Criatividade e transferência didática na ação pedagógica de professores universitários chilenos
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2020.11.2.2992Palavras-chave:
práticas de ensino, criatividade, transferência didática, professores universitáriosResumo
Este artigo analisa experiências de transposição didática, como expressão criativa da prática pedagógica de acadêmicos universitários chilenos. Foi adotada uma abordagem quantitativa, descritiva e analítica para uma amostra intencional de 59 professores de três universidades regionais chilenas, aplicando-se, para tanto, um padrão de observação de aula, durante o período 2014-2015. Os resultados indicam que existem dois aspectos da criatividade que se expressam na transposição didática: o uso de recursos didáticos inovadores e a relação que eles estabelecem entre seu ensino e os problemas da disciplina (conteúdo) ou a futura profissão dos alunos. Conclui-se que o professor utiliza processos criativos em seu ensino, buscando a inovação didática, mas na avaliação da aprendizagem ele é propenso a ser reprodutivo, devido às exigências do atual quadro curricular.
Downloads
Referências
Alonso, I. & Arandia, M. (2014). Aprender creando: “Factoría Creativa” en las aulas universitarias. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 12 (1), 443-468. https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/6419/6483
Alonso Monreal, C. (2001): Qué es la creatividad. Madrid: Biblioteca Nueva, S.L.
Basto-Torrado, S. P. (2011). De las concepciones a las prácticas pedagógicas de un grupo de profesores universitarios. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, 3(6) 393-412. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m3-6.dcpp
Boden, M. (1994). La mente creativa: mitos y Mecanismos. Barcelona: Gedisa. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000160&pid=S0123-1294200800020001200006&lng=es
Bolívar Botía, A. y Bolívar Ruano, M. R. (2012). La didáctica en el núcleo del mejoramiento de los aprendizajes. Entre la agenda clásica y actual de la Didáctica. Revista Perspectiva Educacional, 50(2), 3 – 26. http://www.perspectivaeducacional.cl/index.php/peducacional/article/viewFile/38/18
Brousseau, G. (2011). La théorie des situations didactiques en mathématiques, Éducation et didactique [en línea], (5), 1. http://journals.openedition.org/educationdidactique/1005; DOI: https://doi.org/10.4000/educationdidactique.1005
Bunge, M. (1996). La ciencia. Su método y su filosofía. Editorial Sudamericana, Buenos Aires. https://users.dcc.uchile.cl/~cgutierr/cursos/INV/bunge_ciencia.pdf
Chevallard, Y. (1985). La transposition didactique - du savoir savant au savoir enseigné. 2ème édition (1991). Un exemple de transposition didactique de Yves Chevallard et Marie-Alberte Johsua. Grenoble: La Pensée Sauvage. http://www.numdam.org/item/?id=PSMIR_1991___S6_39_0
Corbalán, J., Martínez, F. y Donolo, D. (2003). Manual CREA. Inteligencia creativa. Una medida cognitiva de la creatividad. Madrid: TEA. http://www.web.teaediciones.com/Ejemplos/CREA-MANUAL-2015_extracto.pdf
Csikszentmihalyi, M. (1998). Creatividad. El fluir de la psicología del descubrimiento y la invención. Barcelona: Paidós Ibérica. https://campus.fundec.org.ar/admin/archivos/Mihaly_2.pdf
De Camilloni, A., Cols, E., Basabe, L. y Feeney, S. (2007). El saber didáctico. Buenos Aires: Paidós.
De la Torre, S. & Violant, V. (2013). Estrategias creativas en la enseñanza universitaria. Creatividad y sociedad. http://www.ub.edu/sentipensar/pdf/saturnino/estrategias_creativas_universitaria.pdf
De la Torre, S. y Violant, V. (2006), (coord. y dir.). Comprender y evaluar la creatividad, vol. 1. Málaga, España: Aljibe.
Drucker, P. (1992). La sociedad poscapitalista. Editorial Sudamericana, Buenos Aires. http://transicionsocioeconomica.blogspot.com/2012/11/la-sociedad-poscapitalista-de-peter.html
Duarte Briceno, Efrain. (1998). La creatividad como un valor dentro del proceso educativo. Psicologia Escolar e Educacional, 2(1), 43-51. https://doi.org/10.1590/S1413-85571998000100005
Elisondo, R. C. (2015). La creatividad como perspectiva educativa. Cinco ideas para pensar los contextos creativos de enseñanza y aprendizaje. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 15(3), pp.1-23. DOI: http://dx.doi.org/10.15517/aie.v15i3.20904
Elmore, R.F. (2010). Mejorando la escuela desde la sala de clases. Santiago de Chile: Fundación Chile. Área de Educación. http://psicopedagogia.weebly.com/uploads/6/8/2/3/6823046/libro_elmore.pdf
Finke, R.; Ward, T. & Smith, S. (1996). Creative Cognition. Theory, Research and Applications. Cambridge: The MIT Press.
