Dilemas acerca de objetos e arquivos digitais
Teoria e práticas no contexto argentino
DOI:
https://doi.org/10.18861/ic.2024.19.1.3477Palavras-chave:
Arquivos, Documentos, Objetos digitais em rede, Produção cultural e artística, Meios de comunicação e informaçãoResumo
O artigo propõe uma reflexão teórica –apoiada em fundamentação empírica– que busca pensar sobre as tensões reconhecíveis acerca do trabalho com objetos e arquivos digitais hoje. Parte de duas questões: em primeiro lugar, como explicar o impacto da digitalização nas práticas de arquivo que envolvem formas especí ficas de classificação, conservação, acesso e descarte de objetos culturais? Em segundo lugar, como pensar a natureza dos objetos e arquivos que nascem digitais e circulam na rede? A partir dessas questões, o artigo aborda duas dimensões de análise: 1. O percurso de pesquisa atravessado acerca da produção de artistas, escritores e intelectuais; 2. As mutações que fundem o problema pós-moderno do arquivo com o campo da comunicação, os meios de comunicação e as redes de informação. A reflexão, entre teoria e práticas, leva a investigar a natureza dos objetos digitais em rede, as formas atuais de produção e circulação de conhecimento e as mudanças nos modos de registro e intervenção documental.
Downloads
Referências
Arán, P. (2018). Escribir desde el archivo. En Pampa Arán y Diego Vigna (comps.), Archivos, artes y medios digitales. Teoría y práctica (pp. 87-102). Córdoba, Argentina: Edicea.
Benjamin, W. (2005). Libro de los pasajes. Madrid: Akal.
Blanco, J. y Berti, A. (2016). No hay hardware sin software: Crítica del dualismo digital. Quadranti. Rivista internazionale di filosofia contemporânea, 4(1-2), 197-214. https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/96809
Casarin, Marcelo (2012). El itinerario existencial y artístico de Daniel Moyano. En Daniel Moyano, Tres golpes de timbal. Edición crítico-genética (M. Casarin coordinador) (pp. XVII-XXXV). Poitiers, Francia – Córdoba, Argentina: CRLA-Archivos – Alción Editora.
––––– (2022). Una literatura sin pretextos. En Diego Vigna y Lucía Céspedes (eds.), Archivería contemporánea. Revisiones, conjeturas, resistencias (pp. 129-178). Córdoba, Argentina: Ediciones CIECS. http://ediciones-ciecs.com.ar/wp-content/uploads/2022/06/Archiv.pdf
––––– y Vigna, Diego (2015). Daniel Moyano. Archivo y experiencia de escritura. Kipus. Revista Andina de Letras, 37 (primer semestre), 113-129.
Chun, W. (2008). The Enduring Ephemeral, or the Future Is a Memory. Critical Inquiry, 35(1), 148-171. https://doi.org/10.1086/595632
Cortés Alonso, V. (1981). Los documentos y su tratamiento archivístico. Boletín de la Anabad, 31(3), 365-381.
Derrida, J. (1997). Mal de archivo. Una impresión freudiana. Madrid: Trotta.
––––– (2013). Archivo y borrador. En G. Goldchluk y M. Pené (comps.), Palabras de archivo. Santa Fe: Ediciones UNL – CRLA-Archivos.
Didi-Huberman, G. (2007). El archivo arde / Das Archiv brennt. En: Georges Didi-Huberman y Knut Ebeling (eds.), Das Archiv brennt, Berlin, Kadmos (pp. 7-32). Traducción de Juan Ennis para la cátedra de Filología Hispánica UNLP. http://filologiaunlp.wordpress.com/bibliografia/
Ernst, W. (2013). Digital memory and the Archive. Minneapolis: University of Minnesota Press.
Feenberg, A. (2009). Diez paradojas sobre la tecnología. Conferencia. Traducción de María Carolina Li Gambi. Simon Fraser Universit, Canadá. http://www.sfu.ca/~andrewf/paraspan.pdf
Foster, H. (2016). El impulso de archivo. Trad. Constanza Qualina, Nimio, 3 (septiembre), 102-125. http://papelcosido.fba.unlp.edu.ar/ojs/index.php/nimio/article/download/351/586
Foucault, M. (1969). La arqueología del saber. Buenos Aires: Siglo XXI.
Goldchluk, G. (2013). Nevos domicilios para los archivos de siempre: el caso de los archivos digitales. En G. Goldchluk y M. Pené (comps.), Palabras de archivo (pp. 33-56). Santa Fe: Ediciones UNL – CRLA-Archivos.
Groys, B. (2014). Volverse público. Las transformaciones del arte en el ágora contemporánea. Buenos Aires: Caja Negra Editora.
Guasch, A.M. (2011). Arte y archivo 1920-2010. Genealogías, tipologías y discontinuidades. Madrid: Akal.
Heredia Herrera, A. (1991). Archivística general. Teoría y práctica. 5ta edición. Sevilla: Diputación Provincial de Sevilla.
