A anedota como recurso na identificação de promotores de filiação educativa
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2023.14.1.3257Palavras-chave:
pesquisa qualitativa, fenomenologia, anedotas, ensino técnico, filiação educacionalResumo
Este artigo refere-se ao uso da anedota como instrumento metodológico na pesquisa socioeducativa qualitativa. Especificamente, a anedota está ligada à identificação de fatores que favorecem a filiação educacional em uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade ORT Uruguai durante 2019 e 2021. A abordagem metodológica corresponde a um estudo de caso no qual se aplica como técnica a entrevista em profundidade dirigida a alunos e professores de uma escola técnica do Uruguai. A estratégia de validação deu-se fundamentalmente pela triangulação de fontes. Outra decisão relevante foi pré-testar os roteiros, principalmente para adaptá-los à população adolescente. Os resultados mostram a implementação do modelo de análise interpretativa que se realiza a partir do uso da anedota. O foco desta comunicação é mostrar o potencial da anedota para a coleta de dados e a capacidade desse recurso de revelar o que, a priori, está oculto. A partir do uso de anedotas feitas, foi possível distinguir, categorizar e hierarquizar fatores que facilitam a filiação educacional dos alunos incluídos no estudo. Um aspecto a destacar na discussão dos resultados refere-se à análise e reflexão sobre o papel do pesquisador para obter dados profundos e assertivos a partir das anedotas coletadas.
Downloads
Referências
Aguirre, J., & Jaramillo, L. (2012). Aportes del método fenomenológico a la investigación educativa. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos. 8(2), 51-74.
Aristimuño, A., & De Armas, G. (2012). La transformación en educación media en perspectiva comparada. Tendencias y experiencias innovadoras para el debate en Uruguay. UNICEF Uruguay.
Bertaux, D. (2005). Los relatos de vida: perspectiva etnosociológica. Ediciones Bellaterra.
Bisquerra, R. (2009). Metodología de la investigación educativa. Editorial La Muralla SA.
Cardozo, S. (2015). El comienzo del fin: desandando los caminos de la desafiliación es colar en la Educación Media [Tesis de Maestría, Universidad de la República]. Colibrí. https://hdl.handle.net/20.500.12008/7626
Cornejo, M., Mendoza, F., & Rojas, R. (2008). La investigación con relatos de vida: Pistas y opciones del diseño metodológico. PSYKHE, 17(1), 29-39. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22282008000100004
D’Aloisio, F., Castello, V. A., & Arias, L. A. (2019). Trayectorias escolares de jóvenes de sectores populares cordobeses: un análisis transversal desde sus narrativas biográficas. Cuadernos de Educación, 17, 121-131.
Denzin, N.K. (1989). Biografía interpretativa. Sage.
Donoso, G. (2015). Prácticas de memoria y construcción de testimonios de investigación. Reflexiones metodológicas sobre autoentrevista, testimonios y narrativas de investigación de trabajadores sociales. Forum: Qualitative Social Research, 16(3), 1-30.
Erazo Jiménez, M. (2011). Rigor científico en las prácticas de investigación cualitativa. Ciencia, Docencia y Tecnología, 13(42), 107-136.
Fernández, T. (2010). La desafiliación en la Educación Media y Superior de Uruguay: concepto, estudios, y políticas. UDELAR; CSIC.
Ferreira, R. (2016). Análisis de los factores que inciden en el abandono del Profesorado en Física: el caso del Instituto de Profesores Artigas [Tesis de Maestría, Universidad ORT Uruguay]. Sistema de Bibliotecas de la Universidad ORT Uruguay. https://dspace.ort.edu.uy/handle/20.500.11968/3289
Figueroa, I., Soto, J. & Sciolla, B. (2016). Dinámicas de recepción, apropiación y contextualización del enfoque de la Guía para la inclusión educativa en escuelas municipales de una comuna de la Región Metropolitana. Pensamiento Educativo. Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, 53(1), 1-13.
Fuster, D. (2019). Investigación cualitativa: Método fenomenológico hermenéutico. Propósitos y representaciones. Revista de Psicología Educativa, 7(1), 201-229. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2019.v7n1.267
Garrett, E., & McArdle, K. (2020). Anecdote and observation. The Impact of Communty Work: How to Gather Evidence. Policy Press. University of Bristol.
Hernández Sampieri, R., Fernández-Collado, C., & Baptista, L. P. (2010). Metodología de la Investigación. McGraw-Hill/Interamericana.
Kantor, D. (2010). Alteraciones y huecos del saber (postales). Del Estante Editorial.
Lasida, J., Aramburuzabala, P., Machado, J. P. & Yapor, S. (2018). Formación profesional básica, un aporte para enfrentar los desafíos de la educación media en Uruguay. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, 9(14), 44-53.
Mancebo, M. E. (2010, enero). La inclusión educativa: Un paradigma en construcción. Ponencia presentada en el IV Encuentro Internacional de investigadores de políticas educativas, Rosario, Argentina.
Martínez, E. C., & Martínez García, I. (2022). Propuesta de intervención educativa de dificultades no especificadas de aprendizaje en contextos de inclusión educativa. Espacios en blanco. Serie indagaciones, 32(1), 67-77.
Muñoz Onofre, D. (2003). Construcción narrativa en la historia oral. Nómadas (18), 94-102.
Real Academia Española (2021). Anécdota. En Diccionario de la lengua española. https://dle.rae.es/an%C3%A9cdota
Puyana Villamizar, Y., & Barreto Gama, J. (1994). La historia de vida: recurso en la investigación cualitativa. Reflexiones metodológicas. Maguaré, (10), 185-196.
Uruguay (2009, enero 16). Ley n.° 18437: Ley General de Educación. https://www.impo.com.uy/bases/leyes/18437-2008
Uslenghi, R.S. (2021). Afiliación educativa: percepciones de estudiantes y docentes vinculadas al pasaje por Educación Media Básica, en un programa técnico dirigido a poblaciones vulnerables [Tesis de Maestría, Universidad ORT Uruguay]. Sistema de Bibliotecas de la Universidad ORT Uruguay. https://dspace.ort.edu.uy/handle/20.500.11968/4513
Van Manen, M. (2003). Investigación educativa y experiencia vivida. Idea Books. https://es.calameo.com/read/005857547f20462a0e0c6
Yuni, J., & Urbano, C. (2014). Técnicas para Investigar. Recursos metodológicos para la preparación de proyectos de investigación (1). Editorial Brujas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.