O Captura do olhar no capitalismo cibernético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/ic.2024.19.2.3846

Palavras-chave:

capitalismo cibernético, captura do olhar, estrutura tecnológica de recursividade negativa da imagem de si, mais-valia escópica

Resumo

O olhar tornou-se objeto de usufruto no contexto de um capitalismo contemporâneo com a capacidade de transformar os usuários digitais em produtores de conteúdo que enriquecem as grandes corporações pós-midiáticas. Uma espécie de mais-valia escópica, que hoje tem o potencial, com o metaverso, de capturar o corpo. O nó articulador desse sistema ocorre naquilo que chamo de estrutura tecnológica de recursividade negativa da imagem de si, que reside no uso das redes e sistemas para enfrentar a dor psíquica que as próprias redes e sistemas produzem. Essa espiral negativa é a forma principal de captura do sujeito, potencializada no horizonte do metaverso como captura radical do próprio corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alter, A. (2017). Irresistible: The Rise of Addictive Technology and the Business of Keeping. New York: Penguin Press.

Ancajima, L. (2023). TikTok alcanza un nuevo hito al lograr que jóvenes gasten 10 mil millones de dólares en consumo. RPP. Recuperado de: https://rpp.pe/tecnologia/apps/tiktok-alcanza-un-nuevo-hito-al-lograr-que-jovenes-gasten-10-mil-millones-de-dolares-en-consumo-noticia-1522112

Angulo, J. (2023). Facebook más fuerte que nunca: ya es la primera red con 3.000 millones de usuarios. Debate. Recuperado de: https://www.debate.com.mx/tecnologia/Facebook-mas-fuerte-que-nunca-ya-es-la-primera-red-con-3-mil-millones-de-usuarios-20230728-0058.html

Azamar, A. (2022). Litio en América Latina. Demanda global contra daño socioambiental. Ciudad de México: UAM y Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales.

Azamar, A. (2024). El multicolor de la energía. Ciudad de México: UAM y Rosa Luxenburg Stiftung.

Bagdikian, B. H. (2004). The New Media Monopoly. Boston: Beacon Press.

Bajtín, M. (1989). Teoría y estética de la novela. Madrid: Taurus.

Ball, M. (2022). El metaverso y cómo lo revolucionará todo. Barcelona: Deusto.

Belting, H. (2012). Florencia y Bagdag. Una historia de la mirada entre oriente y occidente. Madrid: Akal.

Bernal, H. (2012). Lectura del texto Introducción del narcicismo (1914) de Sigmund Freud. Poiésis. Revista Electrónica de Psicología Social, (24), pp. 1-13. DOI: https://doi.org/10.21501/issn.1692-0945

Botes, M. (2022). Brain Computer Interfaces and Human Rights: Brave new rights for a brave new world. In 2022 ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency (FAccT ’22), June 21–24, 2022, Seoul, Republic of Korea. ACM, New York, NY, USA. Available in: https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/3531146.3533176

Burwell, S., Sample, M. & Racine, E. (2017). Ethical aspects of brain computer interfaces: a scoping review. BMC Med Ethics, 18(60). Available in: https://bmcmedethics.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12910-017-0220-y#citeas.

Butler, J. (2010). Marcos de guerra: las vidas lloradas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Paidós.

Castells, M. (2012). Comunicación y poder. Madrid: Siglo XXI.

Ciancio, A. (2022). Edificio El Metaverso. Global Finance. Recuperado de: https://gfmag.com/features/building-metaverse/

Counts, A. (2023). Acciones de Meta suben tras ingresos superiores a estimaciones. Bloomberg. Recuperado de: https://www.bloomberg.com/news/articles/2023-07-26/acciones-de-meta-suben-tras-ingresos-superiores-a-estimaciones

Deliotte (2016). The economic impact of disruptions to Internet connectivity. A report for Facebook. Deliotte. Available in: https://globalnetworkinitiative.org/wp-content/uploads/GNI-The-Economic-Impact-of-Disruptions-to-Internet-Connectivity.pdf

Della Vecchia, N. (2023). Qué empresas ya están aprovechando el Metaverso para sus negocios. Forbes AR. Recuperado de: https://www.forbesargentina.com/innovacion/que-empresas-ya-estan-aprovechando-metaverso-sus-negocios-n29882

Dellato, M. (2023). The World´s Largest Media Companies In 2023: Comcast And Disney Stay On Top. Forbes. Available in: https://www.forbes.com/sites/marisadellatto/2023/06/08/the-worlds-largest-media-companies-in-2023-comcast-and-disney-stay-on-top/?sh=586f9d6c54c6

Dirigentes digital (2022). El futuro será digital o no será. DirigentesDigital.com. Recuperado de: https://dirigentesdigital.com/tecnologia/futuro-sera-digital-no-sera/

Duke, D. (2023). Why User-Generated Content Is Winning. Forbes. Available in: https://www.forbes.com/sites/forbesbusinesscouncil/2023/03/13/why-user-generated-content-is-winning/?sh=5693724b6e94

Echeverría, B. (2005). Renta tecnológica y capitalismo histórico. Mundo Siglo XXI. Revista del CIECAS, (2), pp. 17-20. Recuperado de: https://repositorio.flacsoandes.edu.ec/handle/10469/7399

Eco, U. (2011). La estructura ausente. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Debolsillo.

