Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-12-07. Leia a versão mais recente.

Os problemas de comunicação dos empreendimentos dinâmicos de base tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/ic.2020.15.2.3021

Palavras-chave:

sociedade do conhecimento, empreendimentos dinâmicos, inteligência emocional, cultura corporativa, Palo Alto

Resumo

O artigo parte do entendimento de que a sociedade do conhecimento se caracteriza por se desenvolver no âmbito de uma série de mudanças globais que colocam o saber como centro neurálgico. Esta nova era, em que os empreendimentos de sucesso são definidos pelo crescimento acelerado que prometem (software factories e empreendimentos dinâmicos de base tecnológica e social), testa o Comunicador e traz o desafio de reavaliar e hierarquizar sua profissão. A parir de uma pesquisa sobre o assunto, cuja ênfase foi focada na situação no Uruguai, foram identificadas linhas chave para que os comunicadores: liderar uma área de Comunicação em uma empresa tecnológica requer assumir o desafio de desenvolver ambientes onde “os trabalhadores do conhecimento” possam explorar seu potencial e cultivar sua inteligência emocional por meio de boas práticas de comunicação. Além disso, obriga o profissional da comunicação quebrar esquemas e propor novas formas de desenvolver a vistoria comunicativa –incorporando o tempo como unidade de valor significativo– e de planejar ações de Comunicação –incorporando metodologias ágeis para o universo conversacional. O artigo dá conta desses aspectos levando em consideração que o conhecimento acumulado coloca o Comunicador em um papel ativo fundamental dentro desse tipo de organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María José Mizraji Berta, Universidad ORT Uruguay

Licenciada en Comunicación orientación Corporativa, Universidad ORT Uruguay (Uruguay). Ex integrante, proyecto Identidad Visual de la batería neuropsicológica digital infantil, financiado por la Agencia Nacional de Investigación e Innovación (Uruguay). Realiza trabajos profesionales en el área del diseño y la comunicación.

Referências

Argyris, C. & Schön, S. (1978). Organizational learning: A theory in action perspective. Reading, MA: Addison-Wesley.

Arizcuren, A., Cabezas, E., Cañeque, N., Casado, M., Fernández, P., Lacasta, J., Martín, T., Menchaca, M., Nuñez, F., Sánchez, M., Soria, L. & Vicario, D. (2008). Guías de buenas prácticas de comunicación interna. Madrid: FEAPS. Recuperado de: https://www.plenainclusion.org/sites/default/files/bp-comunicacion-interna.pdf

Arocena, J. (2010). Las organizaciones humanas. Montevideo: Universidad Católica- Grupo Magró.

Arranz, F. (1997). Gestión de la identidad empresarial y su impacto sobre los resultados. Barcelona: Gestión 2000.

Arzuaga, M. (2011). Entrevista a Mariluz Restrepo: “Analizar las organizaciones es mirar cómo funciona la vida”. Dixit, 15, 16-26.

Avalos Rosado, M. (2013). La sociedad del conocimiento. Recuperado de: https://static1.squarespace.com/static/51ede959e4b0de4b8d24e8a9/t/5213aa19e4b0750ce7ecb4c6/1377020441113/1.+La+sociedad+del+conocimiento.pdf

Bartoli, A. (1992). Comunicación y organización. México: Paidós.

Bell, D. (1973). Advenimiento de la sociedad post-industrial. Madrid: Alianza Editorial.

Burch, S. (2005). Sociedad de la información / Sociedad del conocimiento. En Ambrosi, A., Peugeot, V. & Pimienta, D. (coordinadores), Palabras en juego (pp. 23-31). Copenhague: C&F Editions. Recuperado de: https://issuu.com/ultimosensalir/docs/palabras_en_juego

Fernández Beltrán, F. (2018). Funciones de la comunicación interna. En La gestión de la nueva comunicación interna. Análisis de la aplicación de las tecnologías de la información en los procesos de comunicación interna en las universidades de la comunidad valenciana (pp. 103-146). Tesis Doctoral, Universitat Jaume, Barcelona, España.

Cavero Barca, M. & Esperanza, M. (2003). Enseñando Inteligencia Emocional a ingenieros en Informática. Ponencia, IX Jornadas de Enseñanza Universitaria de la Informática, Universidad Rey Juan Carlos, Madrid, España. Recuperado de: http://bioinfo.uib.es/~joemiro/aenui/procJenui/Jen2003/maense.pdf

Deprez, J., Leroy, H. & Euwema, M. (2018). Three chronological steps toward encouraging intrapreneurship: Lessons from the Wehkamp case. Business Horizons, 61(1), 135-145.

Drucker, P. (1969). The Age of Discontinuity. Nueva York: Harper & Row.

Elías J.  Mascaray, J. (1998). Más allá de la comunicación interna. Barcelona: Gestión 2000.

Goffman, E. (1981). La presentación de la persona en la vida cotidiana. Buenos Aires: Anagrama.

Goleman, D. (1995). La inteligencia emocional. Nueva York: Bantam Books.

