Educação virtual: narrativas de professores e alunos da Universidade de Buenos Aires após a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2024.15.2.3756Palavras-chave:
universidade, pandemia, pós-pandemia, tecnologias digitais, educação virtual, plataformas digitaisResumo
A aceleração do processo de digitalização nas universidades durante a pandemia deu lugar à reconfiguração das práticas educativas, novas linguagens e formas de distribuição de informações e conhecimentos na hibridação de plataformas digitais. Esta matéria apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida na pós-pandemia, que recupera as experiências de professores e estudantes da Universidade de Buenos Aires (UBA) durante o isolamento social e as coloca em diálogo com a volta à presencialidade. O objetivo é identificar e compreender os sentidos atribuídos por professores e estudantes a suas práticas educativas, focando na sociabilidade e nos laços afetivos desenvolvidos nas plataformas. Metodologicamente, analisamos um corpus empírico construído a partir de técnicas qualitativas: entrevistas em profundidade a professores universitários e grupos focais de estudantes. Concluímos que tanto professores como estudantes revalorizam a modalidade presencial, embora apreciem a aprendizagem nos ambientes virtuais e a possibilidade de ter aulas híbridas, ao mesmo tempo que observamos que a matriz educativa clássica continua sendo hegemônica na nossa universidade. No entanto, o debate sobre o futuro da universidade e seus desafios está presente na comunidade educativa na busca de se reconhecer como construtora de uma universidade em transformação.
Downloads
Referências
Amado, S., & Gala, R. (2019). Brecha digital, inclusión y apropiación de tecnologías: Un breve recorrido por sus diferentes conceptualizaciones. En S. Lago Martínez (Ed.), Políticas públicas e inclusión digital: Un recorrido por los Núcleos de Acceso al Conocimiento (pp. 41-63). Teseopress; Instituto Gino Germani.
Andrés, G., & San Martín P. (2022). Actitudes, habilidades y expectativas de profesores sobre la virtualización educativa durante la pandemia. Sociología y Tecnociencia, 12(2), 51-72. https://doi.org/10.24197/st.2.2022.51-72
Artopoulos, A., & Huarte, J. (2022). Continuidad educativa durante la pandemia en Argentina. Políticas, pedagogías y plataformas. Revista de Ciencias Sociales, 35(51), 107-130. https://doi.org/10.26489/rvs.v35i51.5
Bordignon, F., & Dughera, L. (2023). Tecnologías digitales, docentes y estudiantes a comienzos del Covid-19. Pistas para la educación superior a por venir. Espacios en blanco, 1(33), 173-184.
Coicaud, S., Martinelli, S., & Rozenhauz, J. (2021). Recapacitando acerca de la capacitación docente en tiempos de virtualización. Virtualidad, Educación y Ciencia, 24(12), 99-107. https://doi.org/10.60020/1853-6530.v13.n24.36314
Cruder, G., Cicala, R., & Bergomás, G. (2021). Plataformas y lenguajes: reflexiones en pandemia pensando el futuro. Virtualidad, Educación y Ciencia, 24(12), 25-35. https://doi.org/10.60020/1853-6530.v13.n24.36283
Gendler, M., Méndez, A., Samaniego, F., & Amado, S. (2018). Uso, apropiación, cooptación y creación: Pensando nuevas herramientas para el abordaje de la Apropiación Social de Tecnologías. En S. Lago Martínez, A. Álvarez, M.
Gendler & A. Méndez (Eds.), Acerca de la apropiación de tecnologías: Teoría, estudios y debates (pp. 49-60). Ediciones del Gato Gris.
Gómez-Hurtado, I., García Prieto, F. J., & Delgado-García, M. (2018). Uso de la red social Facebook como herramienta de aprendizaje en estudiantes universitarios: estudio integrado sobre percepciones. Perspectiva Educacional, 57(1), 99-119. http://dx.doi.org/10.4151/07189729-vol.57-iss.1-art.645
González, F., & Morris, M. B. (2022). La docencia universitaria en pandemia: reconfiguraciones en el tiempo y en el espacio de trabajo. Entramados y Perspectivas, 12(12), 311-339. http://hdl.handle.net/11336/206488
Gutiérrez, E., Martín J., & Rocchietti, R. (2022). La opinión de estudiantes universitarios en tiempo de pandemia. Revista Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales, 9(2), 79-84.
