Da arquitetura teatral e da literatura dramática: processo metodológico
De Shakespeare a Pirandello
DOI:
https://doi.org/10.18861/ania.2024.14.1.3730Palavras-chave:
Arquitetura, arquitetura de interiores, teatro, projeto arquitetônico, literatura, espaço, Shakespeare, PirandelloResumo
O teatro, como disciplina multidisciplinar, tem ao longo da história da humanidade uma grande variedade de estudos sobre as suas implicações artísticas. O estudo arquitectónico de edifícios dramáticos acarreta, no entanto, uma falta de relação com o autor e com os textos das obras neles representadas.
Esta pesquisa propõe a concepção e aplicação de uma metodologia mista para o estudo do uso espacial no edifício teatral baseada na análise de textos dramáticos e sua aplicação em suas diferentes tipologias de construção sincrônicas. Esta análise baseia-se no estudo detalhado desde a perspectiva arquitectónica dos paratextos espectaculares expressos nos signos verbais ou através das anotações ou didascálias dos referidos textos que por vezes chegam à hipertrofia. De forma prática, nesta pesquisa esta metodologia quantitativa e qualitativa é aplicada ao Hamlet de Shakespeare e à peça de Pirandello, Esta noite improvisa-se. Em ambos os casos, as implicações que o texto dramático produz na utilização da arquitectura teatral são extraídas das referências estabelecidas pelos autores nas suas arquitecturas sincrónicas: nos dois estudos de caso, o teatro elisabetano e o teatro italiano. A partir desta metodologia serão verificadas as repercussões que o espaço arquitetônico causa na literatura teatral e vice-versa.
Downloads
Referências
Bagur-Pons, S., Paz-Lourido, B., Roselló-Ramon, M. R., Verger, S. (2021) El enfoque integrador de la metodología mixta en la investigación educativa. RELIEVE, 27(1), art. 3. http://doi.org/10.30827/relieve.v27i1.21053.
Barthes, R. (2003). Ensayos críticos. (C. Pujol, Trad.) Buenos Aires: Grupo editorial Planeta.
Bernal Molina, A. y Molina Alarcón, M. (2022). Teatro posdramático y artes vivas. Boletín de Estética, (59), 21-30. https://dx.doi.org/10.36446/be.2022.59.275
Bobes Naves, M. d. (1987). Semiología de la obra dramática. Madrid: Taurus Ediciones.
Bobes Naves, M. d. (1997). Introducción a la teoría del teatro. Em M. d. Bobes Naves, El signo en el teatro (págs. 9- 27). Madrid: Arco Libros.
Bobes Naves, M. d. (2004). Teatro y Semiología. Arbor, 177(699-700), 497-508.
https://doi.org/10.3989/arbor.2004.i699/700.591
Carbajosa Palmero, N. (2021). Up Pictura Poesis: Reflexiones desde el teatro de Shakespeare. Signa: Revista De La Asociación Española De Semiótica, 12, 587–602. https://doi.org/10.5944/signa.vol12.2003.31732
Carrasquero González, Á., & Finol, J. E. (2007). Semiótica del espectáculo: contribución a una clasificación de los elementos no lingüísticos del teatro. Revista de Artes y Humanidades UNICA, 8(18), 281-309.
Coso Marín, M. Á., Higuera Sánchez-Pardo, M., & Sanz Ballesteros, J. (1989). El Teatro Cervantes de Alcalá de Henares: 1602-1866. Estudio y documentos. Londres: Tamesis Books Limited.
Cruciani, F. (2005). Arquitectura teatral. México: Escenología.
D'Amico, S. (1954). Historia del teatro universal. Tomo II. (J. R. Wilcock, Trad.) Buenos Aires: Editorial Losada.
Fernández-Biggs, B. (2021). El escenario vacío de Shakespeare: condiciones de representación y dramaturgia. Poéticas: Revista de Estudios Literarios (13), 77-93.
García Barrientos, J. L. (2012). Cómo se comenta una obra de teatro. México: Toma, Ediciones y Producciones Escénicas y Cinematográ!cas, A. C.
Gómez de la Bandera, M. C. (2002). Contribución al estudio semiótico del espacio escénico: (dialéctica y formalidad de los espacios intra y extra-escénicos). Madrid: Universidad Complutense de Madrid. Servicio de Publicaciones
Guini, E. (2021). Teatro posdramático en tiempos de crisis: tres ejemplos de teatro-documento y devised theatre. Acotaciones (46), 71-101.
