Fotografando o passado
O dispositivo das fotos em movimento
DOI:
https://doi.org/10.18861/ic.2024.19.2.3737Palavras-chave:
fotografia, fotografia digital, foto em movimento, pós-fotografia, dispositivo, telefone celularResumo
Atualizações recentes nos sistemas operacionais dos celulares trouxeram consigo a possibilidade de gerar fotos em movimento com suas câmeras digitais. Estas fotos consistem em um vídeo muito curto que termina em uma imagem estática, que corresponde ao momento da captura. A foto em movimento pode ser entendida como um novo tipo de imagem, que combina com muita precisão duas substâncias de expressão pré-existentes, e que continua a expandir o universo do que se chama socialmente de “fotografia” para abranger, pela primeira vez, imagens em movimento. Utilizando a noção semiótica de dispositivo, este trabalho analisa a gênese dessas novas fotografias, bem como certas práticas inovadoras que são possibilitadas após a captura. Entre elas, o artigo centra-se na possibilidade, proporcionada pelo dispositivo, de gerar novas fotografias estáticas dos momentos anteriores à captura original, o que dá origem à nova prática de tirar uma fotografia de um momento passado. Esta particularidade do dispositivo, que tem a capacidade de dissociar, pela primeira vez, o instante fotografado do momento do disparo, tem implicações enunciativas relevantes, podendo reconfigurar, num futuro próximo e com a ampliação do conhecimento deste arché, a compreensão social do que se entende por “fotografia”.
Downloads
Referências
Barthes, R. (1989). La cámara lúcida. Notas sobre la fotografía. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Paidós.
Caballero, D. (2023). Toma fotos que cobran vida con la cámara de tu Samsung Galaxy. Móvil zona. Recuperado de: https://www.movilzona.es/tutoriales/camaras/funcion-motion-photo-samsung-galaxy/
Carlón, M. (2004). Sobre lo televisivo. Dispositivos, discursos y sujetos. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: La Crujía.
Carlón, M. (2006). De lo cinematográfico a lo televisivo. Metatelevisión, lenguaje y temporalidad. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: La Crujía.
Carlón, M. (2016a). Registrar, subir, comentar, compartir: prácticas fotográficas en la era contemporánea. En Corro, P. & Robles, C. (editores) (2016), Estética, medios y subjetividades (pp. 31-54). Santiago de Chile: Universidad Pontificia Católica de Chile. Recuperado de: http://estetica.uc.cl/images/stories/librovsimposio/02_mario%20carlon.pdf
Carlón, M. (2016b). Después del fin. Una perspectiva no antropocéntrica sobre la post-tv, el post-cine y youtube. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: La Crujía.
Cartier-Bresson, H. (2003). El instante decisivo. El malpensante, 43, pp. 14-27.
Fernández, J. L. (1994). Los lenguajes de la radio. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Atuel.
Fontcuberta, J. (2017). La furia de las imágenes. Notas sobre la postfotografía. Barcelona: Galaxia Gutenberg.
Fontcuberta, J. (2022). Ça-a-été? Contra Barthes. Madrid: Joaquín Gallego Editor.
Foschi, G. (2023). Fontcuberta contra Barthes. Doppiozero. Recuperado de: https://www.doppiozero.com/fontcuberta-contro-barthes
Gombrich, E. H. (1987). La imagen y el ojo. Nuevos estudios sobre la psicología de la representación pictórica. Madrid: Alianza.
Hjelmslev, L. (1972). Ensayos lingüísticos. Madrid: Gredos.
Kurażyńska, D. M. (2022). Dime para qué sirve y te diré qué es una imagen. Los usos de las imágenes y su incidencia en el conocimiento de las imágenes. Tesis Doctoral, Universidad de Granada, España. Recuperado de: https://digibug.ugr.es/bitstream/handle/10481/81982/75074.pdf?sequence=4&isAllowed=y
Manovich, L. (2012). El software toma el mando. Recuperado de: https://www.academia.edu/7425153/2014_-_El_software_toma_el_mando_traducci%C3%B3n_a_Lev_Manovich_.
Metz, C. (1974). El estudio semiológico del lenguaje cinematográfico. Lenguajes, 1(2). Recuperado de: https://semioticaderedes-carlon.com/wp-content/uploads/2018/04/Metz-El-estudio-semiol%C3%B3gico-del-lenguaje-cinematogr%C3%A1fico.pdf
Peirce, C. S. (1986). La ciencia de la semiótica. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Nueva Visión.
Schaeffer, J-M. (1990). La imagen precaria del dispositivo fotográfico. Madrid: Cátedra.
Sciana, F. (2023). Fontcuberta punta l’indice sulla verità. Il Sole 24 ore. Recuperado de: https://www.mimesisedizioni.it/download/14659/ed5dc9e2ee9a/ferdinando-scianna-il-sole-24-ore-14-maggio-2023-fonctuberta-punta-lindice-sulla-verita-su-contro-barthes-di-fontcuberta.pdf
Scolari, C. (2023) El nuevo canon fotográfico. Hipermediaciones. Recuperado de: https://hipermediaciones.com/2023/07/15/el-nuevo-canon-fotografico/
Sontag, S. (2016). Sobre la fotografía. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Debolsillo.
Traversa, O. (2001). Aproximaciones a la noción de dispositivo. Signo y Seña, 12, pp. 233-247.
Traversa, O. (2009). Dispositivo-enunciación: en torno a sus modos de articularse. Figuraciones, 6. Recuperado de: https://repositorio.una.edu.ar/handle/56777/1086
Verón, E. (1974). Para una semiología de las operaciones translingüísticas. Lenguajes, 1(2), pp. 11-36.
Verón, E. (1987). La semiosis social. Fragmentos de una teoría de la discursividad. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Gedisa.
Verón, E. (1997). De la imagen semiológica a las discursividades. El tiempo de una fotografía. En Veyrat-Masson, I. & Dayan, D. (comps.), Espacios públicos en imágenes (pp. 47-70). Barcelona: Gedisa.
Verón, E. (2009). El fin de la historia de un mueble. En Carlón, M. & Scolari, C. (eds.), El fin de los medios masivos. El comienzo de un debate (pp. 229-248). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: La Crujía.
Verón, E. (2013). La semiosis social, 2. Ideas, momentos, interpretantes. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Paidós.
Zelcer, M. (2017). Las imágenes fotográficas en tiempo real: una aproximación. L.I.S. Letra, Imagen y Sonido, 18, pp. 135-154.
Zelcer, M. (2021). Devenires de lo fotográfico. Imágenes digitales en los dispositivos contemporáneos. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Teseo.
Zelcer, M. (2023). Traversa: el lugar del dispositivo. En Cingolani, G. & Bitonte, M. E. (2023), Relés a partir de la obra de Oscar Traversa (pp. 85-98). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Libros de Crítica UNA - Prometeo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.