Imagens, Arquivo e Memória
Digitalização da Obra da Artista María Izquierdo
DOI:
https://doi.org/10.18861/ic.2024.19.2.3770Palavras-chave:
imagens, arquivo, memória, mulheres, artes visuaisResumo
O artigo reflete sobre as implicações da digitalização de arquivos como parte da memória material e histórica, particularmente em relação às imagens e às pessoas que as produziram. Neste sentido, faz-se referência à experiência do Fundo María Izquierdo, arquivo preservado, protegido e divulgado pelo Museu de Arte Moderna da Cidade do México que tem servido para investigar a obra da pintora María Izquierdo, uma das mulheres mexicanas artistas que participaram das atividades culturais após a Revolução Mexicana (1910-1917). O artigo relata a participação que Izquierdo teve em projetos culturais da época e seu marcante compromisso social e político. Da mesma forma, o acesso ao Fundo María Izquierdo permitiu-nos aprofundar na sua proposta criativa e repensar o lugar de preservação arquivística que a digitalização abriu, o que gera novas possibilidades e desafios para o conhecimento da cultura visual mexicana.
Downloads
Referências
Arcq, T. (2013). María Izquierdo: una pintora moderna. En Archivo María Izquierdo del Museo de Arte Moderno (s/p). Ciudad de México: CONACULTA.
Barandiarán, L., Iturralde, M. E., Funaro, F. & Silva, A. (2024). El periódico ¡Adelante! Digitalización de archivos de prensa e historia local. InMediaciones de la Comunicación, 19(1), pp. 319-339.
Bartra, E. (2003). Frida Kahlo, mujer, ideología y arte. Barcelona: Icaria, Editorial.
Benjamin, W. (2008). Obras. Libro I, Vol. 2. Madrid: Abada Editores.
Bryson, N., Holly, M.A. & Moxey, K. (1994). Visual Culture. Image and Interpretation. New Hampshire: Wesleyan University Press.
Comisarenco, D. (2017). Eclipse de siete lunas. Mujeres muralistas en México. Ciudad de México: Artes de México.
Debroise, O. (1988). María Izquierdo. En María Izquierdo. Ciudad de México: Centro Cultural de Arte Contemporáneo.
Deffebach, N. (2015). María Izquierdo & Frida Kahlo. Challenging Visions on Modern Mexican Art. Austin: University of Texas Press.
Dorotinsky, D. & Lozano, R. (compiladores) (2022). Culturas visuales desde América Latina. Ciudad de México: UNAM.
Flores, T. (2008). Strategic Modernists: Women Artists in Post-Revolutionary Mexico. Women’s Art Journal, 29(2), pp. 12-24.
García Lescaille, T. (2010). La entidad femenina en los salones de los remitidos en San Carlos: dinámica entre discursos y normas (1850-1898). Dimensión antropológica, 50(17), pp. 73-105.
Izquierdo, M. (1934). La mujer y el arte mexicano. Recuperado de: Fondo María Izquierdo, Museo de Arte Moderno, Ciudad de México (México).
Lozano, L. M. (2002). María Izquierdo. Una verdadera pasión por el color. Ciudad de México: CONACULTA.
Didi-Huberman, G. (2012). Arde la imagen. Madrid: Serie Ve.
Nochlin, L. (2021). Why Have There Been No Great Women Artists? London: Thames & Hudson.
Parker, R. & Pollock, G. (1981). Old Mistresses. Women, Art and Ideology. London: I.B. Tauris.
Pollock, G. (2010). Encuentros en el museo feminista virtual. Madrid: Ediciones Cátedra.
Rodríguez Prampolini, I. (2016). La crítica de arte en el siglo XX. Ciudad de México: Instituto de Investigaciones Estéticas UNAM.
Rigat, L. (2019). De lo fotográfico a la fotografía digital contemporánea. Questión. Revista especializada en periodismo y comunicación, 23(1). DOI: hhttps://doi.org/10.24215/16696581e175
Thompson, J. B. (1998). Los media y la modernidad. Una teoría de los medios de comunicación. Barcelona: Paidós.
Wolfgang, E. (2016). El arte del archivo. Archivo Churubusco, 1(1). Recuperado de: https://archivochurubusco.encrym.edu.mx/n1letras4.html
Zavala, A. (2010). Becoming Modern. Becoming Tradition. Women, Gender and Representation in Mexican Art. Filadelfia: Pennsylvania University Press.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.