Comunicaçao organizacional
História, desenvolvimento e perspectivas de um conceito em constante construção na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.18861/ic.2020.15.2.3018Palavras-chave:
comunicação nas organizações, comunicação estratégica, comunicação corporativa, engenharia em comunicação social, posturas teórico-filosóficasResumo
A comunicação organizacional é um conceito em constante construção acadêmica e profissional a partir de duas vertentes: a comunicação mesma e os diferentes estudos organizacionais. O artigo apresenta uma pesquisa documental que fornece um panorama geral das principais fontes, autores e enfoques que abordam este fenômeno para tentar ilustrar a evolução do termo na América Latina, com especial ênfase no desenvolvimento da comunicação nas organizações no México. Detalha-se a importância que o conceito assumiu a partir de 1990, quando passou a ser objeto de interesse de diversos pesquisadores da área e os pontos comuns que têm contribuído para o desenvolvimento de novos quadros referenciais de pesquisa. O artigo descreve as principais características dos estudos sobre comunicação organizacional e apresenta as possíveis coincidências para futuras pesquisas empíricas a partir de cinco propostas de abordagem, particularmente mexicana e argentina.
Downloads
Referências
Aguilera, J. (2007). El aquí y el ahora de la comunicación en la empresa. Revista de comunicación, (1), 26- 28. Recuperado de: http://pdfs.wke.es/1/6/7/2/pd0000021672.pdf
Amado, A. & Castro, C. (2002). Comunicaciones públicas, el modelo de la comunicación integrada. México: Océano.
Andrade, H. (1991). Hacia una definición de la comunicación organizacional. En Fernández, C. (comp.), La comunicación en las organizaciones (pp. 29-34). México: Trillas.
Andrade, H. (2002). Cultura organizacional, administración de recursos simbólicos y comunicación. En Fernández, C. La comunicación en las organizaciones (pp. 88-97). México: Trillas.
Andrade, J. A. (2012). El campo de estudio de la comunicación organizacional en México, sus relaciones institucionales y la generación de conocimiento. En De la Peña, G. & Gervasi, F. (coords.), Memoria: XXIV Encuentro nacional AMIC La investigación de la comunicación y su incidencia social: análisis sobre la construcción del campo de estudio y la producción de conocimiento (pp. 1064-1070). México: Universidad Autónoma de Coahuila y AMIC.
Arango, F. A. & Pulgarín, L. F. (2011). Origen y evolución de la comunicación en Antioquía, a partir del testimonio de algunos de sus protagonistas. Antioquía: Corporación Universitaria Lasallista.
Aravena, S. (junio – diciembre, 2007). La comunicación organizacional es algo más que una moda. Revista RE-Representaciones: periodismo, comunicación y sociedad (3), 111-120.
Arévalo, R. I. & Guillén, G. (2017). Introducción. En Arévalo, R. I. & Guillén, G. (Orgs.), La comunicación para las organizaciones en México: evolución, teoría y práctica (pp. 17-21). México: S.C. Universidad Anáhuac México y Editorial Tirant Lo Blanch México S. de R. L.
Asociación Mexicana de Investigadores y Profesionales de Comunicación Organizacional (AMIPCO) (2016). Estatutos. Recuperado de: http://amipco.org/#about
Asociación Mexicana de Comunicadores, AC. (AMCO) (2020), Quienes somos. Recuperado de: https://amco.com.mx/category/quienes-somos/
Ávila, R. & Schiaffini, M. (2012). Sentido y cultura en el campo disciplinar de la comunicación organizacional. En La investigación de la comunicación y su incidencia social. Análisis sobre la construcción del campo de estudio y la producción de conocimiento. Memorias XXIV Encuentro Nacional de la AMIC (pp. 1087-1097). México: Universidad Autónoma de Coahuila y AMIC.
Bozzetti, S. L. (2016). Comunicación Estratégica. RRPP net. Portal de Relaciones Públicas. Recuperado de: http://www.rrppnet.com.ar/comunicacionestrategica.htm
Buenaventura, M. L. (2007). Ciespal, pionero en la comunicación organizacional. Chasqui, (97), 62-65.
Cardona, D. (2016). Espacios de aplicación de la ingeniería en comunicación social. Razón y palabra, 21(916), 63-78 Recuperado de: http://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/916
Cardozo, S. (julio-diciembre, 2007) La comunicación en el Marketing. Visión gerencial (2), 196-206.