Gutiérrez Flórez, F. (1990). El espacio y el tiempo teatrales: propuesta de acercamiento semiótico. Tropelias: Revista de teoría de la literatura y literatura comparada (1), 135-149. https://doi.org/10.26754/ojs_tropelias/tropelias.199012722
Kowzan, T. (1997). El signo en el teatro. En M. d. Bobes Naves, Teoría del Teatro (págs. 121-153). Madrid: Arco Libros.
Krieger, M. (1992). Ekphrasis: The Illusion of Natural Sign. Baltimore: Johns Hopkins University Press.
Lehmann, H.-T. (2013). Teatro posdramático, D. González (trad.). Murcia: Cendeac.
Macgowan, K., & Melnitz, W. (1997). Las Edades de Oro del Teatro. México: Fondo de Cultura Económica.
Marín Urrego, A. (2021). El teatro posdramático: rompimiento y creación de un texto literario. Hojas Universitarias, (78), 140–148. Recuperado de https://editorial.ucentral.edu.co/ojs_uc/index.php/hojasUniv/article/view/2969
Olivares Rojas, P. (2016). García Barrientos, José Luis, dir. (2007), Análisis de la Dramaturgia. Nueve obras y un método, Madrid, Editorial Fundamentos, 348 págs. Dialogía. Revista De lingüística, Literatura Y Cultura, 3, 273–283. Recuperado de https://journals.uio.no/Dialogia/article/view/4065Ortega y Gasset, J. (1958). Idea del teatro [1946], Madrid, Revista de Occidente, 1966.
Pavis, P. (2021). Diccionario del teatro. Dramaturgia, estética, semiología. Barcelona: Paidós.
Pirandello, L. (2020). Seis personajes en busca de autor. Cada cual a su manera. Esta noche se improvisa. (M. Á. Cuevas, & R. Luperini, Edits.) Madrid: Ediciones Cátedra.
Rimoldi, L., (2012). El concepto de resignificación como aporte a la teoría de la adaptación teatral. ESCENA. Revista de las artes, 70(1-2),161-172. [Data da consulta 13 de novembro de 2023]. ISSN: Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=561158772013
Rizk, B. (1991). La dramaturgia de la creación colectiva. México: Escenografía.
Romera Castillo, J. (2020). Teatralidad y otredad. Anagnórisis. Revista de investigación teatral, nº. 21. 287-208.
Serpieri, A. (1991). «Reading the Signs: Towards a Semiotics of Shakespearean Drama». Em Alternative Shakespeares, John Drakakis (ed.), 119-143. London: Methuen.
Shakespeare, W. (2017). Hamlet. Madrid: Editorial Libsa.
Surgers, A. (2004). Escenografías del teatro occidental. (M. Arnoux, Trad.) Buenos Aires: Ediciones Artes del Sur.
Teira Alcaraz, J. M. (2020). El audiovisual en escena: del teatro multimedia al teatro intermedia a través de la videoescena. Actio Nova: Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada (4), 129-165. https://doi.org/10.15366/actionova2020.m4.007
Thomasseau, J.-M. (1997). Para un análisis del para‐texto teatral. Em M. d. Bobes Naves, Teoría del Teatro (págs. 83-120). Arco Libros.
Tordera Sáez, A. (1999). Teoría y técnica del análisis teatral. En V. Hernández Esteve, J. Romera Castillo,J. Talens & A. Tordera, Elementos para una semiótica del texto artístico (págs. 157-199). Madrid: Cátedra.
Vilvandre de Sousa, C. (2000). La teatralidad en el espacio contemporáneo francés. Em L. Avendaño Anguita, M. d. Molina Romero, & M. Serrano Mañes, La philologie française à la croisée de l'an 2000 : panorama linguistique et littéraire (págs. 245-254). Universidad de Granada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Manuel Iglesias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El contenido de los artículos publicados es responsabilidad exclusiva de sus autores y no reflejan necesariamente las opiniones del Comité Editorial, ni de los evaluadores.
La revista Anales de Investigación en Arquitectura preserva los derechos de los autores, que son adoptados por Comité Editorial para su publicación. Los autores declaran que el trabajo presentado es inédito y no ha sido publicado en una revista científica o en una monografía.
La revista Anales de Investigación en Arquitectura proporciona un acceso abierto a sus contenidos, basados en el principio de la licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0 International License, que ofrece al público un acceso libre a las investigaciones para ayudar a un mayor intercambio global del conocimiento.