Goleman, D. (1999). La inteligencia emocional en la empresa. Buenos Aires: Ediciones B.

Goleman, D. (2009). El espíritu creativo. Barcelona: Ediciones B.

Goleman, D. (1996). La inteligencia emocional: por qué es más importante que el cociente intelectual. Buenos Aires: Javier Vergara.

Hall, E. (1959). The silent language. Nueva York: Doubleday Company, Inc.

Hall, E. (2003). La dimensión oculta. Buenos Aires: Siglo XXI.

Krüger, K. (2006). El concepto de sociedad del conocimiento. Barcelona: Universidad de Barcelona.

Libaert, T. (2008). El plan de comunicación organizacional. México D.F: Limusa.

Lipina, S. (2016). Pobre cerebro: los efectos de la pobreza en el desarrollo cognitivo y emocional y lo que la neurociencia puede hacer para prevenirlo. Buenos Aires: Siglo XXI.

López Pérez, R. (1998). Crítica de la Teoría de la Información. Integración y fragmentación en el estudio de la comunicación. Cinta de Moebio. Revista de Epistemología de Ciencias Sociales, 3, 24-30. Recuperado de: https://www.moebio.uchile.cl/03/frprin01.html

Losada Díaz, J. C. (2010). Gestión de la comunicación en las organizaciones. Barcelona: Ariel.

Marrero, A. (2007). La sociedad del conocimiento. Una revisión teórica de un modelo de desarrollo para América Latina. Arxius, 17, 63-73.

Messina, M. (2018). Manual didáctico de emprendedurismo. Montevideo: Universidad de la República.

Mizraji Berta, M. J. (2019). Programa de Comunicación Corporativa para Ingenio. Proyecto Final, Licenciatura en Comunicación orientación Comunicación corporativa, Facultad de Comunicación y Diseño, Universidad ORT Uruguay, República Oriental del Uruguay. Inédito.

Nonaka, I. & Tekeuchi, H. (1986). El nuevo juego para el desarrollo de productos. Hardvard Business Review. Recuperado de: https://hbr.org/1986/01/the-new-new-product-development-game?language=es

Nonaka, I. & Tekeuchi, H. (1999). La organización creadora de conocimiento. Ciudad de México: Oxford.

Pedraja Rejas, L., Rodríguez Ponce, E. & Rodríguez Ponce, J. (2006). Sociedad del conocimiento y dirección estratégica: una propuesta integradora. Interciencia, 31(8), 570-576.

Raineri, A. (1998). Creencias y cambio organizacional en los sectores público y privado. Santiago de Chile: UCA Chile-Universidad de Chile.

Reich, R. (1991). The work of nations: preparing ourselves for 21st century capitalism. Nueva York: Vintage Books.

Restrepo, M. (2003). Comunicación, filo de la organización. Razón y Palabra, 34, s/p. Recuperado de: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n34/mrestrepo.html

Rigby, D., Sutherland, J. & Takeuchi, H. (2016). The Secret History of Agile Innovation. Harvard Business Review. Recuperado de: https://hbr.org/2016/04/the-secret-history-of-agile-innovation

Rizo, M. (2013). El camino hacia la nueva comunicación. Breve apunte sobre las aportaciones de la Escuela de Palo Alto. Razón y Palabra, 40, s/p. Recuperado de: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n40/mrizo.html

Sáez Vacas (s/f). Ingeniería del Software: factores económicos y humanos. Notas de clase. Recuperado de: http://dit.upm.es/~fsaez/intl/ingenieria_del_software_factores_economicos_y_humanos.pdf

Schvarstein, L. (2007). Diseño de organizaciones. Buenos Aires: Paidós.

Soken, N. & Barnes B. K. (2014). What kills innovation? Your role as a leader in supporting an innovative culture. Industrial and Commercial Training, 46, 7-15.

Thevenet, M. (1992). Auditoría de la cultura empresarial. Madrid: Díaz de Santos.

UNESCO (2005). Informe mundial de la UNESCO: Hacia las sociedades del conocimiento. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. París: Groupe Jouve. Recuperado de: http://www.lacult.unesco.org/docc/2005_hacia_las_soc_conocimiento.pdf

Villafañe, J. (1993). Imagen positiva. Madrid: Pirámide.

Watzlawick, P., Bavelas, J. & Jackson, D. (1967). Teoría de la comunicación humana. Nueva York: W.W. Norton & Company.

Weaver, W. (1949). The mathematics of communication. Scientific American, 181(1), 11-15.

Winkin, Y. (1982). La nueva comunicación. Barcelona: Kairós.

Publicado

2020-11-20 — Atualizado em 2020-12-07

Versões

Como Citar

Mizraji Berta, M. J. (2020). Os problemas de comunicação dos empreendimentos dinâmicos de base tecnológica. InMediaciones De La Comunicación, 15(2), 115–138. https://doi.org/10.18861/ic.2020.15.2.3021 (Original work published 20º de novembro de 2020)

Edição

Seção

Artigos