Engeln, R. (2018) Beauty Sick: How the Culture Obsession with Appearance Hurts Girls and Women. New York: Harper.

Europapress (2022). El valor del metaverso podría alcanzar los 5 billones de dólares en 2030, según Mckinsey. Recuperado de: https://www.europapress.es/economia/noticia-valor-metaverso-podria-alcanzar-billones-dolares-2030-mckinsey-20220629110050.html

Eyal, N. & Hoover, R. (2014). Hooked: How to Build Habit-Forming Products. New York: Portfolio Penguin.

Fernández, R. (2015). Stanford, la semilla de lo que hoy es Silicon Valley. Expansión.

Forbes Staff (2023). Ganancias de Meta aumentan 35% impulsadas por publicidad, IA y realidad mixta. Forbes México. Recuperado de: https://www.forbes.com.mx/ganancias-de-meta-aumentan-35-impulsadas-por-publicidad-ia-y-realidad-mixta/

Gallace, A. (2022). Haptic Interaction in Virtual Reality: Are We Ready for the Metaverse? Neuroscientific and Behavioral Considerations. In Ugliotti, F. & Osello, A. (coords.), Handbook of Research on Implementing Digital Reality and Interactive Technologies to Achieve Society 5.0 (pp. XX). Hershey: IGI Global.

Gombrich, E. (2023). Art and Illusion. New York: Phaidon Press Limited.

González Pazos, J. (2019). Medios de comunicación ¿Al servicio de quién? Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Clacso, Icaria Editorial y Asdi.

Goodman, M. (2016). Future Crimes: Inside the Digital Underground and the Battle for Our Connected World. Palatine: Anchor Book Press.

Groys, B. (2015). Volverse público. Las transformaciones del arte en el ágora contemporánea. Madrid: Caja Negra.

Herman, E. S. (2000). The Myth of the Liberal Media: An Edward Herman Reader: 2. Bristol: Peter Lang Inc.

Jarman, H., Fuller, M., McLean, S. A., Rodgers, R. F., Slater, A., Gordon, C. S. & Paxton, S. J. (2023). Who's most at risk of poor body image? Identifying subgroups of adolescent social media users over the course of a year. Computers in Human Behavior, (147). DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2023.107823

Joshi, N. (2023). The Impact of AI on Web 3.0. Allerin. Available in: https://www.allerin.com/blog/the-impact-of-ai-on-web-3-0

Kosal, M. & Putney, J. (2023). Neurotechnology and international security Predicting commercial and military adoption of brain-computer interfaces (BCIs) in the United States and China. Politics and the Life Sciences, 42(1), pp. 81-103. DOI: https://doi.org/10.1017/pls.2022.2

Kross, E., Verduyn, P., Demiralp, E., Park, J., Seungjae Lee, D., Lin, N., Shablack, H., Jonides, J. & Ybarra, O. (2013). Facebook Use Predicts Declines in Subjective Well-Being in Young Adults. Plos One. Available in: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0069841

Kurzweil, R. (2006). The Singularity Is Near: When Humans Transcend Biology. New York: The Viking Press.

Lacan, J. (2009). El estadio del espejo como formador de la función del yo [je] tal como se nos revela en la experiencia psicoanalítica. Escritos 1. Madrid: Siglo XXI.

Ledron, M. (2021). Reskin: la piel sintética para el metaverso de Zuckerberg. DistritoXR.

Lesaja, S. & Palmer, X.L. (2020). Brain-Computer Interfaces and the Dangers of Neurocapitalism. Arxiv, Cornell University. Available in: https://arxiv.org/abs/2009.07951

Lizarazo, D. (2010). ¿México digital? Incertidumbres sobre la nación en tiempos de Internet. En Esteinou, J. & Esparza, L. (Coords.), Pensar el futuro de México. La comunicación y la reconstrucción de la nación mexicana (pp. 187-215). Ciudad de México: UAM.

Lizarazo, D. (2013). Estética y violencia en la politización del arte de Walter Benjamin. En Lizarazo, D. & Sánchez, A. (Coords.), Benjamin y las encrucijadas de la violencia (pp. 141- 201). Ciudad de México: UAM.

