Da Ontologia Estética da Arte Moderna em Oteiza à Dissolução Pós-Moderna
Revisões a Partir de uma Entrevista Documental com o Artista Catalão
DOI:
https://doi.org/10.18861/ania.2025.15.1.4045Palavras-chave:
Modernidad, postmodernidad, arte moderno, Ser estético, construcción del vacío, gestualidad formalResumo
O manuscrito tem como objetivo analisar, a partir da reflexão de uma entrevista concedida pelo destacado escultor espanhol do século XX, Jorge Oteiza, no contexto da Bienal de Veneza de 1988. Sustenta-se que, sintetizadas nessas obras de arte, estão: a Modernidade e a Pós-modernidade. Nessa entrevista, será evidenciado o desacordo que Oteiza manifesta em relação à chamada arte pós-moderna, refletido em expositores da mesma bienal, como a arte povera ou a obra de Mario Merz.
Mas quais são as características básicas das obras contrastantes que nos fazem pensar nessas épocas? A exasperação de Oteiza é a expressão do inevitável? E o que torna tal mudança inevitável?
No ethos de cada período histórico, a arte também reflete a imanência do projeto de cidade.
Uma cidade moderna se lê como uma obra de Oteiza. As grandes e extensas cidades contemporâneas se leem como obras de “Arte Povera”, especialmente em algumas obras de Mario Merz, que o próprio Oteiza se encarrega de criticar, acusando-o de querer adormecer o homem, em vez de construí-lo ou despertá-lo, como buscavam as vanguardas formalistas-construtivistas da arte moderna ou, explorando seus conteúdos inconscientes, procurar um novo horizonte a partir do qual despertá-lo de seu estado de latência.
Na nossa realidade urbanizada e expandida da zona central do Chile, a cidade moderna se diluiu e aparecem, assim como na “Arte Povera”, agrupamentos fragmentados de resíduos, entre os quais o próprio homem é um deles.
Downloads
Referências
Barbieri, G. (1999). “Pinto lo que soy”. La aventura de Congdon entre dimensión rativa y dimensión creatural. En: Varios autores. William Congdon. 1912-1998. La mirada de un testigo del siglo XX. Encuentro, Madrid.
Barcelo, M. (2002). El taller de esculturas. Tf Editores. Madrid.
Barcelo, M. (s.f.). Gaudí y Barceló en la Seu. En: Revista digital Amaia. Disponible en: https://historia-arte.com/obras/cupula-de-la-sala-xx-de-los-derechos-humanos-de-la-onu
Bogazan, F. (2012). Matta: Morfologías psicológicas y el tiempo de formación con Gordon Onslow Ford. En: Matta. Centenario. 11.11.11. Ed. Centro Cultural La Moneda. Santiago, Chile.
Cañete, O. & Moraga, J. (2021). Parresia y metrópolis: entre la razón pragmático- normativa y los modelos timóticos de convivencia actual. Revista Aletheia. Vol. 13, N.º 2. Julio-diciembre 2021; 15-38. https://doi.org/10.11600/ale.v13i2.625
(2022). Iluminaciones profanas. Ciclos del habitar en la ciudad en Walter Benjamin. Módulo Arquitectura - CUC, 28(1), 255–278. https://doi.org/10.17981/mod.arq.cuc.28.1.2022.08
(2025, en prensa). La ciudad en fuga: Imaginarios de la vida en la urbe moderna. En: Res Pública: Revista de Historia de las Ideas Políticas. En: https://revistas.ucm.es/index.php/RPUB
Castro Flórez, F. (2023). La verdadera intempestividad trágica de Anselm Kiefer. Recuperado en: https://arsmagazine.com/wp-content/uploads/2023/07/48_ARS-24_Expo- contemporanea_Kiefer3.pdf
Correia, A., & Morgan, L. (2015, 1 marzo). Helmet Head No.1 1950, cast 1960 by Henry Moore OM, CH. https://www.tate.org.uk/art/research-publications/henry-moore/henry- moore-om-ch-helmet-head-no1-r1149255
Dalí, Salvador. (1989). El mito trágico del ángelus de Millet. Tusquets. Barcelona.
