Twitter, engagement e discurso

Abordagem quantitativa e qualitativa da conta @mauriciomacri

Autores

  • Martin Astigueta Universidad del Salvador

DOI:

https://doi.org/10.18861/ic.2022.17.2.3140

Palavras-chave:

discurso, comunicação política, Twitter, engajamento, Macri

Resumo

Este artigo analisa a comunicação política do ex-presidente argentino Mauricio Macri (2015-2019) no Twitter e avalia a interação que seus usuários mantiveram com os conteúdos publicados ao longo do segundo ano de seu mandato. Em particular, os tweets são classificados e sistematizados com base em suas taxas de interação e são analisados o discurso do ex-presidente no Twitter e os comentários da amostra selecionada. Para a realização do trabalho, propõe-se uma triangulação teórico-metodológica que combina elementos da análise de conteúdo e da teoria dos discursos sociais e permite: 1. Estabelecer relações entre as taxas de engajamento e os temas dos conteúdos dos tweets presidenciais; 2. Identificar diferentes aspectos da configuração do dispositivo de enunciação do ex-presidente argentino no Twitter; 3. Fazer uma valoração do tipo de conteúdos publicados pelos usuários nos comentários, bem como analisar a interação entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martin Astigueta, Universidad del Salvador

Magister en Periodismo, Universidad de San Andrés (Argentina). Licenciado en Periodismo, Universidad del Salvador (Argentina).  Investigador principal, Instituto de Investigación, Facultad de Ciencias de la Educación y de la Comunicación Social, Universidad de San Andrés. Profesor titular, Universidad del Salvador. Actualmente, cursa el Doctorado en Ciencias de la Comunicación, Universidad Austral (Argentina). Se especializa en el ámbito del análisis del discurso, la semiótica y la comunicación política.

Referências

Amossy, R. (2001). Ethos at the Croassroads of Disciplines: Rhetoric, Pragmatics, Sociology. Poetics Today, 22(1), 1-23.

Annunziata, R, Ariza, A. & March, V. (2017). Gobernar es estar cerca. Las estrategias de proximidad en el uso de las redes sociales de Mauricio Macri y María Eugenia Vidal. Revista Mexicana de Opinión Pública. 24(13), 71-93. DOI: 10.22201/fcpys.24484911e.2018.24.61520.

Ariza, A. (2016a). Mauricio Macri: Claves de una campaña virtual exitosa. XII Congreso Nacional y V Congreso Internacional sobre Democracia, Facultad de Ciencia Política y Relaciones Internacionales de la Universidad Nacional de Rosario, Rosario.

Ariza, A. (2016b). Las estrategias comunicativas, en Twitter y Facebook en la campaña electoral presidencial 2015. V Congreso Internacional en Comunicación Política y Estrategias de Campaña, Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales, Buenos Aires. Inédito.

Bardin, L. (1986). El análisis de contenido. Madrid, Akal.

Benveniste, E. (1997). Problemas de lingüística general. Distrito Federal: Siglo XXI.

Berelson, B. (1952). Content Analysis in communication research. New York: Free Press.

Castelo, S. (2014). #PolíticosViolentos. Un análisis de la agresión en el discurso político en Twitter. Revista SAAP, 8(2), 609-629.

Charaudeau, P. & Maingueneau, D. (2005). Diccionario de análisis del discurso. Madrid: Amorrortu.

Charaudeau, P. (2006). El discurso político. Sao Paulo: Contexto.

Chaves-Montero A. & Gadea Aiello, W. (2017). El gobierno de Macri en redes sociales. Hacia una democratización de la comunicación polítca. En Chaves-Montero, A. (editor), Comunicación política y redes sociales (pp. 33-55). Sevilla: Egregius.

Clerici, P., Cruz, F. & Goyburu, L. (2017). Dos territorios. Las elecciones argentinas 2015 en Twitter. Más Poder Local. 30, 14-16.

