Fãs em um contexto de público líquido

Contribuições para recuperar um sentido de comunidade na cultura da mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/ic.2021.16.2.3077

Palavras-chave:

comunicación líquida, fan, audiencia líquida, participación, comunidad, cultura de medios

Resumo

O ecossistema contemporâneo da mídia, dinamizado pela tecnologia digital e as redes sociais, enfrenta o desafio de alcançar um público cada vez mais fragmentado e elusivo. Para compreender este perfil de público, esta pesquisa apresenta uma exploração do conceito de modernidade líquida e suas implicâncias negativas na comunicação e no público. Após esta análise, aprofunda-se nas características dos fãs com o objetivo de refletir sobre os desafios de recuperar um sentido de comunicação que fomente a criação de comunidades. Desse modo, a figura do fã aparece como aquele perfil que está intelectual e emocionalmente ligado às histórias, e que participa e dialoga no ambiente digital criando comunidades e propiciando um sentimento de pertencimento por meio dos conhecimentos e tradições compartilhadas.

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Biografia do Autor

Tomás Atarama-Rojas, Universidad de Piura

Doctor en Comunicación y Magíster Académico en Comunicación, Universidad de los Andes (Chile). Máster en Creación de Guiones Audiovisuales, Universidad Internacional de La Rioja (España). Licenciado en Comunicación, Universidad de Piura (Perú). Profesor investigador, Facultad de Comunicación, Universidad de Piura (Perú). Investigador en narrativa transmedia y participación de los fans.

Margarita Mönckeberg Díaz, Universidad de los Andes

Doctora en Comunicación y Magíster Académico en Comunicación, Universidad de los Andes (Chile). Magíster en Humanidades, Universidad Adolfo Ibáñez (Chile). Profesora, Facultad de Comunicación, Universidad de los Andes (Chile). Investigadora en periodismo narrativo y en la línea de investigación de myth & news.

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Publicado

2021-08-18

Como Citar

Atarama-Rojas, T., & Mönckeberg Díaz, M. (2021). Fãs em um contexto de público líquido: Contribuições para recuperar um sentido de comunidade na cultura da mídia. InMediaciones De La Comunicación, 16(2). https://doi.org/10.18861/ic.2021.16.2.3077

Edição

Seção

Artigos