Dalí, S. (1994, Ed.) ¿Por qué se ataca a La Gioconda? Siruela. Madrid.
DI Maria Acciaro. (2018). Perché l’arte povera è stata il movimento artistico più sovversivo della storia italiana. En revista digital: THEVISIÓN; 31 Dicembre 2018
Fischer, M. (2017). Realismo Capitalista Ed. Caja Negra. Buenos Aires.
Gambús Saiz, M. (2007). Miquel Barceló y la reforma de la capilla del Santísimo: Una intervención contemporánea en la Catedral de Mallorca. Actas De Arquitectura Religiosa Contemporánea, 1, 218–231. https://doi.org/10.17979/aarc.2007.1.0.5025
González, J. (2015). Anselm Kieffer y la pintura metérica. Revista digital Tamayo. 1 de diciembre de 2015. Recuperada en: https://www.ttamayo.com/2015/12/anselm-kiefer-2/
Kandinsky, W. (2006). Acerca de Lo espiritual en el arte. Libertador, Buenos Aires.
Lahuera, J. (2004). El fenómeno del éxtasis. Dali ca. 1933. Siruela. Madrid.
Marchan Fiz, S. (2008). La metáfora del cristal en las artes y arquitectura. Siruela. Madrid.
Lloyd-Smith, H. (2022). Largest collection of Mario Merz igloos pop up in Milan. En Revista digital WALLPAPER. Recuperado en: https://www.wallpaper.com/art/mario- merz-igloos-exhibition-pirelli-hangerbicocca
Oyarzun, P. (2000). Anestética del ready-made. LOM editores. Santiago.
Piñon, H. (2006). Teoría del proyecto. ETSAB, Barcelona.
Priego, M. (s.f.) Miquel Barceló. El arte como diálogo en las Naciones Unidas. Recuperado en: https://apintoresyescultores.es/tag/miquel-barcelo/
Ramírez, Juan Antonio. 1993. Duchamp. El amor y la muerte, incluso. Siruela. Madrid, España
Ramírez, Y. (2002). Elementos de iconografía e idea de arte. Tesis para obtener maestria en arte. UNAM Méxco. Recuperado en: https://ru.dgb.unam.mx/bitstream/20.500.14330/TES01000309990/3/0309990.pdf
Read, H. (1971). Imagen e idea. FCE. Maxico
Rosenthal, M. (1987). Anselm Kiefer. Publisher Art Institute of Chicago; Philadelphia Museum of Art Moderno MOMA and the U.S. and Canada by the Neues Pub. Co. Recuperado en: Exhibition URL www.moma.org/calendar/exhibitions/2143
Sawin, M. (2012). Matta en Nueva York. En: Matta. Centenario. 11.11.11. Ed. Centro Cultural La Moneda. Santiago, Chile
Suazo, Felix. (2024). Duchamp y la Odisea: 100 años de “El Gran Vidrio”. En Revista de arte digital Trafico Visual. Recuperado en: https://traficovisual.com/2023/04/03/duchamp-y-la- odisea-100-anos-de-el-gran-vidrio/
Enlaces videos online:
Jorge Oteiza en la Bienal de Venecia, 1988. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=xtMWxIW0n5M
Oteiza / Arantzazu. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=BpoyT7NteZE
Entrevista a Jorge Oteiza. El ser estético. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=M_4ABxaQNn4
VISITA a la exposición Oteiza y Chillida. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=zV9frl4q3qs

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juan Luis Moraga Lacoste, Omar Cañete Islas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El contenido de los artículos publicados es responsabilidad exclusiva de sus autores y no reflejan necesariamente las opiniones del Comité Editorial, ni de los evaluadores.
La revista Anales de Investigación en Arquitectura preserva los derechos de los autores, que son adoptados por Comité Editorial para su publicación. Los autores declaran que el trabajo presentado es inédito y no ha sido publicado en una revista científica o en una monografía.
La revista Anales de Investigación en Arquitectura proporciona un acceso abierto a sus contenidos, basados en el principio de la licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0 International License, que ofrece al público un acceso libre a las investigaciones para ayudar a un mayor intercambio global del conocimiento.