Percepção das tecnologias digitais e competência intercultural no ensino universitário
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2025.16.1.3953Palavras-chave:
competências, tecnologias, educação intercultural, formação profissional, globalizaçãoResumo
Pretende-se fornecer informações que auxiliem na tomada de decisões acadêmicas sobre os benefícios e vantagens das tecnologias digitais no desenvolvimento da competência intercultural, na promoção do respeito e da inclusão da diversidade cultural, bem como seu uso na educação virtual e presencial. Dessa forma, pretende-se contribuir para a aprendizagem de competências e a formação de qualidade dos estudantes. Esta pesquisa foi realizada na Licenciatura em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Nacional de San Marcos (UNMSM), no Peru, e na Licenciatura em Design de Comunicação Gráfica do Centro Universitário de Arte, Arquitetura e Design da Universidade de Guadalajara (CUAAD-UdeG) no México. A pesquisa, de natureza descritivo-comparativa, analisou a incidência das tecnologias digitais na competência intercultural por meio da aplicação de 165 questionários: 97 na Licenciatura em Educação e 68 na Licenciatura em Design Gráfico, utilizando perguntas baseadas na escala de Likert. Os resultados indicaram que o coeficiente de Spearman revelou uma correlação moderada e positiva entre as variáveis, com valores de 0,772, na Universidade de San Marcos e 0,655 na Universidade de Guadalajara, ambos com p-valor <0,05. O estudo conclui que as tecnologias digitais afetam a competência intercultural em ambas as universidades, estando interligadas à qualidade educacional. O perfil profissional docente atual exige o domínio das tecnologias para a formação dos estudantes.
Downloads
Referências
Aguaded, J. I., & Pérez, M. (2007). La educación en medios de comunicación como contexto educativo en un mundo globalizador. En J. Cabero (Coord.), Nuevas Tecnologías aplicadas a la Educación (pp. 63-75). McGraw-Hill.
Alonso-García, S., Roque-Herrera, Y., & Juárez-Ramos, V. (2019). La educación intercultural en el contexto ecuatoriano de educación superior: un caso de innovación curricular. Tendencias Pedagógicas, 33, 47-58. https://doi.org/10.15366/tp2019.33.004
Aneas Álvarez, M. (2005). Competencia intercultural, concepto, efectos e implicaciones en el ejercicio de la ciudadanía. Revista Iberoamericana de Educación, 36(13), 1-10. https://doi.org/10.35362/rie36133004
Barrera, S., & Cabrera, J. (2021). La relación entre cultura, competencia intercultural y educación: fundamento de la enseñanza de culturas extranjeras. Mendive. Revista de Educación, 19(3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962021000300999
Becerra, F., Del Río, C., & Narváez, C. (2021). Lecciones aprendidas de la implementación de un Sistema de Información Gerencial diseñado en la Universidad de Otavalo, Ecuador. E-Ciencias de la Información, 11(1), 90-92. http://dx.doi.org/10.15517/eci.v11i1.41501
Cabello, P., Ochoa J. M., & Felmer P. (2020). Tecnologías digitales como recurso pedagógico y su integración curricular en la formación inicial docente en Chile. Pensamiento educativo, 57(1). http://dx.doi.org/10.7764/pel.57.1.2020.9
Cabrera, C., Cabrera, A., Carámbula, S., Pérez, A., & Pérez, M. (2018). Tecnologías digitales: análisis de planes de profesorado de Uruguay. Cuadernos de Investigación Educativa, 9(2). https://doi.org/10.18861/cied.2018.9.2.2858
Cisneros-Barahona, A., Marqués Molías, L., Samaniego-Erazo, N., Uvidia-Fassler, M. I., Castro-Ortiz, W., & Villa-Yánez, H. (2023). Competencia digital, profesorado y educación superior: Bibliometría desde la Web of Science. Human review, International Humanities Review, 16(5).
Cubillos, F., Romero B., & Navarro, J. (2019). El concepto de debate emergente como recurso para la inclusión de competencias interculturales en la formación inicial docente en Chile. Cuadernos de Investigación Educativa, 10(2), 91-104. https://doi.org/10.18861/cied.2019.10.2.2909
De Pablos, J. (2018). Las tecnologías digitales y su impacto en la Universidad. Las nuevas mediaciones. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 21(2). https://doi.org/10.5944/ried.21.2.20733
Dietz, G. (2017). Interculturalidad: una aproximación antropológica. Revista Perfiles Educativos, 156(39), 192-207.
Fernández, E., Leiva, J., & López, E. (2018). Competencias digitales en docentes de Educación Superior. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 12(1).
