Reflexões sobre modalidades pedagógicas, plataformização e educação na universidade pública pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/ic.2024.19.1.3572

Palavras-chave:

plataformas digitais, modalidades pedagógica, LMS, universidade pública, infraestrutura digital

Resumo

O artigo reúne reflexões relacionadas aos processos de plataformação social e suas consequências nas universidades públicas da Argentina. Encontramo-nos em um cenário pós-pandemia, onde uma "nova normalidade" nos permite uma certa distância do período de excepcionalidade pedagógica. Ao mesmo tempo, desafios emergentes são evidentes ao experimentar modalidades pedagógicas que superam as divisões tradicionais entre ensino presencial e a distância. Compreendemos que a pandemia de COVID-19 precipitou uma série de tendências pré-existentes no âmbito educacional. Por esse motivo, nos interessa reconstruir processos macro que vêm se estabelecendo há bastante tempo. Para isso, nos concentramos em certas dinâmicas informacionais, particularmente aquelas relacionadas aos avanços da plataformização na última década, juntamente com experiências e impressões sobre a implementação em instituições de educação superior na província de Córdoba. Nossas investigações revelam, exceto por importantes exceções, uma falta de problematização e planejamento das novas infraestruturas digitais necessárias, diante de processos estruturais de transformação das práticas sociais e educacionais. Metodologicamente, o trabalho se baseia em contribuições conceituais de diversas fontes, bem como na sistematização de experiências docentes e de gestão educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amado, S. J., & Gala, R. P. (2019). Brecha digital, inclusión y apropiación de tecnologías: Un breve recorrido por sus diferentes conceptualizaciones. En S. Lago Martínez [coord.], Políticas públicas e inclusión digital. Un recorrido por los Núcleos de Acceso al Conocimiento. Teseo. pp. 41-63. https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/160007

Artopoulos, A. (2023). Imaginarios de IA generativa en educación: Chatbots que enseñan, bicicletas eléctricas y el quinto Beatle. Hipertextos, 11(19), 070. https://doi.org/10.24215/23143924e070

Castells, M. (1996). La era de la información: economía, sociedad y cultura (Vol. 1). Siglo XXI.

CIN. (2022). Resolución CE N° 1716/22 - Orientaciones y propuestas en el marco de los procesos de reconfiguración de las opciones pedagógicas (presencial y a distancia). https://sied.unsl.edu.ar/static/documentos/1661806612.pdf

CONEAU. (2021). Consideraciones sobre las estrategias de hibridación en el marco de la evaluación y la acreditación universitaria frente al inicio del ciclo lectivo 2022. https://www.coneau.gob.ar/coneau/wp-content/uploads/2021/12/IF-2021-123533751-APN-CONEAUME.pdf

Dussel, I. y Pagola, L. (2022, octubre 22). Conversatorio: La materialidad de la escuela virtual y las nuevas infraestructuras del conocimiento. Facultad de Filosofía y Humanidades, UNC. https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=mQGnWjyBnxQ

Ferrero, F. (2018). Big data y educación: un análisis vigotskiano de los “algoritmos predictivos del éxito de los estudiantes”. En P. Mercado, N. Gonzalez, L. Beltramino y F. Ferrero [Eds.], Contextos de producción de la teoría de Lev Vigotsky, a 120 años de su nacimiento. FFyH.

Grasso, M.; Pagola, L. & Zanotti, A. (2017). Políticas de inclusión digital en Argentina. Usos y apropiaciones dentro y fuera de la escuela. Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación, 50, pp. 95-107. https://recyt.fecyt.es/index.php/pixel/article/view/61769

Grasso, M. & Zanotti, A. (2014). Discusiones sobre la relación entre las tecnologías y la sociedad. Aproximaciones desde el constructivismo tecnológico. En: M. Aimino, G. Domjan y M. Grasso [eds.], Los nuevos modos de comunicar: educación, tecnologías y escuela secundaria. EdUViM. pp. 95-111.

Isoglio, A.; Piccotto, N. & Zanotti, A. (2021). Implementación de una política de acceso abierto en tres instituciones argentinas. Palabra clave, 10 (2), e123. ISSN 1853-9912. DOI: 10.24215/18539912e123

Landau, M., Sabulsky, G., & Schwartzman, G. (2022). Hacia nuevos horizontes en las clases universitarias en contextos emergentes. Contribuciones de la Tecnología Educativa. Virtualidad, Educación y Ciencia, 12(24), 9-24. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/vesc/article/view/36279

Lund, A., & Zukerfeld, M. (2020). Corporate Capitalism's Use of Openness: Profit for Free?. Springer Nature.

Ministerio de Educación y Deportes. (2017). Documento sobre la opción pedagógica y didáctica de educación a distancia. Resolución E2641/2017. http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/verNorma.do?id=275872

Morozov, E. (2015). La locura del solucionismo tecnológico. Katz Editores y Capital Intelectual.

Moodle. (2023). About Us. https://moodle.com/about/

Pagano, M. y García, L. I. (2020). Cuarentena, educación y virtualidad: ¿cómo acompañar a les estudiantes sin abastecer el capitalismo de plataformas? https://eneroenlaciudad.com.ar/wp-content/uploads/2020/04/cuarentena-educacion-y-virtualidad.pdf

Plantin, J. C., Lagoze, C., Edwards, P. N., & Sandvig, C. (2016). Infrastructure studies meet platform studies in the age of Google and Facebook. New media & society, 20(1), 293-310. https://doi.org/10.1177/1461444816661553

Sabulsky, G. (2023, 25 julio). Enseñar en escenarios combinados: nuevas presencialidades. Facultad de Comunicación UNC. https://www.youtube.com/watch?v=SotUc4LNph8

Srnicek, N. (2018). Capitalismo de plataformas. Caja Negra.

Suaya, E. (2022). El rol del Estado como garante de Internet. Un servicio público y un derecho humano. En A. Ramos [comp.], Argentina en Internet: 35 años de la creación del dominio .ar. NIC, Secretaría Legal y Técnica de la Presidencia de la Nación.

Vallejo, A. & González, A. (2023, febrero 27). La aplicación de la inteligencia artificial en educación: una reflexión crítica sobre su potencial transformador. Aula Cavila. https://blogs.ead.unlp.edu.ar/boletinaulacavila/

Van Dijck, J., Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press.

Zanotti, A., & Pagola, L. I. (2022). Potencialidades y límites para el análisis de datos de sistemas de gestión de aprendizaje. El caso de Moodle. Transdigital, 3(6), 1–23. https://doi.org/10.56162/transdigital145

Zanotti, A., Céspedes, L., & Mauro, A. (2023). Open science practices and policies in public universities. The case of the National University of Córdoba, Argentina. SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5524

Zukerfeld, M. (2020). Bits, plataformas y autómatas. Las tendencias del trabajo en el capitalismo informacional. Revista Latinoamericana de Antropología del Trabajo, 4(7). http://www.ceil-conicet.gov.ar/ojs/index.php/lat/article/view/623

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Pagola, L. I., Zanotti, A., & Grasso, M. (2024). Reflexões sobre modalidades pedagógicas, plataformização e educação na universidade pública pós-pandemia. InMediaciones De La Comunicación, 19(1), 283–300. https://doi.org/10.18861/ic.2024.19.1.3572

Edição

Seção

Misceláneas