Consejo Nacional para la Enseñanza y la Investigación de las Ciencias de la Comunicación. (2020). Recuperado de: http://coneicc.customers.com.mx/index.cfm
Contreras, O. E. (2005). Cultura organizacional en el área administrativa de una institución privada de educación superior en Zacatecas. Razón y Palabra (55). Recuperado de: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n55/ocontreras.html
Contreras, O. E. (septiembre, 2015). Comunicación organizacional y corporativa, las definiciones. Revista DIRCOM (108). Recuperado de: http://www.dircomsocial.com/profiles/blogs/revista-dircom-108-comunicacion-organizacional
Costa, J. (2005). De la comunicación integrada al director de comunicación. Chasqui. (91), 56-63. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1348826
Zapata, L. (2011). Entrevista a Joan Costa: “El ADN del DirCom”. Imagen y Comunicación (17), 18-27. Recuperado de: https://es.calameo.com/read/003145373dd8e3a3d526a
Estavillo, L. (1999). ABC del desarrollo organizacional. México D.F.: Trillas.
Félix, A. (2014). La comunicación en las teorías de las organizaciones. El cruzar del siglo XX y la revolución de las nuevas tecnologías. Una visión histórica. Historia y Comunicación Social. 19, 195-210.
Fernández, C. (2001). La comunicación humana en el mundo contemporáneo. México: Mc. Graw Hill.
Freeman, R. (1984). Strategic management: a stakeholder approach. Marshfield: Pitman.
Fuentes, R. (1989). Notas para una historia de la AMIC. Boletín ALAIC (1), 43-48.
Galindo, J. (2010). La Comunicología y su espacio de posibilidad. Apuntes hacia una propuesta general. Razón y Palabra, (72). Recuperado de: http://www.razonypalabra.org.mx/N/N72/Monotematico/2_Galindo_72.pdf
Galindo, J. (marzo, 2012). Comunicología e ingeniería en comunicación social del conflicto y la articulación. Apuntes para un programa de trabajo en comuniconomía de la comunicación estratégica. Revista Intersticios Sociales, (3), 3-35 Recuperado de: http://www.intersticiossociales.com/index.php/is/article/view/22/22
Galindo, J. (2014). La comunicología histórica y la comunicología posible. Un apunte sobre las bases del pensamiento científico en comunicación. Revista redes.com (14). Recuperado de: http://revista-redes.hospedagemdesites.ws/index.php/revista-redes/article/view/338
Galindo, J. (2015). Comunicología e ingeniería en comunicación social del conflicto y la articulación: Apuntes para un programa trabajo en comuniconomía de la comunicación estratégica. En Galindo, J. & Islas, O. (coords.), Ingeniería en Comunicación Social y Comunicación Estratégica. Cuadernos Artesanos de Comunicación, (75). Recuperado de: http://www.revistalatinacs.org/067/cuadernos/2015/cac75.pdf
Goldhaber, G. (1989). Comunicación organizacional. México: Diana.
Guillén, G., Padilla, L. A. & Espinosa, S. (2017). Fortalecimiento del gremio de la comunicación organizacional en México. En Arévalo, R. & Guillén, G. (coords.), La comunicación para las organizaciones en México: evolución, teoría y práctica (pp. 41-63). México: S.C. Universidad Anáhuac México y Editorial Tirant Lo Blanch México S. de R. L.
Hidalgo, J. A. (2006). El coraje ético más allá de la cultura empresarial. En Rebeil, M. A. (Coord.), Comunicación estratégica en las organizaciones (pp. 131-148). México: Trillas.
Krohling-Kunsch, M. (2012). Las dimensiones humana, instrumental y estratégica de la comunicación organizacional: recorte de un estudio aplicado en el segmento corporativo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 35(2), 267-289.
Krohling-Kunsch, M. (2014). Comunicação Organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. MATRIZes, 8(2), 35-61.
Krohling-Kunsch. M. (2015). La comunicación en la gestión de la sostenibilidad en las organizaciones. Revista Mediterránea de Comunicación, 6(2), 9-62. Recuperado de: https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/47930/5/ReMedCom_06_02_04.pdf
León, G. A. (2002). Convergencia global y comunicación organizacional en México. Apuntes Diagnósticos. Revista Latina de Comunicación Social (52). Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/819/81952505.pdf]
León, G. A. (2006). La comunicación organizacional en México. Enfoques, diseños y problemas de su desarrollo. Análisi: Quaderns de comunicación i cultura. (34), 287-304. Recuperado de: http://ddd.uab.cat/pub/analisi/02112175n34/02112175n34p287.pdf]
Llano, S. (1996). La comunicación organizacional en México. Características y perspectivas. Razón y Palabra (4). Recuperado de: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n4/llano.htm
Macías, N. & Cardona, D. (2007). Intervención social estratégica. Principios de Comunimetodología. México: UIC.
