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Implementação de um programa educacional de artes plásticas baseado no Aprendizagem Cooperativo sobre motivação em estudantes do colégio

Autores

  • Efraín Romero Artavia Ministerio de Educación y Cultura
  • Andrea Mora Campos Universidad Nacional
  • Wendy González Víquez Ministerio de Educación y Cultura
  • Patricia Renee Garbanzo Hernández Ministerio de Educación y Cultura
  • José Andrey Zamora-Araya Universidad Nacional
  • Fabiola Quirós Universidad Nacional
  • Silvia García Vargas Universidad Nacional

DOI:

https://doi.org/10.18861/cied.2020.11.2.2990

Palavras-chave:

aprendizagem cooperativa, motivação, artes visuais, colégio, ema

Resumo

Essa pesquisa analisa o desenvolvimento da motivação em alunos da oitava série de um colégio de educação pública da Costa Rica na aula de Artes Plásticas, através da implementação de um programa educacional baseado no Aprendizado Cooperativo (AC) (Johnson, Johnson e Holubec, 1994). Quanto aos instrumentos e materiais para a realização da pesquisa, a Escala de Motivação Acadêmica (EMA) foi adaptada e validada (Manassero e Vásquez, 2000) para determinar a Motivação (M) em estudantes de ensino médio. No processo de coleta de informação, foram utilizadas técnicas qualitativas, como o questionário e a observação, aos fins de salientar os diferentes aspectos da M. A população participante esteve composta por estudantes da oitava série, com idades entre 13 e 15 anos, aliás, foram utilizados dois grupos, um de estudo e outro de controle. Conclusão: conclui-se que o desenvolvimento da motivação melhorou no grupo experimental com a intervenção das estratégias oriundas do AC de abordagem qualitativa, não obstante, as análises mostram que não há diferenças estatisticamente significativas no grupo de estudo, devido ao fato de que o instrumento não era sensível ao decorrer do tempo. Portanto, essa escala não é recomendada para análises experimentais de desenho longitudinal.

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Biografia do Autor

Efraín Romero Artavia, Ministerio de Educación y Cultura

Licenciado en Pedagogía con énfasis en Didáctica, Universidad Nacional (Costa Rica). Profesor de Artes Plásticas, Ministerio de Educación Pública (Costa Rica).

Andrea Mora Campos, Universidad Nacional

Profesora de investigación, división de Educología; Asesora, revistas científicas, repositorios, acceso abierto y ciencia abierta, Vicerrectoría de Investigación, Universidad Nacional (Costa Rica). Investigadora en ciencia abierta y pedagogía.

Wendy González Víquez, Ministerio de Educación y Cultura

Profesora de Artes Plásticas, Ministerio de Educación Pública (Costa Rica).

Patricia Renee Garbanzo Hernández, Ministerio de Educación y Cultura

Licenciada en Pedagogía con énfasis en Didáctica, Universidad Nacional (Costa Rica). Profesora de Artes Plásticas, Ministerio de Educación Pública (Costa Rica).

José Andrey Zamora-Araya, Universidad Nacional

Máster en Estadística, Licenciado en Enseñanza de la Matemática, Universidad Nacional (Costa Rica). Profesor e investigador, Maestría en Economía del Desarrollo, Escuela de Estadística y Escuela de Matemáticas, Universidad (Costa Rica).

Fabiola Quirós, Universidad Nacional

Investigadora, Escuela de Economía, Universidad Nacional (Costa Rica). Editora adjunta, revista Economía y Sociedad, Costa Rica.

Silvia García Vargas, Universidad Nacional

Máster en Planificación Curricular, Licenciada en Ciencias de la Educación con énfasis en Didáctica del Español y Profesora e investigadora, división de Educología, Universidad Nacional (Costa Rica). Investigadora en formación docente, lectura, escritura y currículum.

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Publicado

2020-09-07

Versões

Como Citar

Romero Artavia, E., Mora Campos, A., González Víquez, W., Garbanzo Hernández, P. R., Zamora-Araya, J. A., Quirós, F., & García Vargas, S. (2020). Implementação de um programa educacional de artes plásticas baseado no Aprendizagem Cooperativo sobre motivação em estudantes do colégio. Cuadernos De Investigación Educativa, 11(2), 117–131. https://doi.org/10.18861/cied.2020.11.2.2990

Edição

Seção

Tópicos de pesquisa