Ducrot, O. (1984). El decir y lo dicho. Buenos Aires: Hachette.

Krippendorf, K. (1997). Metodología de análisis de contenido. Teoría y práctica. Barcelona: Paidós.

Lasswell, H. (1984). Estructura y función de la comunicación en la sociedad. En Gili, G., Sociología de la comunicación de masas (pp.192-206). Barcelona: Spa.

Lazarsfeld, P. & Merton, R. (1977). Comunicación de masas, gusto popular y acción social organizada. En Muraro, H. (compilador), La comunicación de masas (pp. 45-64). Buenos Aires: CEAL.

Lazarsfeld, P., Berelson, B. & Gaudet, H. (1962). El pueblo elige. Cómo decide el pueblo en una campaña electoral. Buenos Aires: Paidós.

Maingueneau, D. (1996). El ethos y la voz de lo escrito. Revista Versión, 6, 79-92.

Sigal, S. & Verón, E. (2008). Perón o Muerte. Buenos Aires: Eudeba.

Slimovich, A. (2012). Apuntes sobre las discursividades políticas en el Facebook de Mauricio Macri. Revista Tram(p)as de la comunicación y la cultura, 72. Recuperado de: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/34797

Slimovich, A. (2014). El discurso machista en twitter. Un Análisis sobre la campaña para la reelección del Jefe de Gobierno de Buenos Aires. Revista de Estudios Políticos y Estratégicos, 2, 8-27.

Slimovich, A. (2017a). Discursos políticos para todos y todas. Reflexiones sobre las redes sociales del presidente argentino Macri. Sociales en debate, 12, 37-48.

Slimovich, A. (2017b). La ruta digital a la presidencia argentina. Un análisis político e hipermediático de los discursos de Mauricio Macri en las redes sociales. Desde la Academia. 26, 24-43. DOI: https://doi.org/10.22235/d.v0i26.1321

Suray Ventura, A. (2016). Argumentación y discurso político en twitter. Análisis de la campaña presidencial argentina 2011. Aposta. Revista de Ciencias Sociales, 69, 39-66.

Suray Ventura, A. (2018). Cuestión de imagen: análisis de los mensajes de Twitter de los candidatos presidenciales argentinos durante el debate previo al ballotage 2015. Pragmática Sociocultural, 6(1), 1-32. DOI: https://doi.org/10.1515/soprag-2017-0015

Tarullo, M. (2018). La emoción en la comunicación política en Facebook: un análisis de los mensajes publicados en Facebook por los dirigentes políticos argentinos Cristina Fernández, Mauricio Macri, Sergio Massa y Daniel Scioli durante el período noviembre 2014-noviembre 2015. Austral Comunicaciones, 7(1), 27-55.

Ure, M., Capiel, J., Garay, A. & Soto M. (2017). Representación de la Argentina como país y de los ciudadanos argentinos en cuentas oficiales del gobierno nacional en redes sociales durante la presidencia de Mauricio Macri. Austral Comunicaciones, 6(2), 371-398.

Verón E. (2013). La semiosis social 2: Ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidós.

Verón, E. (1987). La palabra adversativa. Observaciones sobre la enunciación política. En Verón, E., Arfuch, L., Chirico, M., de

Ipola, E., Goldman, N., Gonzalez Bombal, M. & Landi, O, El discurso político. Lenguajes y acontecimientos (pp. 11-26). Buenos Aires, Hachette.

Verón, E. (1993). La semiosis social, fragmentos de una teoría de la discursividad. Barcelona: Gedisa.

Verón, E. (2004). Fragmentos de un tejido. Buenos Aires: Gedisa.

Publicado

2022-08-17

Como Citar

Astigueta, M. (2022). Twitter, engagement e discurso: Abordagem quantitativa e qualitativa da conta @mauriciomacri. InMediaciones De La Comunicación, 17(2). https://doi.org/10.18861/ic.2022.17.2.3140

Edição

Seção

Artigos