Escola técnica e trabalho na Argentina
políticas, práticas e conhecimentos em jogo
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2022.13.1.3116Palavras-chave:
ensino médio técnico, formação para o trabalho, regulamentações, práticas, conhecimentoResumo
A escola secundária técnica desempenha um papel fundamental na formação da mão de obra na Argentina. Assim, há uma articulação complexa entre o ensino médio técnico e o trabalho. Neste artigo, colocamos a dimensão da regulamentação educacional em diálogo com a prática pedagógica realizada nas escolas técnicas. Nesse sentido, o enfoque recai sobre os espaços de prática como dispositivo de aproximação ao mundo do trabalho. Este trabalho é baseado em um estudo qualitativo a partir de um estudo de caso em escolas técnicas durante os anos de 2015-2017. Afirmamos que as colocações laborais constituem uma prática fundamental no ensino secundário técnico que se configura como um espaço ‘por excelência’ na ligação com a formação para o trabalho. Formação que envolve a aplicação de conhecimentos e competências na configuração do perfil profissional que se forma. Nesse sentido, como hipótese de trabalho sustentamos que há uma disputa entre os saberes na formação do técnico. Nossa intenção é poder dar conta de como as escolas processam suas próprias demandas e as que vêm do mundo do trabalho. Consideramos que as lutas de sentido que existem no interior da escola, sobre a articulação entre educação e trabalho, se materializam na prática, no cotidiano escolar. A escola promove, ensina, vive, realiza suas propostas -complexas, não lineares, às vezes contraditórias- sobre o lugar escolar e o mundo do trabalho de forma singular.
Downloads
Referências
Archenti, N. (2007). Estudio de casos. En A. Marradi, N. Archenti y J. Piovani (Eds.) Metodología de las ciencias sociales. Emecé Editores.
Ball, S. (1993). What Is Policy? Texts, Trajectories and Toolboxes. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 13(2), 10-17. https://doi.org/10.1080/0159630930130203
Ball, S., Maguire, M., Braum, A., Hoskins, K., & Perryman, J. (2012). How schools do Policy. Policy enactments in secondary schools. Routledge.
Charlot, B. (2006). La relación con el saber. Libros del Zorzal.
Dirección General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires (2006). Tercer siglo. Educación y trabajo.
Fernández, N. (2017, agosto). Las Prácticas profesionalizantes: sentidos sobre lo instituido y lo que acontece en la escuela técnica de la Provincia de Neuquén. Artículo presentado en el 13.° Congreso Nacional de Estudios del Trabajo, Buenos Aires, Argentina.
Fernández, N. (2020). Educational Practices in Technical Schools in Argentina: A Case Study in Neuquen. Global Journal Of Human-Social Science Research, 20(7), 45-56. https://socialscienceresearch.org/index.php/GJHSS/article/view/3286
Fernández, N. (2021) Las políticas educativas referidas a la educación y al trabajo en el nivel secundario técnico: el papel de los actores involucrados (Estado, sector empresarial y comunidad educativa) en la provincia de Neuquén. (Tesis doctoral, Universidad Nacional del Comahue).
Fernández, N., Ganem, M., Maturo, Y., & Saez, D. (2018, agosto). Las prácticas profesionalizantes en la escuela técnica: aproximaciones comparadas entre Córdoba, Neuquén y Río Negro. Artículo presentado en el VIII Congreso Iberoamericano de Pedagogía, Buenos Aires, Argentina.
Fernández, N., Garino, D., & Martínez, S. (2020). Escuela secundaria y formación para el trabajo en argentina: políticas y saberes en disputa. Revista On line de Gestᾶo e Política Educacional, 24(1), 841-866. https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13778
Figari, C. & Hernández, M. (2009, septiembre). Prácticas pedagógicas y resistencias en el espacio de trabajo: fronteras y aperturas en el campo de la Pedagogía crítica del trabajo. Artículo presentado en el Encuentro de Cátedras de Pedagogía, Rosario, Argentina.
