Comunicação política no Uruguai
O governo de José Mujica, a mídia e o jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.18861/ic.2022.17.1.3228Palavras-chave:
comunicação política, José Mujica, mídia, jornalismo, UruguaiResumo
Este artigo explora a comunicação política de José
Mujica no período em que esteve na presidência do
Uruguai (2010-2015) e busca responder porque, ao contrário do que passou com os governos da chamada “virada à esquerda” sul-americana, conseguiu aparecer na grande mídia comercial de forma benéfica para seu governo. Este trabalho, que se origina de uma extensa pesquisa que inclui entrevistas com 32 atores-chave nos vínculos entre mídia e política no Uruguai, destaca que para isso confluíram questões principais. Em primeiro lugar, a configuração do sistema midiático uruguaio. Tanto pelo peso relativamente forte do Estado frente às empresas midiáticas e pelo jornalismo declaratório, que considera que sua tarefa principal é obter as declarações da política institucional e partidária. Isso permite que o presidente defina várias das condições de suas aparições midiáticas. Em segundo lugar, o manejo artesanal que Mujica fez da comunicação política, caracterizada por seu estilo direto e atípico e seu êxito de audiências, mas também por uma relação prévia de confiança com quatro jornalistas políticos que trabalham em mídias de linha editorial conservadora: uma relação de mútua conveniência que permitiu ao presidente chegar a um público que considerava estratégico e aos jornalistas permitiu obter furos e distinção.
Downloads
Referências
Becerra, M. & Mastrini, G. (2017). La concentración infocomunicacional en América Latina (2000-2015). Bernal: Universidad Nacional de Quilmes.
Bordas Martínez, J. (2015). Tupamaros, derrota militar, metamorfosis política y victoria electoral. Madrid: Dykinson.
Buquet, G., Lanza, E. & Radakovich, R. (2013). Diversidad y programación en la televisión abierta en Uruguay. Montevideo: FES.
Caetano, G. (2000). Lo privado desde lo público. Ciudadanía, nación y vida privada en el Centenario. Sociohistórica, 7, 11-51.
Danza, A. & Tulbovitz, E. (2015). Una oveja negra al poder. Confesiones e intimidades de Pepe Mujica. Montevideo: Sudamericana.
Entrevista a Andrés Danza (julio de 2014). Entrevista realizada por Iván Schuliaquer en el marco de la investigación titulada: “La negociación de las escenas mediáticas. Los gobiernos de izquierda y los grandes grupos mediáticos en América del Sur”, Tesis de doctorado, Universidad de Buenos Aires (Argentina) y Université Sorbonne- Nouvelle (Francia). Inédita.
Entrevista a Eduardo Delgado (julio de 2013). Entrevista realizada por Iván Schuliaquer en el marco de la investigación titulada: “La negociación de las escenas mediáticas. Los gobiernos de izquierda y los grandes grupos mediáticos en América del Sur”, Tesis de doctorado, Universidad de Buenos Aires (Argentina) y Université Sorbonne-Nouvelle (Francia). Inédita.
Entrevista a Ernesto Tulbovitz (julio de 2013). Entrevista realizada por Iván Schuliaquer en el marco de la investigación titulada: “La negociación de las escenas mediáticas. Los gobiernos de izquierda y los grandes grupos mediáticos en América del Sur”, Tesis de doctorado, Universidad de Buenos Aires (Argentina) y Université
Sorbonne-Nouvelle (Francia). Inédita.
Entrevista a Lucía Topolansky (julio de 2014). Entrevista realizada por Iván Schuliaquer en el marco de la investigación titulada: “La negociación de las escenas mediáticas. Los gobiernos de izquierda y los grandes grupos mediáticos en América del Sur”, Tesis de doctorado, Universidad de Buenos Aires (Argentina) y Université Sorbonne-Nouvelle (Francia). Inédita.
Entrevista a Martín Lees (julio de 2014). Entrevista realizada por Iván Schuliaquer en el marco de la investigación titulada: “La negociación de las escenas mediáticas. Los gobiernos de izquierda y los grandes grupos mediáticos en América del Sur”, Tesis de doctorado, Universidad de Buenos Aires (Argentina) y Université Sorbonne- Nouvelle (Francia). Inédita.
Entrevista a Nelson Cesin (julio de 2013). Entrevista realizada por Iván Schuliaquer en el marco de la investigación titulada: “La negociación de las escenas mediáticas. Los gobiernos de izquierda y los grandes grupos mediáticos en América del Sur”, Tesis de doctorado, Universidad de Buenos Aires (Argentina) y Université Sorbonne-Nouvelle (Francia). Inédita.
