Avaliação do projeto do centro: estudo aplicado a um centro de educação tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2023.14.especial.3347Palavras-chave:
projeto educativo escolar, aprendizagem profunda, competências, habilidades, avaliação, mudança escolarResumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um estudo diagnóstico em um centro educacional público tecnológico em Montevidéu, Uruguai. O trabalho, realizado em 2021, teve como objetivo estudar os fatores associados às fragilidades na avaliação do projeto do referido centro. A abordagem metodológica foi qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso, com a aplicação de diversas técnicas —análise de dois documentos, três entrevistas exploratórias com referências institucionais, duas entrevistas semiestruturadas com uma professora e a coordenadora, e uma pesquisa com a equipe docente— para coleta de dados. O estudo conclui que foi aplicado um instrumento inoperante para avaliar o projeto de centro da organização. Os fenômenos que causam essa fragilidade são explicados fundamentalmente por uma equipe de ensino mal treinada para avaliar projetos e dificuldades na divulgação dos resultados da avaliação. Para fortalecer a avaliação do projeto, é preciso trabalhar um Plano de Melhoria Organizacional baseado em linhas de ação que fortaleçam os recursos humanos do centro, desenhem um instrumento de avaliação interna e organizem a coordenação pedagógica.
Downloads
Referências
Administración Nacional de Educación Pública. (2018). Censo Nacional Docente. https://censodocente2018.anep.edu.uy/censo/documentos/COMPILACI%C3%93N%20CENSO%202019.pdf
Administración Nacional de Educación Pública. (2020). Centros Educativos Comunitarios. https://www.utu.edu.uy/media-basica/centros-educativos-comunitarios-cec
Aguerrondo, I. (2007). Racionalidades subyacentes en los modelos de planificación (educativa). IIPE-UNESCO.
Ander-Egg, E. (2011). Aprender a investigar. Brujas.
Balsa, A., Cabrera, J., Rodríguez, E., Verderese, V., Álvarez, G., & Pérez, M. (2019). Evolución del perfil docente del Consejo Técnico Profesional. BID.
Ballestín, B., & Fàbregues, S. (2018). La práctica de la investigación cualitativa en ciencias sociales y de la educación. UOC.
Castro, F., & Castro, J. (2013). Manual para el diseño de proyectos de gestión educativa. Universidad del Bío Bío.
Castro, B., Duran, S., Mora, Y., Castro, R., Ballestas, M., & Tamara, J. (2020). El aprendizaje como eje estratégico del desarrollo organizacional en PyMEs de Baranquilla. Espacios, 41(14), 194-205.
De Cuadro, A. (2018). Ciencias sociales y estudios de juventud: abordajes desde el campo de la comunicación. Centros Educativos Comunitarios: apuesta educativa de inclusión. Revista Argentina de Estudios de Juventud, 12, 1-11.
Domingo, J. (2010). Apoyo a los procesos de autorevisión escolar: una revisión crítica. Educación Social, 31(111), 541-560.
Dorantes, J., & Tobón, S. (2017). Instrumentos de evaluación: rúbricas socioformativas. Praxis Investigativa ReDIE, 9(17), 79-86.
Flórez, E., Páez, J., Fernández, C., & Salgado, F. (2018). Reflexiones docentes acerca de las concepciones sobre la evaluación del aprendizaje y su influencia en las prácticas educativas. Revista Científica, 34(1), 63-72.
Fullan, M., & Langworthy, M. (2014). Una rica veta. Cómo las nuevas pedagogías logran el aprendizaje en profundidad. Pearson.
Gairín, J., Muñoz, J., & Rodríguez-Gómez, D. (2009). Estadios organizativos y gestión del conocimiento en instituciones educativas. Revista de Ciencias Sociales, 15(4), 620-634.
Gómez, M., & Olveira, M. (2018). El proyecto educativo, documento principal del centro escolar. Red Iberoamericana de Pedagogía, 7(4), 70-75.
Jara, O. (2018). La sistematización de experiencias: prácticas y teoría para otros mundos posibles. CINDE.
Koontz, H., Weihrich, H., & Cannice, M. (2014). Administración. Una perspectiva global y empresarial. McGraw Hill.
Kweksilbe, C., & Trías, D. (2020). Rúbrica de evaluación. Usos y aprendizajes en un grupo de docentes universitarios. Páginas de Educación, 13(2), 100-124.
Martins, D. (2021). O teletrabalho durante a pandemia da covid- 19: indicadores da intensificação do trabalho docente. Revista Educação E Políticas Em Debate, 10(3), 1158-1171.
Moeller, M., & Navarro, M. (2014). Proyectos de gestión educativa. ECORFAN.
Mosquera, C., & Rodríguez, M. (2017). Proyecto educativo como fundamento para pensar la subjetividad política desde la cultura escolar. Ágora USB, 18(1), 255-267.
Nirenberg, O. (2006). El diagnóstico participativo local en intervenciones sociales. Centro de Apoyo al Desarrollo Local, 44, 1-19.
Pereiro, M., & Páramo, M. (2017). Marco curricular y legislativo de un proyecto de centro de educación para el desarrollo bajo principios de transversalidad y sentido de comunidad. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 14, 138-142.
Pérez, G. (2016). Guía metodológica para la elaboración de proyectos/planes de acción participativos en centros de enseñanza secundaria. UNICEF.
Pineda, J. (2016). Diseño de proyectos educativos mediados por TIC: un marco de referencia. Opción, 3(10), 477-499.
Red Global de Aprendizajes. (2020). Rúbrica de centro. https://redglobal.edu.uy/storage/app/media/pdf/RGA%20-%20Rubrica%20de%20centro%202020.pdf
Rodríguez, E. (2006). El proyecto de centro y la coordinación docente: un estudio sobre dos innovaciones de la reforma educativa en Uruguay. Investigación Arbitrada, 11(36), 137-153.
Romano, C. (2014). Guía introductoria para la formulación de proyectos. MEC.
Torres, A., & Papa, G. (1999). Proyecto educativo de centro. Una alternativa real. Cuadernos de Investigación Educativa, 1(5), 10-12.
Trindade, R. (2021). Planificación estratégica situacional en la gestión escolar de las instituciones educativas. Alborada De La Ciencia, 1(1), 9-16.
Universia. (2015, enero 15). ¿Qué son los Centros Educativos Comunitarios? https://www.universia.net/uy/actualidad/orientacion-academica/que-son-centros-educativos-comunitarios-1117993.html
Varela, M., & Vives, T. (2016). Autenticidad y calidad en la investigación educativa cualitativa: multivocalidad. Investigación en Educación Médica, 5(19), 191-198.
Yin, R. (2018). Case Study. Research and applications: Design and Methods (6.º ed.). Sage.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.