Fernando Gomes, M. (2022). Educación y tecnologías digitales desde la base epistemológica de Paulo Freire. Revisión sistemática de la literatura en la base de datos SciELO. Techno Review: International Technology, Science and Society Review, 11(2).
García, S., Garrote, D., & Jiménez, S. (2016). Uso de las TIC en el Trastorno de Espectro Autista: aplicaciones. EDMETIC, 5(2), 134–157. https://doi.org/10.21071/edmetic.v5i2.5780
Garrote, D., Arenas, J., & Jiménez, S. (2018). Las TIC como herramientas para el desarrollo de la competencia intercultural. EDMETIC, 7(2), 166–183. https://doi.org/10.21071/edmetic.v7i2.10533
Garzón, E., Sola, T., Ortega, J. L., Marín, J. A., & Gómez, G. (2020). Teacher Training in Lifelong Learning—The Importance of Digital Competence in the Encouragement of Teaching Innovation. Sustainability 2020, 12(7), 2852. https://doi.org/10.3390/su12072852
Graue, E., Martuscelli, J., & Martínez Leyva, C. (2019). Educación superior, el futuro del trabajo y la automatización. Universidades, 70(81), 65-76.
Guerrero Posadas, M. (2023). Educación a distancia en comunidades rurales: logros y retos en educación superior. Cadernos de Pesquisa, 53. https://doi.org/10.1590/198053149860
Ketil, B. (2019). Comprendiendo los aspectos culturales y sociales de las competencias digitales docentes. Revista Científica de Educomunicación, 27(61), 9-19.
Lehmann, D. (2015). Convergencias y divergencias en la educación superior intercultural en México. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, 60(223), 138-170.
Leiva-Olivencia, J. J. (2014). La interculturalidad en el contexto universitario a través de las voces de estudiantes inmigrantes. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 17(2), 155-166. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.17.2.197171
Leiva-Olivencia, J. J., & Priegue, D., (2012). Las competencias interculturales en la sociedad del conocimiento: reflexiones y análisis pedagógico. Edutec. Revista Electrónica De Tecnología Educativa, (40), a207. https://doi.org/10.21556/edutec.2012.40.370
Martínez, X. (2019). Presentación. La industria 4.0 y las pedagogías digitales: aporías e implicaciones para la educación superior. Innovación educativa, 19(79).
Morales, M., Trujillo, J. M., & Raso, F. (2016). Percepción del profesorado y alumnado universitario ante las posibilidades que ofrecen las TIC en su integración en el proceso educativo: reflexiones, experiencias e investigación en la Facultad de educación de Granada. EDMETIC, 5(1), 113-142. https://doi.org/10.21071/edmetic.v5i1.4019
Peñalva Vélez, A., & Leiva Olivencia, J. J. (2019). Metodologías cooperativas y colaborativas en la formación del profesorado para la competencia intercultural. Tendencias Pedagógicas, 33, 37-46. https://doi.org/10.15366/tp2019.33.003
Poveda, P., & Cifuentes, J. (2020). Incorporación de las tecnologías de información y comunicación (TIC) durante el proceso de aprendizaje en la educación superior. Formación universitaria, 13(6), 95-104. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062020000600095
Quiñonez Pech, S., Ruiz del Hoyo Loeza, E., & Zapata González, A. (2023). Retos en el desarrollo de la competencia digital en docentes de secundaria. Apertura, 15(1).
Rodrigo-Cano, D., De-Casas-Moreno, P., & Aguaded, I. (2020). Aprendizaje móvil (m-learning) como recurso formativo para empresas. Mediterránea, 11(1), 61-74.
Tubella, I., & Vilaseca, J. (2005). Sociedad del conocimiento, cómo cambia el mundo ante nuestros ojos. UOC.
Unesco Office Santiago and Regional Bureau for Education in Latin America and the Caribbean (2017). Conocimiento indígena y políticas educativas en América Latina: análisis exploratorio de cómo las cosmovisiones y conceptos culturales indígenas de conocimiento inciden, y pueden incidir, en la política educativa en la región. Unesco.
Vargas-Murillo, G. (2019). Competencias digitales y su integración con herramientas tecnológicas en educación superior. Cuadernos Hospital de Clínicas, 60(1).
Zempoalteca Durán, B., Barragán López, J. F., González Martínez, J., & Guzmán Flores, T. (2017). Formación en TIC y competencia digital en la docencia en instituciones públicas de educación superior. Revista de Innovación Educativa, 9(1), 80-96. https://doi.org/10.32870/ap.v9n1.922
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.