Transiciones de lo real
Transformaciones políticas, estéticas y tecnológicas en el documental de Argentina, Chile y Uruguay
DOI:
https://doi.org/10.18861/ic.2021.16.1.3105Resumo
Tanto as ditaduras da Argentina (1976-1983), do Uruguai (1973-1985) e do Chile (1973-1990), bem como o retorno à democracia nos três países, apresentaram características e cenários contrastantes em relação aos processos de justiça transicional no crimes da ditadura, as políticas de memória e soluções negociadas. Ampliando a noção de transição a que aludem esses processos de restauração de governos democráticos, em 2020 foi publicado o livro Transiciones de lo real. Transformaciones políticas, estéticas y tecnológicas en el documental de Argentina, Chile y Uruguay [Transições do Real. Transformações políticas, estéticas e tecnológicas no documentário da Argentina, Chile e Uruguai]. Esta revisão examina sua proposta e percorre boa parte
de seus artigos.
Downloads
Referências
de los Ríos Escobar, V. & Donoso Pinto, C. (2015). El cine de Ignacio Agüero. El documental como la lectura de un espacio. Santiago de Chile: Cuarto propio.
MATERIAL AUDIOVISUAL CITADO
Grupo Hacedor (1983). 1 de mayo de 1983. Uruguay: Grupo Hacedor.
Grupo Hacedor (1988). Los ojos en la nuca. Uruguay: Grupo Hacedor.
Arijón, G. & Martínez, V. (1997). Por esos ojos. Francia-Uruguay: Point du Jour France 2-télé Europe y Tevé Ciudad.
Cámara en Mano (1987). One player. Chile: Cámara en Mano.
Cámara en Mano (1987). Orgasmo Callejero. Chile: Cámara en Mano.
Charlo, J. P. (2017). Trazos familiares. Alemania-España-Uruguay: Guazú Media.
Agüero, I. (1985). Como me da la gana. Chile: Ignacio Agüero.
Agüero, I. (1993). Sueños de hielo. Chile: Ignacio Agüero y Andrés Racz.
Agüero, I. (2011). GAM. Chile: Lupe Films.
Agüero, I. (2016). Como me da la gana 2. Chile: Ignacio Agüero & Asociado.
Denti, J. (1986) Entre el cielo y la tierra. México / Argentina: TVAL Producciones.
Denti, J. (1986). No al Punto Final. México-Argentina: TVAL Producciones.
Guzmán, P. (1975-1979). La batalla de Chile. Chile-Cuba-Francia: Equipo Tercer Año e Instituto Cubano del Arte e Industrias Cinematográficas.
Handler, M. (1965). Carlos, cine-retrato de un “caminante” en Montevideo. Uruguay: Instituto de Cinematografía de la Universidad de la República.
Handler, M & Ulive, U. (1967). Elecciones. Uruguay: Instituto de Cinematografía de la Universidad de la República.
Handler, M. (1969). 1969: el problema de la carne. Uruguay: Departamento de Cine de Marcha.
Handler, M. (2003). Aparte. Uruguay: Mario Handler.
Handler, M. (2011). El voto que el alma pronuncia. Uruguay: Mario Handler.
Handler, M. (2015). Columnas Quebradas. Uruguay: Doce Gatos S.L. y Karin Handler.
Handler, M. (2007). Decile a Mario que no vuelva. Uruguay: Doce Gatos S.L.
Mignogna, E. (1991). El beso del olvido. Argentina: Videoflor.
Ruiz, R. (1990). A TV Dante (Cantos IX-XIV). Reino Unido: Artifax, CAL Videographics Ltd., Channel 4 Television Corporation, Dante B.V., Elsevier, Vendex Film Beheer, RM Associates y Vrijzinning Protestantse Radio Omroep.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.