Liderança Distribuída em Escolas Públicas e Relação com suas Categorias de Desempenho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/cied.2023.14.especial.3318

Palavras-chave:

educação pública, estilo de liderança, gestão educacional, instituições de ensino, liderança, liderança distribuída

Resumo

A Liderança Distribuída é considerada um dos novos modelos de liderança na educação, pois permite o trabalho colaborativo, relações horizontais que favorecem a confiança da liderança interna, abordando melhor essa sociedade globalizada, complexa e acelerada. Esta pesquisa busca analisar as percepções sobre os padrões distribuídos de liderança de diretores e professores, estabelecendo se há relação com as categorias de desempenho das unidades educacionais estudadas. Adota-se um paradigma positivista, com abordagem quantitativa e correlacional, que considera a participação de 27 gestores e 73 professores de escolas públicas do município de Antofagasta. A coleta de informações se dá por meio de um questionário com perguntas do tipo Likert. Os resultados mostram que os padrões de distribuição da liderança formal, pragmática e estratégica são os que estão presentes nas unidades educacionais; Além disso, os gestores percebem a Liderança Distribuída melhor do que os professores; e estabelece-se que existe uma relação entre as categorias de desempenho e os padrões estratégicos e incrementais. Este estudo contribui para o diagnóstico de Liderança Distribuída, considerada escassa no país e coincide com outro estudo anterior sobre os padrões de Liderança Distribuída presente e ausente, além da percepção mais favorável dos gestores sobre os professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agencia de Calidad de la Educación (2019). Categorías de Desempeño. Básica y Media. http://archivos.agenciaeducacion.cl/PPT_Categoria_2019.pdf

Ahumada, L., González, A., Pino, M., & Maureira, O. (2017). Liderazgo distribuido en establecimientos educacionales: Recurso clave para el mejoramiento escolar. Centro de

Liderazgo para la Mejora Escolar. https://www.lidereseducativos.cl/wp-content/uploads/2017/12/IT7_LA_L2_12-12.pdf

Ahumada, L., Castro, S., & Maureira, O. (2018). Modelo para el fortalecimiento del liderazgo distribuido en escuelas y liceos mediante indagación colaborativa. Centro de Liderazgo para la Mejora Escolar. https://www.lidereseducativos.cl/wp-content/uploads/2019/02/NT9_MODELO-PARA-EL-FORTALECIMIENTO-DEL-LIDERAZGO-DISTRIBUIDO_26-12-18.pdf

Anderson, S. (2010). Liderazgo Directivo: Claves para una Mejor Escuela. Revista de la Escuela de Psicología, Facultad de Filosofía y Educación Pontificia Universidad Católica De Valparaíso, 9(2), 34-52.

Biblioteca del Congreso Nacional de Chile (2009). Ley 20370. Ministerio de Educación de Chile. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1006043

Bolívar, A. (2000, septiembre 12-15). El Liderazgo Compartido según Peter Senge. Liderazgo y organizaciones que aprenden [Presentación de artículo]. III Congreso Internacional sobre Dirección de Centros Educativos, Bilbao, España. https://www.researchgate.net/profile/Antonio-Bolivar/publication/300170863_El_liderazgo_compartido_segun_Peter_Senge/links/5709da9708aed09e916f9ad3/El-liderazgo-compartido-segun-Peter-Senge.pdf

Bolívar-Botía, A. (2010). ¿Cómo un liderazgo pedagógico y distribuido mejora los logros académicos? Revisión de la investigación y propuesta. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, 3(5), 79-106. https://www.researchgate.net/publication/277265500_Como_un_liderazgo_pedagogico_y_distribuido_mejora_los_logros_academicos_Revision_de_la_investigacion_y_propuesta

Bolívar, A., López, J., & Murillo, F. (2013). Liderazgo en las instituciones educativas: una revisión de líneas de investigación. Revista Fuentes, 14, 15-60. https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/661078/liderazgo_bolivar_RF_2013.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Cancino, V., & Monroy, L. (2017). Políticas educativas de fortalecimiento del liderazgo directivo: desafíos para Chile en un análisis comparado con países OCDE. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 25(94), 26-58. https://doi.org/10.1590/s0104-40362017000100002

