenos Aires de la Independencia. Palabras en acción. Apologías y temas de Historia, Arte y Urbanismo, Buenos Aires: Editorial Peuser, (93-104).

NOEL, M. (1948). Carta a Mario Buschiazzo. Buenos Aires, 29 mayo. Archivo Noel, Galería Zubarán. Citada por Gutierrez (1992:12).

PANOFSKY, E. (1955). Art as a Humanistic Discipline. Meaning in the Visual Arts. Nueva York: Doubleday Anchor Books.

UNWIN, R. (1909). Town Planning in Practice: An Introduction to the Art of Designing Cities and Suburbs, Londres: T. Fisher Unwin.

SPENGLER, O.(1923). La decadencia de occidente, Tomo 1 (traducción Manuel García Morente) Madrid: Espasa Calpe [1918].

RIGOTTI, A. M. (2014) Las invenciones del urbanismo en Argentina 1900-1960. Rosario: UNR editora.

RIGOTTI, A M., MENÉNDEZ E., & ALEXANDER, A (2019). Buenos Aires, un faro cosmopolita. El plan Noel 1922/1925. Buenos Aires: Museo Fernández Blanco.

ROBINSON, T. (2017). Eighteenth-Century Connoisseurship and the Female Body. Oxford Handbooks Online DOI: 10.1093/oxfordhb/9780199935338.013.139.

RUSKIN, J. (1960). The Stones of Venice. Nueva York [1853].

VIDAL, E. (1820). Picturesque Illustrations of Buenos Ayres and Montevideo, Londres: M Ackerman.

Publicado

2020-08-10 — Atualizado em 2020-11-19

Versões

Como Citar

Rigotti, A. M. (2020). “.para quem tiver olhos para ver”. Martín Noel, o urbanismo de um connaisseur. Anales De Investigación En Arquitectura, 10(2), 7–26. https://doi.org/10.18861/ania.2020.10.2.2984 (Original work published 10º de agosto de 2020)

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.