Lago Martínez, S. (2021). La universidad argentina en tiempos de Covid-19. En R. Cabello (Org.), Educação no Ambiente Tecnocultural (pp. 129-140). EDUFPI-Salthe.
Lago Martínez, S., Méndez, A., & Gendler, M. (2017). Teoría, debate y nuevas perspectivas sobre la apropiación de tecnologías digitales. En R. Cabello & A. López (Eds.), Contribuciones al estudio de procesos de apropiación de tecnologías (pp. 75-86). Ediciones del Gato Gris.
Lion, C., Schpetter, A., & Weber, V. (2021). Aprendizajes en tiempos de pandemia. Las voces estudiantiles como claves para repensar la enseñanza universitaria. Virtualidad, Educación y Ciencia, 24(12), 36-48. https://doi.org/10.60020/1853-6530.v13.n24.36284
Macchiarola, V. (Coord.) (2022). La educación universitaria pública en la pandemia por COVID-19. Políticas, prácticas y actores. UniRío editora.
Maggio, M. (2021). Enseñar en la Universidad. Pandemia… y después. Integración y Conocimiento, 10(2), 203–217. https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n2.34097
Molotsi, A. R. (2020). The university staff experience of using a virtual learning environment as a platform for e-learning. Journal of Educational Technology & Online learning, 3(2), 133-151. https://doi.org/10.31681/jetol.690917
Nosiglia, M. C., & Andreoli, S. (2022). Brecha digital: articulaciones institucionales, estrategias de formación inmersivas y contextos de innovación (Documento de Trabajo N° 64). Fundación Carolina. https://doi.org/10.33960/issn-e.1885-9119.DT64
Nosiglia, M. C., & Fuksman, B. (2022). Los cambios en la enseñanza universitaria a partir del inicio de la pandemia y desde la perspectiva de los académicos: el caso de la Universidad de Buenos Aires. RAES, XIV(25), 121-137.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2022). Reimaginar juntos nuestros futuros: un nuevo contrato social para la educación. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381560
Peirone, F., Dughera, L., & Bordignon, F. (2019). Saberes tecnosociales emergentes. Hacia una propuesta de estudio. En S. Finquelievich, P. Feldman, U. Girolimo & B. Odena (Comps.), El futuro ya no es lo que era (pp. 257-278). Teseopress.
Pierella, M. P., & Borgobello, A. (2021). Reflexiones en el tránsito hacia la pospandemia desde experiencias estudiantiles y docentes en una universidad pública argentina. Trayectorias Universitarias, 7(12), 1-13. https://doi.org/10.24215/24690090e049
Sandoval, L. (2019). La apropiación de tecnologías en América Latina: una genealogía conceptual. Virtualis, 10(19), 1-19.
Secretaría de Políticas Universitarias (2021). Plan de Virtualización de la Educación Superior, Ministerio de Educación. www.argentina.gob.ar/sites/default/files/2021/06/presentacion-planvesii.pdf
Suárez-Lantarón, B., Deocano-Ruíz, Y., García-Perales, N., & Castillo-Reche, I. S. (2022). The Educational Use of WhatsApp. Sustainability, 14, 10510. https://doi.org/10.3390/su141710510
van Deursen, A. J. A. M., van Dijk, J. A. G. M., & Peters, O. (2017). Habilidades digitales relacionadas con el medio y el contenido: La importancia del nivel educativo. Panorama Social, 25, 137-152.
Van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividad. Una historia crítica de las redes sociales. Siglo Veintiuno.
Yilmazsoy, B., Kahraman, M., & Köse, U. (2020). Negative Aspects of Using Social Networks in Education: A Brief Review on WhatsApp Example. Journal of Educational Technology & Online Learning, 3(1), 69-90. https://doi.org/10.31681/jetol.662746
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.