González, E. y Díaz, D. (2008). Desde el currículo hasta la didáctica o sobre la circulación de los saberes y sus controles en la universidad: un ejemplo en la enseñanza de la Medicina. Iatreia, 21(1), 83-93. http://www.scielo.org.co/pdf/iat/v21n1/v21n1a10.pdf
Hernández Sampieri, R.; Fernández Collado, C. & Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación. McGraw Hill, México. https://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/Metodologia%20de%20la%20investigaci%C3%B3n%205ta%20Edici%C3%B3n.pdf
Jackson, P.W. (2009). La vida en las aulas. Morata, Madrid. http://www.terras.edu.ar/biblioteca/6/PE_Jackson_Unidad_1.pdf
Jarauta Borrasca, B. y Medina Moya, J.L. (2012). Saberes docentes y enseñanza universitaria. En: Estudios sobre educación, (22), 179-198. http://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/116036/1/609589.pdf
Lamo de Espinosa, E., González García, J.M. & Torres Albero, C. (2007). La sociología del conocimiento y de la ciencia. Editorial Alianza, Madrid.
Litwin, E. (2010). El campo de la didáctica: la búsqueda de una nueva agenda. En A. Camilloni, M.C. Davini, G. Edelstein, E. Litwin, M. Souto y S. Barco, Corrientes didácticas contemporáneas (pp. 91-115). Buenos Aires, Argentina: Paidós.
Marina, J. (2011). Teoría de la inteligencia creadora. Barcelona: Anagrama. https://www.joseantoniomarina.net/libro/teoria-de-la-inteligencia-creadora/
Martínez, E. & González, M. (2009). ¿La creatividad como competencia universitaria? La visión de los docentes. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria 2(2), 101-114. http://refiedu.webs.uvigo.es/Refiedu/Vol2_2/REFIEDU_2_2_6.pdf
Palomares, A. (2011). El modelo docente universitario y el uso de nuevas metodologías en la enseñanza, aprendizaje y evaluación. Revista de Educación, (355), 591-604. DOI 10-4438/1988-592X-RE-2011-355-038. http://www.revistaeducacion.educacion.es/re355/re355_25.pdf
Pellón Arcaya, Mario, Mansilla Sepúlveda, Juan, & San Martín Cantero, Daniel. (2009). Challenges to the Didactic Transposition and Knowledge of the Content in Teaching of Anatomy: Obstacles and Projections. International Journal of Morphology, 27(3), 743-750. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-95022009000300018 https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95022009000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Pérez, L., Massón Cruz, R.M. y Torres Miranda, T. (2020). La formación profesional pedagógica del profesor universitario. Estudio comparado de experiencias universitarias. Revista Cubana de Educación Superior, 39 (1). Recuperado de: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142020000100004&lng=es&tlng=es.
Perrenoud, P. (2010). Développer la pratique réflexive dans le métier d’étudiant. Professionnalisation et raison pédagogique. Paris: ESF éditeur (5.ª edición).
Sternberg, R., & Lubart T. (1997). La creatividad en una cultura conformista. Un desafío a las masas. Madrid: Paidós.
Tardif, M. (2004). Los saberes del docente y su desarrollo profesional, Madrid: Narcea. http://pdfhumanidades.com/sites/default/files/apuntes/TARDIF%20-Los-Saberes-Docentes-y-su-desarrollo-profesional-pdf.pdf
Unesco, (2005). Hacia las sociedades del conocimiento: informe mundial de la UNESCO. Paris. http://www.lacult.unesco.org/docc/2005_hacia_las_soc_conocimiento.pdf
Villalobos Claveria, A. & Melo Hermosilla, Y. (2019). Narrativas docentes como recurso para la comprensión de la transferencia didáctica del profesor universitario. Revista Formación Universitaria, vol. 12 (1), 121-132. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062019000100121
Downloads
Publicado
Versões
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.