Hui, Y. (2017). ¿Qué es un objeto digital?. Virtualis, 7(15), 81-96. https://www.revistavirtualis.mx/index.php/virtualis/article/view/221/199
Kallinikos, J.; Aaltonen, A. y Marton, A. (2010). A theory of digital objects. First Monday, 15(6). https://doi.org/10.5210/fm.v15i6.3033
Lee, H.-L. (2000). What is a collection? Journal of the American Society for Information Science, 51(12), 1106-1113.
Mena Múgica, Mayra y González Crespo, Arien (2013). Una imagen, mil palabras: la digitalización como estrategia de preservación de documentos archivísticos. En Alicia Barnard Amozorrutia (coord.), Archivos electrónicos. Textos y contextos II (pp. 9-36). Puebla, México: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.
Moyano, D. (2012). Tres Golpes de Timbal. Edición crítico-genética (Marcelo Casarin coordinador). Poitiers, Francia – Córdoba, Argentina: CRLA-Archivos / Alción Editora.
Parikka, J. (2012). What is Media Archaeology? Malden, Massachusetts: Polity Press.
Patiño, R. (2006). Revistas literarias y culturales argentinas de los 80. Ínsula: revistas de letras y ciencias humanas, 715-716. https://www.insula.es/sites/default/files/articulos_muestra/INSULA%20715-716.htm
Pogačar, M. (2016). Media archaeologies, micro-archives and storytelling. Re-presencing the past. Londres: Palgrave Macmillan.
Sarlo, B. (1992). Intelectuales y revistas: razones de una práctica. Cahiers du CRICCAL, 9-10, 9-16. https://www.persee.fr/doc/ameri_0982-9237_1992_num_9_1_1047
Sistema Nacional de Documentación Histórica (2019). Guía general de digitalización de documentos. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/guia_general_de_digitalizacion_de_documentos_vf.pdf
Tello, A.M. (2016). El anarchivismo en Walter Benjamin. Sobre la práctica del coleccionista y la filosofía materialista de la historia. Aufklärung, 3(2), 55-68. http://dx.doi.org/10.18012/arf.2016.30949
Van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividad. Buenos Aires: Siglo XXI.
Vigna, D. (2014). La década posteada. Blogs de escritores argentinos (2002-2012). Córdoba, Argentina: Alción Editora - Centro de Estudios Avanzados.
––––– (2015). Los desvalidos. Fotografías, textos periodísticos y ficciones de Daniel Moyano. Colección Cuadernos de Archivos, Volumen 2. Poitiers, Francia: CRLA-Archivos.
––––– (2016). Exhumación informática en el Archivode Daniel Moyano. Una reflexión sobre soportes, materialidades y el devenir deoriginales y borradores. La Palabra, (29), julio-diciembre, 139-158. http://dx.doi.org/10.19053/01218530.n29.2016.5707
––––– (2018). Imperativo del decir y au(di)toría automatizada en plataformas sociales online. En Pampa Arán y Diego Vigna, Archivos, artes y medios digitales. Teoría y práctica (pp. 181-213). Córdoba, Argentina: Edicea.
––––– (2020a). Registros ensayísticos de escritores e intelectuales argentinos en Facebook. Coyunturas y metaescrituras. Perífrasis, 11(21) (enero), 127-149. http://dx.doi.org/10.25025/perifrasis202011.21.08
––––– (2020b). La forma revista en su versión digital: Propuesta metodológica para el análisis de publicaciones culturales y literarias desde el contexto argentino. Cuadernos del CILHA, 32(1) (junio-diciembre), 48-77. Facultad de Filosofía y Letras, UNCuyo. http://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/cilha/article/view/2093/Vigna
––––– (2021). Aspectos teóricos y metodológicos para el análisis de revistas digitales de cultura y literatura. Nuevas geografías en el contexto argentino. Revista Estudios Avanzados, 34 (junio), 88-107. https://doi.org/10.35588/estudav.v0i34.5004
––––– e Isoglio, A. (2022). Metamorfosis del archivo en la era de las redes. En Vigna, Diego y Céspedes, Lucía, Archivería contemporánea. Revisiones, conjeturas, resistencias (pp. 25-83). Córdoba, Argentina: Ediciones CIECS. http://ediciones-ciecs.com.ar/wp-content/uploads/2022/06/Archiv.pdf
––––– y Rojas, P.F. (2017). Presencia y modos de la narración en la web: revistas digitales y plataformas sociales en la producción del campo literario argentino. La Trama de la Comunicación 22(2), (julio-diciembre), 15-33. UNR. http://www.latrama.fcpolit.unr.edu.ar/index.php/trama/article/view/658/458
Weimberg, L. (2007). El ensayo latinoamericano entre la forma de la moral y la moral de la forma. Cuadernos del CILHA, 8(9), 110-130.
Williams, Raymond (1994). Sociología de la cultura. Barcelona: Paidós.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.