Comunicação governamental
As administrações presidenciais de 2011-2015 e 2015-2019 na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.18861/ic.2022.17.2.3223Palavras-chave:
comunicação governamental, práticas, papel profissional, ArgentinaResumo
O artigo foca nas práticas comunicacionais do governo que ocorreram nos Ministérios da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social durante as presidências de Cristina Fernández de Kirchner (2011-2015) e Mauricio Macri (2015-2019) na Argentina. Nesse quadro, refletimos sobre o papel profissional dos comunicadores governamentais responsáveis pela tarefa e analisamos o lugar da área de imprensa e comunicação na arquitetura institucional dos ministérios nacionais. Nesse sentido, observa-se que durante o governo Kirchner o protagonismo esteve nas equipes de comunicação ministeriais, enquanto na gestão da aliança Cambiemos as decisões recaíram sobre o Chefe de Governo e a Presidência da Nação. Por outro lado, observa-se que a diversificação e especialização da área é um traço característico de ambas as administrações, o que permitiu que a comunicação ganhasse centralidade do ponto de vista diretivo e de gestão, embora a consideração dos profissionais continuasse ocupando, no operacional, um lugar tradicional ou secundário.
Downloads
Referências
Bernal, M. (2013). Hacia una mirada comunicacional integral de las políticas públicas en educación. Avatares de la Comunicación y la Cultura, (6), Recuperado de: https://publicaciones.sociales.uba.ar/index.php/avatares/article/view/4799.
Bruno, D., Acha, M., Becerro, V. & Demonte, F. (2021). Pensar y hacer comunicación en salud en diferentes contextos políticos y comunicacionales: Rupturas y continuidades en la gestión comunicacional de las políticas de salud en la Argentina reciente (2011-2019). RevCom (12). DOI: https://doi.org/10.24215/24517836e051.
Bruno, D., Zapesochny, V., Huarte, C., Jait, A., Tufró, L., Sandomirsky, M. & Aragues, A. (2013). El Desafío de hacer de la comunicación un componente estratégico de las políticas públicas en salud. Revista de Comunicación y Salud, 31, 51–65. Recuperado de: https://www.revistadecomunicacionysalud.es/index.php/rcys/article/view/116
Castro, S. (2016). Comunicación de gobierno. En Relatoría: II Seminario Observatorio de las Profesiones de la Comunicación, Universidad de la República, Uruguay (pp. 49-59). Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/1VZZYouXq-UFx37BhCG-iwT2GiTrIGsRA/view
Cornelio Chaparro, J. (2006). Nuevos campos de desarrollo profesional para el licenciado en comunicación. Espacios Públicos, 17(9), 33-41. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/676/67601704.pdf.
De Charras, D. (2016). Mesa de cierre. En Relatoría: II Seminario Observatorio de las Profesiones de la Comunicación, Universidad de la República, Uruguay (pp. 71-82). Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/1VZZYouXq-UFx37BhCG-iwT2GiTrIGsRA/view
Denzin, N. & Lincoln, Y. (compiladoras) (2011). El campo de la investigación cualitativa. Manual de investigación cualitativa. España: Gedisa.
EA (2017-2018). Entrevistas realizadas por Acha, Iotti y Bruno. Archivo de investigación, Diseño exploratorio-descriptivo. Inédito.
Eco, U. (1964). Apocalípticos e integrados. Barcelona: Lumen.
Eco, Umberto. (1987). Para una guerrilla semiológica. Barcelona: Lumen.
Elizalde, L. & Riorda, M. (2013). Planificación estratégica de la comunicación gubernamental: realismo e innovación. En Elizalde, L. & Riorda, M. (editores), Comunicación gubernamental 360 (pp. 15-46). Buenos Aires: La Crujía.
Jenkins, H. (2003). Transmedia storytelling. Moving characters from books to films to video games can make them stronger and more compelling. Technology Review. Recuperado de: https://www.technologyreview.com/2003/01/15/234540/transmedia-storytelling/
Kaplún, G. (2016). Comunicación y políticas públicas. En Relatoría: II Seminario Observatorio de las Profesiones de la Comunicación, Universidad de la República, Uruguay (pp. 60-70). Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/1VZZYouXq-UFx37BhCG-iwT2GiTrIGsRA/view
Kaplún, G. (2019) La comunicación alternativa entre lo digital y lo decolonial. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, 141, 75-94. DOI: https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i141.4077
Martínez, K. & Téllez, S. (2013). La comunicación en las instituciones de carácter público: de lo institucional a lo participativo. Anagramas, rumbos y sentidos de la comunicación, 22(11). DOI: https://doi.org/10.22395/angr.v11n22a5
Massoni, S. (2007). Modelo de Comunicación Estratégica. (Tres movimientos y siete pasos para comunicar estratégicamente). En Estrategias. Los desafíos de la comunicación en un mundo fluido (pp. 35-55). Rosario: Homo Sapiens.