Figari, C. (2017). La trama del capital. La hegemonía empresaria en la Argentina. Ed. Biblos.
Gallart, M. A. (1985). La racionalidad educativa y la racionalidad técnica. Las escuelas técnicas y el mundo del trabajo. Cuadernos del Centro de Estudios de Población, 33-34. http://cenep.org.ar/index.php/publicaciones-del-cenep/cuadernos-del-cenep
Gallart, M. A. (2002). Veinte años de educación y trabajo. La investigación de la formación y la formación de una investigadora. OIT/Cinterfor.
Gallart, M. A. (2006). La escuela técnica industrial en Argentina. ¿Un modelo para armar? OIT/Cinterfor.
Herger, N. & Riquelme, G. (2017). Relevamiento de prácticas profesionalizantes en escuelas secundarias técnicas. En La ETP investiga. Resultados de las investigaciones INET 2017 (pp. 9-46) Instituto Nacional de Educación Tecnológica, Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología, Presidencia de la Nación.
Hernández, M. (2018, abril). Las habilidades socioemocionales en el horizonte formativo del capital. Artículo presentado en el VII Congreso Nacional y V Internacional de Investigación Educativa, Neuquén, Argentina.
Jacinto, C. (2019). Formación para el trabajo en escuela secundaria. En La formación para el trabajo de jóvenes. Herramientas teóricas y metodológicas, clase 4, PREJET, Ides-CIS-Conicet.
Judengloben, M. & Gardyn, N. (2010). La educación técnica: notas para el debate. Industrializar Argentina, 12, 50-53.
Martínez, S. & Sosa, M. (2019). La Escuela Secundaria Técnica: debates sobre su desarrollo, abordajes pedagógico-institucionales y la inserción laboral de lxs egresadxs, en La formación para el trabajo de jóvenes. Herramientas teóricas y metodológicas, clase 5, PREJET, Ides-CIS-Conicet.
Mas Rocha, S. & Vior, S. (2009). Nueva legislación educacional ¿nueva política? En Mas Rocha, S., Misuraca, M. & Vior, S. (comps.) Formación de docentes ¿qué cambió después de los ’90 en las políticas, los currículos y las instituciones? (pp. 17-46). Jorge Baudino ediciones.
Palermo, H. (2012). Cadenas de oro negro en el esplendor y ocaso de YPF. Colección Estudios de Antropología del Trabajo-Grupo Antropología del Trabajo, Antropofagia.
Soul, J. (2011). Itinerarios y trayectorias de profesionalización: complejizando el vínculo trabajo-formación. En Figari, C., Spinosa, M- & Testa, J. (comp.), Trabajo y formación en debate (pp. 203-206). Ciccus Ediciones.
Southwell, M. (2008). ¿Universal? ¿Particular?: escuela media, horizontes y comunidades. Propuesta Educativa 15(30), 25-35.
Spinosa, M. (2011). Transformaciones en el saber técnico. En Figari, C., Spinosa, M. & Testa, J. (comp.), Trabajo y formación en debate (pp. 65-87). Ciccus Ediciones.
Spinosa, M. (2006) Los saberes y el trabajo. Anales de la educación común 2(5), 164-173.
Tanguy, L. (2001). De la evaluación de los puestos de trabajo a la de las cualidades de los trabajadores. Definiciones y usos de la noción de competencias. En De la Garza Toledo, E. y Neffa, J. (comp.), El futuro del trabajo. El trabajo del futuro (pp. 111-128). CLACSO.
Tenewicki, M. (2007). Brillos y penumbras de la gestión económica y de la distribución del ingreso durante el gobierno de Néstor Kirchner. Revista Ciencias Sociales 69, 21-23.
Vior, S. & Wiñar, D. (2005). Atrapados en la ley federal. Edición Cono Sur, 78, 26-27.
Wiñar, D. (2001). Políticas públicas de formación laboral: el caso del sector educación de la ciudad de Buenos Aires. OIT/Cinterfor.
Publicado
Versões
- 2022-02-28 (2)
- 2022-02-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.