Fortalecimento da identidade local através da história
uma abordagem quase experimental na educação secundária chilena
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2025.16.1.3918Palavras-chave:
história local, identidade cultural, sentimento de pertencimento, educação cívica, participação comunitáriaResumo
Este artigo investiga a integração da história local no ensino médio como estratégia para fortalecer a identidade cultural e o sentimento de pertencimento dos alunos. O objetivo do estudo foi promover a compreensão e a valorização da história local, destacando sua importância na construção da identidade cultural e sua conexão com o meio. Por meio de uma abordagem quase experimental, trabalhou-se com uma amostra de 101 estudantes do ensino médio, aplicando testes para avaliar sua conexão com a história local antes e depois de uma intervenção educativa que incluiu atividades e diálogos reflexivos sobre educação cívica e história local. Os resultados iniciais revelaram uma fraca integração da história local no currículo, o que afetava negativamente a conexão dos alunos com seu ambiente. No entanto, após a intervenção, foram observadas melhorias significativas no interesse, na motivação e na participação dos alunos. Essas descobertas sublinham a necessidade de incorporar a história local no ensino médio para enriquecer a experiência educativa e fortalecer a identidade cultural. Promover o ensino da história local não só melhora a aprendizagem, mas também contribui para a formação de cidadãos engajados e conscientes do seu patrimônio cultural, abordando a desconexão cultural gerada por um enfoque educacional centrado numa identidade nacional unitária.
Downloads
Referências
Berríos Villarroel, A., & Tessada Sepúlveda, V. (2023). Percepciones sobre el uso del patrimonio como recurso educativo entre docentes de Historia, Geografía y Ciencias Sociales de la Región del Maule. Revista De Estudios Y Experiencias En Educación, 22(49), 177–193. https://doi.org/10.21703/rexe.v22i49.1709
Calvas, M., Espinoza, E., & Herrera, L., (2019). Fundamentos del estudio de la Historia Local en las Ciencias Sociales y su importancia para la Educación Ciudadana. Revista Conrado, 15(70), 193-202.
Canedo, M. (2010). La historia local entre el ámbito educativo y las prácticas historiográficas. Consideraciones a partir de la Historia de los Pueblos en Buenos Aires. Revista Escuela de Historia, 9(1-2), 1-19.
Campos, H. (2018). Estudio de la identidad cultural mediante una construcción epistémica del concepto identidad cultural regional. Cinta de moebio, (62), 199-212. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-554X2018000200199
Carrasco, S. (2021). Los límites de la participación: un análisis de la política de participación ciudadana en Chile (2011-2018). Polis, 20(58), 120-140.
Cortez, A. (2013). Entre la comarca y la nación. La historia local en las bases curriculares de enseñanza en Chile. En XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia (pp.1-20). Universidad Nacional de Cuyo.
Dagnino, J. (2014). Tipos de Estudio. Revista chilena de anestesia, (43), 104-108.
Echenique, F. (2018). Desafíos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la historia local: una alternativa didáctica. Varona. Revista Científica Metodológica, (66), 1-7.
Félix, E., Villegas, D., & Saavedra, P., (2023). Historia desde los bordes: enseñanza de la historia local como reconstrucción y desarrollo identitario del Sur. Desde el Sur, 15(4), 1-21. https://dx.doi.org/10.21142/des-1504-2023-0059
Fernández-García, P., Vallejo-Seco, G., Livacic-Rojas, P., & Tuero-Herrero, E. (2014). Validez Estructurada para una investigación cuasi-experimental de calidad: se cumplen 50 años de la presentación en sociedad de los diseños cuasi-experimentales. Anales de psicología, 30(2), 756-771. https://dx.doi.org/10.6018/analesps.30.2.166911
Fuente-Alba, F., Basulto, Ó., & Moraga, S., (2019). Fragmentos de identidad local en el cine de ficción rodado en la región del Bío-Bío, Chile. Anagramas Rumbos y sentidos de la comunicación, 18(35), 95-117 https://doi.org/10.22395/angr.v18n35a6.
Hernández, J., & Reinoso, I. (2021). El vínculo de la historia local a la historia regional y nacional. Experiencias en su enseñanza. Mendive. Revista de Educación, 10(3), 821-836.
Ibarra, J., Albarrán, F., Lobos, M., Conteras, G., Mardones, M., Stevens, S., Mesa-Vázquez, S. & Vidal, M. (2023). Valoración del Sentido de pertenencia, resiliencia y comunicación y habitantes de una zona costera. South Florida Journal of Development, 4(2), 1089-1104. https://doi.org/10.46932/sfjdv4n3-006
Lacomba, J. (2012). La historia local y su importancia. Congreso de Historia de Linares. Universidad de Málaga, Málaga, España.
Mazzei, L. (2015). Estudios de Historia Económica y Regional del BioBio. Ediciones del Archivo Histórico de Concepción.
Moreno-Murcia, J. A., Huéscar, E., Núñez, J. L., León, J., Valero-Valenzuela, A., & Conte, L. (2019). Protocolo de estudio cuasi-experimental para promover un estilo interpersonal de apoyo a la autonomía en docentes de educación física. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(2), 83-101.
Pérez, S., & García, S. (2023). La Investigación Cuantitativa. En D. Ortega-Sánchez (Ed.), ¿Cómo investigar en Didáctica de las Ciencias Sociales? Fundamentos metodológicos, técnica e instrumentos de investigación (pp. 121-196). Octaedro.
Rueda, R., Barallobre, I., & Fonseca, Y. (2021). Tareas docentes para fortalecer el trabajo con la historia local. Revista de Innovación Social y Desarrollo, 6(1), 33-48.
Tesén, J., & Ramirez, J., (2021). Fortalecimiento de la identidad cultural en la Educación Básica Regular. Educare Et Comunicare, 9(1), 47-58. https://doi.org/10.35383/educare.v9i1.600
Torres, S., & Aparicio, C. (2022). Formación Ciudadana en carreras de Pedagogía: Estudio de caso en una institución de educación superior del sur de Chile. Sophia Astral, 28(16), 1-23. https://doi.org/10.22352/SAUSTRAL20222816
Utrera Alonso, M., Lóriga Socorro, J. J., & Consuegra Cheng, M. M. (2022). La historia local una necesidad desde la formación del profesorado. Revista Conrado, 18(88), 151-157.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.