Entrevista a Rafael Inchausti (julio de 2013). Entrevista realizada por Iván Schuliaquer en el marco de la investigación titulada: “La negociación de las escenas mediáticas. Los gobiernos de izquierda y los grandes grupos mediáticos en América del Sur”, Tesis de doctorado, Universidad de Buenos Aires (Argentina) y Université Sorbonne- Nouvelle (Francia). Inédita.
Fox, E. & Waisbord, S. (2002). Latin politics, global media. En Fox, E. & Waisbord, S. (editors), Latin politics, global media (pp. 2-21). Texas: University of Texas Press.
Garcé, A. (2011). Ideologías políticas y adaptación partidaria: el caso del MLNTupamaros (1985-2009). Revista de Ciencia Política, 31(1), 117-137.
García, A. (2009). Pepe coloquios. Montevideo: Fin de siglo.
Hallin, D. & Mancini, P. (2004). Comparing Media Systems. Three Models of Media and Politics. Cambridge: Cambridge University Press.
Hallin, D. & Mancini, P. (2012). Comparing Media Systems Beyond the Western World. Cambridge: Cambridge University Press.
Hughes, S. & Prado, P. (2011). Media diversity and social inequality in Latin America. En Blofield, M. (comp.), The Great Gap: Inequality and the Politics of Redistribution in Latin America (pp. 109-146). University Park: Pennsylvania State University Press.
Karpik, L. (2000). Le Guide rouge Michelin. Revue Française de Sociologie, 42(3), 369-389.
Lanza, E. & Buquet. G. (2011). La televisión privada comercial en Uruguay. Caracterización de la concentración de la propiedad, las audiencias y la facturación. Montevideo: FES.
Legavre, J. P. (2014). L’informel pour informer. Les journalistes et leurs sources. Paris: L’Harmattan/Pepper.
Légrand, C. (17 de julio de 2013). José Mujica, le président “le plus pauvre du monde”. Le Monde, s/r.
Lemieux, C. (2010). La subjetivité journalistique. Onze leçons sur le rôle de l’individualité dans la production de l’information. Paris: EHESS.
Levitsky, S. & Roberts, K. (2011). The Resurgence of the Latin American Left. Baltimore: The John Hopkins University.
Lijphart, A. (2012). Patterns of Democracy. Government Forms and Performance in Thirty-Six Countries. New Haven: Yale University Press.
Martini, S. (2000). Periodismo, noticia y noticiabilidad. Buenos Aires: Norma.
Pereyra, G. (24 de enero de 2013). Nota de opinión editorial. El Observador, s/r.
Pérez, V., Piñeiro, R. & Rosenblatt, F. (2019). How Party Activism Survives. Uruguay’s Frente Amplio. Cambridge: Cambridge University Press.
Redacción Búsqueda (2009). Mujica en Búsqueda. Trece años en 21 reportajes. Montevideo: Fin de Siglo.
Rossi, F. (2017). The Poor’s Struggle for Political Incorporation. The Piquetero Movement in Argentina. Cambridge: Cambridge University Press.
Schuliaquer, I. (2017). ¿Quién domina la escena? La relación entre los gobiernos del FA y las empresas mediáticas en Uruguay (2005-2015). En Boczkowski, P. & Mitchelstein, E. (editores), Titulares, hashtags y videojuegos (pp. 167-181). Buenos Aires: Manantial.
Schuliaquer, I. (2018). La negociación de las escenas mediáticas. Los gobiernos de izquierda y los grandes grupos mediáticos nacionales en América del Sur. Tesis de doctorado, Universidad de Buenos Aires (Argentina) y Université Sorbonne-Nouvelle (Francia). Inédita.
Schuliaquer, I. (2019). El sistema mediático nacional como punto de partida. Los gobiernos del Frente Amplio y los grupos mediáticos en Uruguay. Revista Mexicana de Opinión Pública, 26, 15-31. Recuperado de: https://www.redalyc.
org/journal/4874/487459809005/html/
Schuliaquer, I. (2020). Gouverner sans conseillers en communication. Le cas des gouvernements du Frente Amplio en Uruguay (2005-2020). Quaderni, 101, 1-22.
Vommaro, G. (2008). Lo que quiere la gente. Los sondeos de opinión y el espacio de la comunicación política en Argentina (1983-1999). Los Polvorines: UNGS/Prometeo.
Waisbord, S. (2013). Media policies and the blindspots of media globalization: insights from Latin America. Media, culture & society, 35(1), 132-138.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.