Lizarazo, D. (2024). Hermenéuticas y esquirlas en la mirada cinematográfica. Ciudad de México: Gedisa / UAM.

Maqsood, A. & Sangra, S. (2021). The Effect of Snapchat Filters on Self-Image: A Study of Netflix’s ‘The Social Dilemma’. Global Media Journal – Arabian Edition, 3(3). Available in: https://amityuniversity.ae/gmj-ae/journals/2021/8%20Afsah%20Maqsood.pdf

McChesney, R. (2000). Rich Media, Poor Democracy: Communication Politics in Dubious Times. New York: The New Press.

Mitchelhill, T. (2022). Una oportunidad de USD 1 billón: JPMorgan se convierte en el primer gran banco en el Metaverso. Cointelegraph en español. Recuperado de: https://es.cointelegraph.com/news/1t-opportunity-jpmorgan-becomes-first-major-bank-in-the-metaverse

Muise, A., Christofides, E. & Desmarais, S. (2009). More Information than You Ever Wanted: Does Facebook Bring Out the Green-Eyed Monster of Jealousy? Cyberpsychology & Behavior, 12(4). Available in: https://business.ecu.edu/wp-content/pv-uploads/sites/216/2023/01/Facebook-Article-3.pdf

Observatorio Blockhain (2022). JPMorgan abre sucursal en el metaverso decentraland con un retrato de su CEO Jamie Dimon. Observatorio Blockhain. Available in: https://observatorioblockchain.com/metaverso/jp-morgan-abre-sucursal-en-el-metaverso-decentraland-con-un-retrato-de-su-ceo-jamie-dimon/

Patnak, S. (2024). Meta registra mayor alza de valor en la historia del mercado. Bloomberg. Recuperado de: https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-02-02/meta-registra-mayor-alza-de-valor-en-la-historia-del-mercado

Peirano, M. (s/f). El enemigo conoce el sistema. Madrid: Debate.

Schopenhauer, A. (2010). El arte de envejecer. Madrid: Alianza Editorial.

Seth, S. (2022). The World's Top Media Companies. Investopedia. Available in: https://www.investopedia.com/stock-analysis/021815/worlds-top-ten-media-companies-dis-cmcsa-fox.aspx

Silverman, K. (2009). El umbral del mundo visible. Madrid: Akal.

Soetaert, W. & Vandamme, E. J. (2010). Industrial Biotechnology. Sustainable Growth and Economic Success. Weinheim: Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KgaA.

Stephanopoulos, G., Aristidou, A. A. & Nielsen, J. (1998). Metabolic Engineering: Principles and Methodologies. Ámsterdam: Elsevier.

Stephenson, N. (2000). Snow Crash. Barcelona: Gigamesch.

SynergyXR.com (s/f). VR Controllers: A comprehensive Review. Available in: https://synergyxr.com/blogs/vr-controllers-a-comprehensive-review/

Taibbi, M. (2019). Hate Inc.: Why Today´s Media Makes Us Despise One Another. New York: OR Books.

Tidy, J. (2022). Metaverso: cómo funciona el multimillonario negocio de la compraventa de tierras en el mundo virtual. BBC News Mundo. Recuperado de: https://www.bbc.com/mundo/noticias-63508556

Uchyigit, G. & Ma, M. Y. (2008). Personalization Techniques and Recommander Systems. Series in Machine Perception and Artificial Intelligence. London: World Scientific Publishing.

Virilio, P. (2003). El arte del motor: aceleración y realidad virtual. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Manantial.

Vogel, E. A., Rose, J. P., Roberts, L. R. & Eckles, K. (2014). Social comparison, social media, and self-esteem. Psychology of Popular Media Culture, 3(4), pp. 206-222. DOI: https://doi.org/10.1037/ppm0000047

Wallon, H. (1975). Los orígenes del carácter en el niño: los preludios del sentimiento de personalidad. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Nueva Visión.

Weinberger, D. (2012). Too Big to Know: Rethinking Knowledge Now That the Facts Aren't the Facts, Experts Are Everywhere and the Smartest Person in the Room. New York: Basic Books.

World Health Organization (2008). Tobacco industry interference with tobacco control. Available in: https://www.who.int/publications/i/item/9789241597340

Wu, T. (2016a). The Attention Merchants: The Epic Scramble to Get Inside Our Heads. New York: Knopf.

Wu, T. (2016b). El interruptor principal. Auge y caída de los imperios de la información. Santiago de Chile: FCE.

Publicado

2024-10-09

Como Citar

Lizarazo Arias, D. (2024). O Captura do olhar no capitalismo cibernético. InMediaciones De La Comunicación, 19(2). https://doi.org/10.18861/ic.2024.19.2.3846

Edição

Seção

Artigos