A memória traumatica nos discursos de Macri. A campanha presidencial em 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/ic.2019.14.2.2925

Palavras-chave:

Macri, campanha presidencial, análise de discurso, intimidade, autobiografia

Resumo

Neste trabalho realizamos uma análise discursiva das diferentes aparências e versões da história de sequestro que o ex-presidente argentino, Mauricio Macri (2015-2019), sofreu em 1991. Para isso, fizemos um corpus de declarações produzidas durante a campanha presidencial de 2015, na qual o candidato narra sua própria experiência traumática. Pretendemos contribuir com o estudo da “memória traumática” como expressão do espaço biográfico de candidatos e líderes políticos e, no caso específico de Macri, como estratégia de construção de personalidade e liderança durante a campanha. Através do estudo deste caso, procuramos responder: o que leva um candidato a narrar um evento traumático? Refletiremos sobre o papel que essas histórias ocuparam nas estratégias de personalização e humanização do candidato argentino. Especificamente, abordaremos quatro dimensões que, em nossa opinião, caracterizam a apresentação de si: vitimização, humanização, compaixão e superação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amossy, R. (2000). L’argumentation dans le discours politique. Paris: Armand Colin

Amossy, R. (2010). La présentation de soi. Ethos et identité verbale. Paris: Presses Universitaires de France.

Annunziata, R. (2013). La figura del “hombre común” en el marco de la legitimidad de proximidad: ¿un nuevo sujeto político? Astrolabio, 10. Recuperado de: http://bit.ly/2QOi1jq

Arfuch, L. (2010). El espacio biográfico. Dilemas de la subjetividad contemporánea. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Arfuch, L. (janeiro-junho, 2012). Narrativas del yo y memorias traumáticas. Tempo e Argumento, 4(1), 45-60. DOI: 10.5965/2175180304012012045

Ariza, A. (2016). Mauricio Macri: claves de una campaña virtual exitosa. Memorias XII Congreso Nacional y V Congreso Internacional sobre Democracia, Universidad Nacional de Rosario, Argentina.

Arnoux, E. (2006). Introducción al Análisis del Discurso. Modos de abordar materiales de archivo. Buenos Aires: Santiago Arcos.

Bajtín, M. ([1979] 2011). Estética de la creación verbal. Buenos Aires: Siglo XXI.

Benveniste, É. ([1974] 1991). Problemas de Lingüística General I. México: Siglo XXI.

Catelli, N. (2007). En la era de la intimidad. Rosario: Beatriz Viterbo Editora.

Campbell, J. ([1949] 2012). The Hero with a Thousand Faces. San Francisco: New World Library.

Dagatti, M. (2017). Las emociones políticas. Un modelo discursivo de estudio. Rétor, 7(1), 40-72. Recuperado de: http://www.revistaretor.org/pdf/retor0701_dagatti

De Man, P. (diciembre, 1991). La autobiografía como desfiguración. La autobiografía y sus problemas teóricos. Suplementos Antropos, 29, 113-118. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=282732

Gusdorf, G. (1991). Auto-bio-graphie. Paris: Odile Jacob.

Jelin, E. (2018). La lucha por el pasado. Cómo construimos la memoria social. Buenos Aires: Siglo XXI.

Langer, A. I. (2010). The Politization of Private Persona: Exceptional Leaders or the New Rule? The Case of the United Kingdom and the Blair Effect. International Journal of Press/Politics, 15(1), 60-76.

Lejeune, P. (1991). El pacto autobiográfico y otros estudios. Madrid: Megazul-Endymion.

Levi, P. (1947). Se questo è un uomo. Turin: Giulio Einaudi.

Lindón, A. (julio-diciembre, 1999). Narrativas autobiográficas, memoria y mitos: una aproximación a la acción social. Economía, Sociedad y Territorio, II(6), 295-310. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=11100607

Maingueneau, D. (2002) Problemas de ethos. Pratiques, 113/114, 55-67.

Martín Salgado, L. (2002). Marketing político. Arte y ciencia de la persuasión en la democracia. Barcelona. Paidós

Niebieskikwiat, N. (2016). El secuestro. Buenos Aires: Planeta.

Oliva, M., Pérez-Latorre, Ó. & Besalú, R. (2015). Celebrificación del candidato. Cultura de la fama, marketing electoral y construcción de la imagen pública del político.

Arbor, 191(775), septiembre-octubre 2015, a270. Recuperado de: https://doi.

org/10.3989/arbor.2015.775n5009

Pasquino, G. (1990). Liderazgo y comunicación política. Psicología Política, 1, 65-85.

Poguntke, Thomas & Webb, Paul (2005). The presidentialization of Politics: A

Comparative Study of Modern Democracies. Oxford Scholarship Online.

DOI:10.1093/0199252017.001.0001

Ricoeur, P. (2002). Definición de la memoria desde un punto de vista filosófica. En Academia Universal de las Culturas, ¿Por qué recordar? Barcelona: Granica.

Rosanvallon, P. (2008). La legitimidad democrática. Imparcialidad, reflexividad, proximidad. Buenos Aires: Manantial.

Samuels, D. J. & Shugart, M. S. (2010). Insiders and outsiders: Madison’s Dilemma and Leadership Selection. En Samuels, D. J. & Shugart, M. S. (Eds.), Presidents, Parties and Prime Ministers (pp. 62-93). Cambridge: Cambridge University Press.

Sarlo, B. (2012). Tiempo pasado: cultura de la memoria y giro subjetivo. Una discusión. Buenos Aires: Siglo Veintiuno.

Sartori, G. (1999). Homo videns. La democracia teledirigida. Madrid: Taurus.

Sibilia, P. (2008). La intimidad como espectáculo. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Wood, M., Corbett, J. & Flinders, M. (2016). Just like us: Everyday celebrity politicians and the pursuit of popularity in an age of anti-politics. The British journal of politics and international relations, 18(3), 581-598. Recuperado de: http://doi.org/10.1177/1369148116632182

Publicado

2019-12-27

Como Citar

Castelo Heymann, S. (2019). A memória traumatica nos discursos de Macri. A campanha presidencial em 2015. InMediaciones De La Comunicación, 14(2), 167–184. https://doi.org/10.18861/ic.2019.14.2.2925

Edição

Seção

Artigos