Corporación Municipal de Desarrollo Social (2021). Plan Anual de Desarrollo de la Educación Municipal 2021 (PADEM). Antofagasta. https://www.cmds.cl/plan-comunal-2/

Cortés, A. (2004). Estilos de liderazgo y motivación laboral en el ambiente educativo. Revista de Ciencias Sociales, 4(106), 203-214. https://www.redalyc.org/pdf/153/15310615.pdf

Del Valle, I. (2016). Las distintas dimensiones del liderazgo distribuido a partir del estudio de casos en escuelas de Madrid. En VII Congreso Iberoamericano de Pedagogía: Democracia y Educación en el siglo XXI. La obra de John Dewey 100 años después (pp. 720-722). Editorial Sociedad Española de Pedagogía. https://biblioteca.ucm.es/data/cont/docs/405-2016-10-05-LibroDeActas_SEP2016.pdf

Educación 2020 (2018). Menos carga administrativa, más calidad educativa. https://educacion2020.cl/wp-content/uploads/2018/06/M%C3%A1s-calidad-menos-carga.pdf

Galdames, S. (2019). Analizando y construyendo liderazgo distribuido. Líderes educativos. https://www.lidereseducativos.cl/recursos/analizando-y-construyendo-liderazgo-distribuido/

García, I. (2010). Liderazgo distribuido, una visión innovadora de la dirección escolar: una perspectiva teórica. Omnia, 16(3), 19-36. https://www.researchgate.net/publication/259217316_Liderazgo_distribuido_una_vision_innovadora_de_la_direccion_escolar_una_perspectiva_teorica

George, D., & Mallery, P. (2019). IBM SPSS Stadistic 25 Step by Step: A simple guide and reference. Routledge. https://www.google.cl/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiwkcqi67rwAhWWILkGHWU_BSYQFjAHegQIChAD&url=https%3A%2F%2Fdl.uswr.ac.ir%2Fbitstream%2FHannan%2F141288%2F1%2F9781138491045.pdf&usg=AOvVaw3-x9I46613TN6rDHk_BjQE

Hernández, R., & Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Editorial McGraw Hill Education. https://virtual.cuautitlan.unam.mx/rudics/?p=2612

Leithwood, K. (2009). ¿Cómo liderar nuestras escuelas? Aportes desde la investigación. Área de Educación Fundación Chile. https://docplayer.es/11900593-Como-liderar-nuestras-escuelas-aportes-desde-la-investigacion.html

Livacic, C. (2009). Evolución de las Organizaciones: Un mundo en cambio. Revista de Estudios Politécnicos, 7(12), 177-191. http://www.scielo.mec.pt/pdf/tek/n12/n12a10.pdf

MacBeath, J. (2011). Liderar el aprendizaje dentro y fuera de la escuela. Área de Educación, Fundación Chile. https://docplayer.es/70912362-Liderar-el-aprendizaje-dentro-y-fuera-de-la-escuela-john-macbeath.html

Maureira, O., Moforte, C., & González, G. (2014). Más liderazgo distribuido y menos liderazgo directivo: Nuevas perspectivas para caracterizar procesos de influencia en los centros escolares. Perfiles educativos, 36(146), 134-153. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982014000400009&lng=es&tlng=es

Maureira, O., Oñate, S., & Alfaro, P. (2016). Reconfigurando el sentido del liderazgo en organizaciones escolares contemporáneas: La perspectiva del liderazgo distribuido. Revista Complutense de Educación, 27(2), 689-706. https://www.researchgate.net/publication/302979342_Reconfigurando_el_sentido_del_liderazgo_en_organizaciones_escolares_contemporaneas_La_perspectiva_del_liderazgo_distribuido

Maureira, O., & Garay, S. (2019). Hacia la medición de la distribución del liderazgo en escuelas efectivas y vulnerables en Chile. Perfiles Educativos, 41(166). https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2019.166.58718