Maxwell, J. A. (1996). Qualitative Research Design. An Interactive Approach. Thousand Oaks: Sage Publications.
Noguera, F. (2009). La campaña permanente. En Izurieta, R. (editor), Estrategias de comunicación para gobiernos (pp. 83-107). Buenos Aires: La Crujía.
Noguéz, R. (2015). Transformaciones, problemas y desafíos de la comunicación educativa y comunitaria. Los productores de vínculos y sentidos. En Relatoría: Seminario Inaugural Observatorio de las Profesiones de la Comunicación, Universidad de la República, Uruguay (pp. 18-22). Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/1j02Z9mBWjXOQ6iV1OvRcFJyGnyX4-THS/view
Pates, G. (2021). Todos/as unido/as leeremos. En Elizalde, S. (Coord.), Modos de leer. Prácticas lectoras y apropiaciones culturales en los tiempos de transmedialidad (pp. 28-52). La Plata: Edulp.
Paz Minutella, I. (2010). La comunicación de gobierno. Reflexión Académica en Diseño y Comunicación, 14, 141-144. Recuperado de: https://perio.unlp.edu.ar/catedras/pyp/wp-content/uploads/sites/64/2020/05/PAZ-MINUTELLA-La-comunicacion-de-Gobierno-139-143.pdf
Regis, S. (2007). Reflexiones sobre las prácticas de comunicación en el campo de la salud. Question, 13. Recuperado de: https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/question/article/view/331/264
Rincón, O. (2016). El gobernante es el medio: mitologías presidenciales. En Riorda, M. & Rincón, O. (2016). Comunicación gubernamental en acción narrativas presidenciales y mitos de gobierno (pp. 74-97). Buenos Aires: Biblos.
Rincón, O. (2016). Los estudiantes investigan el mundo profesional. En Relatoría: II Seminario Observatorio de las Profesiones de la Comunicación, Universidad de la República, Uruguay (pp. 71-82). Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/1VZZYouXq-UFx37BhCG-iwT2GiTrIGsRA/view
Riorda, M. (2011). La comunicación gubernamental como comunicación gubernamental. Politai, 2(3), 96-111.
Rocha Silva, M. A. (2009). El imaginario del comunicador en la era de las tecnologías de la información y la comunicación. Interpretextos. 4, 65-73.
Rueda, E. y Herrera, D. (2020). Comunicación, sociedad y salud en contexto de pandemia. Chasqui, 143, 41-45. Recuperado de: https://revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/4402
Salazar Gómez, M. & Sepúlveda, R. (2011). Perspectivas y proyección profesional de la comunicación social. Signo y Pensamiento, 30(59), 194-209.
Scolari, C. (25 de enero de 2013). Apocalípticos e integrados. El retorno. Hipermediaciones. Recuperado de: https://hipermediaciones.com/2013/01/25/apocalipticos-e-integrados-el-retorno/
Sznaider, B. (2015). De las ciencias sociales, del fenómeno macrista, de la comunicación y de otras yerbas. Revista de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires, 87, 80-85. Recuperado de: http://www.sociales.uba.ar/wp-content/uploads/15.-SOCIALES-87-D-SZNAIDER.pdf
Tauber, F. (2011). El desarrollo y su planificación. Evolución del concepto y su influencia en procesos urbanos endógenos, sustentables y participativos. Revista Iberoamericana de Urbanismo, 5, 85-94.
Uranga, W. (2016). Comunicación y políticas públicas. En Relatoría: II Seminario Observatorio de las Profesiones de la Comunicación, Universidad de la República, Uruguay (pp. 71-82). Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/1VZZYouXq-UFx37BhCG-iwT2GiTrIGsRA/view
Vargas, T. (2016). Los estudiantes investigan el mundo profesional. En Relatoría: II Seminario Observatorio de las Profesiones de la Comunicación, Universidad de la República, Uruguay (pp. 71-82). Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/1VZZYouXq-UFx37BhCG-iwT2GiTrIGsRA/view
Villamayor, C. (2006). La comunicación como perspectiva y como dimensión de los procesos sociales. Una experiencia de participación en las políticas públicas. PSA Formosa. UNIrevista, 1(3). Recuperado de: http://taoppcomunicacion.weebly.com/uploads/6/9/3/8/6938815/villamayor_c_la_comunicaci%C3%B3n_como_perspectiva.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.