Ensino secundário para jovens e adultos na Argentina, na Coreia do Sul e nos Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2024.15.2.3820Palavras-chave:
ensino secundário, educação de jovens e adultos, sistemas educativos, pesquisa quantitativa, estatísticasResumo
O objetivo deste artigo é analisar a evolução recente do ensino secundário de jovens e adultos na Argentina, na Coreia do Sul e nos Estados Unidos. Embora diferentes pesquisas indiquem que este estágio de educação teve grande crescimento no território argentino e alcançou notável relevância dentro de seu sistema educacional, não está claro se isso é algo comum em escala internacional. Para resolver este problema, consideramos uma abordagem quantitativa. Foram utilizadas diversas fontes de organismos internacionais e entidades nacionais dos três países selecionados, a fim de verificar a evolução destas ofertas escolares e sua importância dentro das fronteiras de cada país. Nesse sentido, os resultados da pesquisa mostram que o ensino secundário para jovens e adultos na Coreia do Sul e nos Estados Unidos não apresentaram a mesma tendência de se expandir e ocupar um lugar relevante dentro dos seus sistemas nacionais de educação como aconteceu na Argentina. Pelo contrário, conclui-se que, após um crescimento inicial, estas propostas escolares tenderam a contrair-se e a ocupar uma posição relativamente marginal ao longo das últimas décadas tanto no país asiático como no norte-americano.
Downloads
Referências
Banco Mundial. DataBank. https://databank.worldbank.org/
Bargas, N., & Cabrera, M. E. (2022). Políticas recientes en el nivel secundario de adultos en la provincia de Buenos Aires: los desafíos de la flexibilidad en la enseñanza. Espacios en Blanco, 1(32), 9-21.
Barro, R., & Lee, J. (2013). A New Data Set of Educational Attainment in the World, 1950-2010. Journal of Development Economics, 104, 184-198. https://doi.org/10.1016/j.jdeveco.2012.10.001
Brusilovsky, S., & Cabrera, M. E. (2006). La normativa para educación de adultos. Una de las claves para entender la vida escolar. En S. Brusilovsky (Ed.), Educación escolar de adultos. Una identidad en construcción (pp. 69-79). NOVEDUC.
Burgos, A. (2018). Programas articulados de terminalidad secundaria y formación profesional: alternativas institucionales y su incidencia sobre las subjetividades y trayectorias de los jóvenes y adultos [Tesis de doctorado, UBA]. Repositorio Digital Institucional de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires. http://repositorio.sociales.uba.ar/items/show/1044
Caballero, A., Manso, J. Matarranz, M., & Valle, J. (2016). Investigaciones en Educación Comparada: Pistas para investigadores noveles. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, (9), 39-56. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6559980
Canevari, M. S., & Yagüé, J. (2014). Historia de la educación secundaria de adultos en Argentina, 1968-1983. Universidad Nacional de Luján.
Chang, S. M. (1995). Secondary Education in Korea: 1960-1990. KEDI.
Cowen, R. (2011). Esbozos de un futuro: la renegociación de ideas clave de la educación comparada. En M. Caruso & H. E. Tenorth (Coords.), Internacionalización. Políticas educativas y reflexión pedagógica en un medio global (pp. 395-412). Garnica.
De la Fare, M. (2013). Estudiantes del nivel secundario de la Educación Permanente de Jóvenes y Adultos (EPJA). DiNIECE-Ministerio de Educación de la Nación.
De Luca, R., Nistal, M., & Orlicki, E. (2023). Terminalidad extendida: Secundaria de Jóvenes y Adultos. Observatorio de Argentinos por la Educación.
Departamento de Educación de Estados Unidos (2013). An American Heritage: Federal Adult Education. A Legislative History (1964-2013).
Departamento de Educación de Estados Unidos (2018). Sistema Nacional de Informes para la Educación de Adultos. Reportes (2000-2018). https://nrs.ed.gov/rt/reports/aggregate
Departamento de Educación de Estados Unidos (2019). Centro Nacional de Estadísticas Educativas. Compendio de Estadísticas Educativas. https://nces.ed.gov/programs/digest/
Donvito, A., & Otero, M. R. (2020). Educación secundaria de adultos en Argentina: un estudio de las transformaciones curriculares. Praxis Educativa, 24(1), 1-23.
Filmus, D. (1992). Demandas populares por educación. El caso del movimiento obrero argentino. Aique.
Finnegan, F. (2016). La educación secundaria de jóvenes y adultos en la Argentina. Una expansión controversial. Encuentro de Saberes, (6), 33-42.
Finnegan, F., González, D., & Valencia, D. (2021). Educación Permanente de Jóvenes y Adultos. ¿Un derecho que llega a todos? Datos de la Educación, (6), 1-17.
García Garrido, J. (1991). Fundamentos de educación comparada. Dykinson.
González, F. (2019). “Volver a la escuela”: la política, el barrio y el trabajo en experiencias de terminalidad educativa de estudiantes del plan FinEs 2 en el Gran La Plata (2013-2017) [Tesis de doctorado, Universidad Nacional de La Plata]. Repositorio Institucional de la Universidad Nacional de La Plata – SEDICI. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/87017
López, E. (2015). Políticas de inclusión educativa: un estudio acerca del Plan FinEs 2 [Tesis de maestría, Universidad Nacional de Tres de Febrero]. Repositorio Institucional de la Universidad Nacional de Tres de Febrero – RIUNTREF. https://revistas.untref.edu.ar/index.php/relapae/article/view/69/54
Ministerio de Cultura y Educación (1977). Departamento de Estadísticas. Estadísticas de la Educación (1972-1976).
Ministerio de Educación y Desarrollo de Recursos Humanos de Corea del Sur (2006). Servicio Coreano de Estadísticas sobre Educación. Anuario Estadístico de Educación (1998-2006).
Ministerio de Educación y Desarrollo de Recursos Humanos de Corea del Sur (2008). Servicio Coreano de Estadísticas sobre Educación. Estadísticas de la Educación a lo Largo de la Vida (2007-2008).
Ministerio de Educación. Dirección Nacional de Información y Evaluación de la Calidad Educativa. Anuario Estadístico (1996-2018). https://www.datos.gob.ar/dataset/educacion-anuario-estadisticos-educativos
Riquelme, G., Herger, N., & Sassera, J. (2018). Deuda social educativa con jóvenes y adultos. Entre el derecho a la educación, los discursos de las políticas y las contradicciones de la inclusión y la exclusión. FFyL-UBA.
Rodríguez, L. (2008). Situación presente de la educación de personas jóvenes y adultas en Argentina. CEAAL-CREFAL.
Sirvent, M. T. (2005). Los jóvenes y adultos en la Argentina en el contexto de las políticas de neoconservadurismo. Pensamiento Educativo, (37), 277-295.
UNESCO. Unesco Institute for Statistics (UIS). http://data.uis.unesco.org/
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.