Maureira, O., Garay, S., Ahumada, L., & Ascencio, C. (2019). Perspectivas de diagnóstico sobre la distribución del liderazgo en organizaciones escolares: un análisis en dos dimensiones clave. Calidad en la Educación, (51), 164-191. https://doi.org/10.31619/caledu.n51.681

McMillan, J., & Schumacher, S. (2005). Investigación educativa. Pearson Educación S. A. https://des-for.infd.edu.ar/sitio/upload/McMillan_J._H.__Schumacher_S._2005._Investigacion_educativa_5_ed..pdf

MINEDUC (2015). Marco para la Buena Dirección y el Liderazgo Escolar. Maval Ltda. https://liderazgoescolar.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/55/2016/04/MBDLE_2015.pdf

MINEDUC (2019). Guía de herramientas para el desarrollo de recursos personales en equipos directivos. Herramienta 2: liderazgo escolar. División de Educación General. https://liderazgoescolar.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/55/2019/05/HERRAMIENTA2_final.pdf

MINEDUC (2021). Política de Fortalecimiento del Liderazgo para la Mejora Escolar 2014-2017. División Educación General. https://liderazgoescolar.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/55/2018/01/Politica-Fortalecimiento-del-Liderazgo-Escolar-2014-2018_Enero_208.pdf

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos (2009). Mejorar el liderazgo escolar: herramientas de trabajo. http://www.oecd.org/education/school/43913363.pdf

Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (2010). 2021 Metas Educativas: La educación que queremos para la generación de los bicentenarios. http://www.redage.org/publicaciones/metas-educativas-2021-la-educacion-que-queremos-para-la-generacion-de-los

Pardo, I. (2004). Organización vertical versus horizontal. Esic Market, 117, 182-197. https://www.researchgate.net/publication/277196175_Organizacion_vertical_versus_horizontal

Rojas, R., Prosser, G., & Bonilla, N. (2018). Distribuir el liderazgo para mejorar la calidad de la educación: Estudio comparativo en escuelas municipales de una ciudad del norte de Chile. Revista de Psicología de La Academia, (30), 38-49.

Spillane, J. (2005). Distributed Leadership. The Education Forum, 69(2), 143-150. https://doi.org/10.1080/00131720508984678

Spillane, J. P., & Camburn, E. (2006). La práctica de liderar y gestionar: La distribución de la responsabilidad de liderazgo y gestión en la escuela. Asociación Americana de Investigación Educativa, 22, 1-38. http://www.mspnet.org/projects/distleadership/12937.html

UNESCO (2015). Liderazgo Escolar en América Latina y el Caribe: experiencias innovadoras de formación de directivos escolares en la región. https://issuu.com/unesco-santiago/docs/liderazgo_escolar_en_am__rica_latin?workerAddress=ec2-52-91-210-216.compute-1.amazonaws.com

Verdugo, A. (2019). Evaluación del proceso de integración de los estándares pedagógicos en el proyecto formativo de las carreras de pedagogía en la Universidad de Playa Ancha Chile [Tesis de doctorado]. Universidad Autónoma de Barcelona. https://www.tesisenred.net/handle/10803/669841#page=1

Volante, P. (2008). Influencia de la dirección escolar en logro académicos. https://www.researchgate.net/publication/344025072_Influencia_de_la_direccion_escolar_en_logro_academicos

Weinstein, J. (2019, octubre). Colaboración docente y liderazgo distribuido. Hacia una nueva escuela [Presentación de artículo]. Seminario de Educación, Antofagasta, Chile. http://fme.cl/2019/10/17/jose-weinstein-con-las-herramientas-adecuadas-y-colaboracion-entre-docentes-el-liderazgo-distribuido-se-transforma-en-realidad/

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Galaz Moraga, E., & Verdugo Peñaloza, A. . (2023). Liderança Distribuída em Escolas Públicas e Relação com suas Categorias de Desempenho. Cuadernos De Investigación Educativa, 14(especial). https://doi.org/10.18861/cied.2023.14.especial.3318

Edição

Seção

Tópicos de pesquisa