Massoni, S. (2016). Avatares del comunicador complejo y fluido: del perfil del comunicador social y otros devenires. Quito: CIESPAL.
Míguez, M. (2007). Análisis del uso de los conceptos de público, “stakeholder” y “constituent” en el marco teórico de las relaciones públicas. ZER-Revista de estudios de comunicación, 12(23), 183-197. Recuperado de: https://ojs.ehu.eus/index.php/Zer/article/view/3654/3286
Montoya-Robles, M. (2018). Comunicación organizacional: revisión de su concepto y prácticas de algunos autores mexicanos. Razón y Palabra, 22, 778-795. Recuperado de: http://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/1134
Nosnik, A. (enero-febrero, 1996). Linealidad, dinamismo y productividad: tres concepciones de la comunicación humana y social. Razón y palabra (1). Recuperado de: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n1/nosnik1.html
Nosnik, A. (2001). Comunicadores y organizaciones: Planeación y gestión efectiva de su desempeño. México. Recuperado de: http://myuvmcollege.com/uploads/lectura2012-06/Libro%20Comunicadores%20y%20Organiza-5874.pdf
Nosnik, A. (2002). El análisis de sistemas de comunicación en las organizaciones: 10 años después. En Fernández, C. (coord..), La comunicación en las organizaciones (pp.111-138). México: Trillas.
Nosnik, A., Rincón, J. & Sierra, M. (2005). La investigación de la comunicación organizacional en México. En Valle, M. (coord.), Comunicación organizacional. Abordajes y perspectivas de análisis (pp.171-208). Quito: Quipus, CIESPAL.
Nosnik, A. (2006). Culturas Organizacionales: origen, consolidación y desarrollo. España: Netbiblio.
Palacios, J. A. (2015). Historia y avances en la investigación en comunicación organizacional. Revista Internacional de Relaciones Públicas, 5(10), 25-46. Recupeado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5301979
Paladines, G. F. & Abendaño R. M. (2019) (coords.). Colección de Comunicación Estratégica 2019: Aportes a la comunicación interna y de crisis. Ecuador: Ediloja Cía.
Pérez, R. A. (2015). Comunicación estratégica organizacional. ¿Estamos los teóricos complicando la vida a los profesionales? En Galindo, J. & Islas, O. (comps.), Ingeniería en comunicación social y comunicación estratégica (pp. 263-302). Tenerife: Sociedad Latina de comunicación social.
Rebeil, M. A. (2018). Aportes a la teoría de la CCO desde la perspectiva de la comunicación integral. Razón y palabra, 22(100), 749-759. Recuperado de: https://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/1128
Rebeil, M. A. & Arévalo, R. I. (2017). Las organizaciones y sus procesos de comunicación: una visión integral. En Arévalo, R. I. & Gullén, G. (coords.), La comunicación para las organizaciones en México: evolución, teoría y práctica (pp. 25-40). México: S.C. Universidad Anáhuac México y Editorial Tirant Lo Blanch México S. de R. L.
Rebeil, M. A. & Arévalo, R. I. (2018). Comunicación integral para las organizaciones e instituciones: conceptualización y enfoque con responsabilidad social. En León, G. A., Castillo, E., Montes, M. & Oliveros, L. A. (Coords.), Tendencias críticas y nuevos retos de la comunicación (pp. 19-29). México: Qartuppi.
Restrepo, M. (1995). Comunicación para la dinámica organizacional. Signo y pensamiento 14(26), 91-96. Recuperado de: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/3379
Rodríguez, J. (2002). Introducción a la administración con enfoque de sistemas. México: Thomson.
Saladrigas, H. (2005). Comunicación organizacional: Matrices teóricas y enfoques comunicativos. Revista Latina de Comunicación Social (60). Recuperado de: http://www.ull.es/publicaciones/latina/200540saladrigas.htm
Van Riel, C. (1997). Comunicación corporativa. Madrid: Prentice Hall.
Van Riel, C. (2003). Nuevas formas de la comunicación organizacional. Razón y Palabra (34). Recuperado de: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n34/cvanriel.html
Valle, M. M. (2014). La investigación en comunicación organizacional en Antioquía, Colombia. Revista Luciérnaga-comunicación, (7), 54- 65.
Vázquez, M. (1998). Una década de la comunicación organizacional en México. Razón y palabra. Suplemento especial. Recuperado de: http://www.cem.itesm.mx/dacs/publicaciones/logos/anteriores/supesp/decada.htm
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-05-10 (5)
- 2021-05-10 (4)
- 2020-12-07 (3)
- 2020-12-07 (2)
- 2020-11-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.