Poética da ambiguidade

Realismo inseguro, desfiguração identitária e estética anti-heteronormativas nas obras de Pedro Lemebel e Leila Guerriero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/ic.2023.18.2.3516

Palavras-chave:

literatura, testemunho, política, intelectuais, jornalismo

Resumo

Este artigo analisa as mudanças ocorridas na literatura testemunhal do Cone Sul após a derrota dos projetos revolucionários das décadas de 1960 e 1970. A hipótese é que a eclosão das ditaduras motivou um processo de desmontagem do testemunho em seus fundamentos de verdade argumentativa, coerência e transparência, ao mesmo tempo que uma progressiva reconfiguração dos seus princípios estéticos a partir de abordagens que assumiram o conceito de ambiguidade como condição sine qua non da criação literária. Nesse quadro, o artigo pretende investigar um conjunto de obras de Leila Guerriero e Pedro Lemebel e analisar a forma como se reflete a ressignificação do referido gênero narrativo. Como se depreende do que foi trabalhado, a ideia de ambiguidade construída –nestes autores– através da noção de realismo inseguro, categoria que se refere a um estado de incerteza generalizada que abrange todas as dimensões do ser, desde a ideológico-política até as relacionadas ao gênero sexual e ao desenvolvimento da escrita. Assim, na produção analisada de Guerreiro e Lemebel, pode-se observar a implementação de operações transformadoras de testemunho; operações nas quais é possível identificar pontos em comum e também diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amar Sánchez, A. M. & Basile, T. (2014). Derrota, melancolía y desarme en la literatura latinoamericana de las últimas décadas. Iberoamericana, 80(247), 327-349.

Avelar, I. (2000). Alegorías de la derrota. Santiago de Chile: Cuarto Propio.

Badiou, A. (2005). El siglo. Buenos Aires: Manantial.

Barnet, M. (1966). Biografía de un cimarrón. La Habana: Academia de Ciencias de Cuba.

Basile, T. (2015). Literatura y violencia en la narrativa latinoamericana reciente. La Plata: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

Bernabé, M. (2010). Sobre márgenes, crónica y mercancía. Boletín del Centro de Estudios de Teoría y Crítica, 15, 65-80.

Beverley, J. (1987). Anatomía del testimonio. Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, 25(13), 7-16.

Bonano, M. (2020). Las crónicas de Leila Guerriero y las modulaciones de la voz. Mirada, subjetividad y autoficción. Perífrasis, 22(11), 100-111. Recuperado de: https://revistas.uniandes.edu.co/doi/full/10.25025/perifrasis202011.22.06

Chiani, M. (2014). Lecturas de la derrota y el fracaso en la producción narrativa y crítica de Marcelo Cohen. Iberoamericana, 80(247), 399-432. Recuperado de: https://revista-iberoamericana.pitt.edu/ojs/index.php/Iberoamericana/article/view/7157

Carnovale, V. (2011). Los combatientes, historia del PRT-ERP. Buenos Aires: Siglo XXI.

Echevarría, I. (2013). Prólogo. En Echevarría, I. (Comp.), Pedro Lemebel. Poco hombre: crónicas escogidas (pp. 11-31). Santiago de Chile: Universidad Diego Portales.

Galeano, E. (1971). Las venas abiertas de América Latina. Buenos Aires: Siglo XXI.

Gilman, C. (2012). Entre la pluma y el fusil. Buenos Aires: Siglo XXI.

Guerriero, L. (2009). Frutos extraños. Buenos Aires: Aguilar.

Guerriero, L. (2018). Plano Americano. Buenos Aires: Anagrama.

Guerriero, L. (2014). Zona de obras. Buenos Aires: Anagrama.

Guevara, E. (1963). Pasajes de la guerra revolucionaria. La Habana: Unión.

Lemebel, P. (2013a). La esquina es mi corazón. En Echevarría, I. (Comp.), Pedro Lemebel. Poco hombre: crónicas escogidas (pp. 58-61). Santiago de Chile: Universidad Diego Portales.

Lemebel, P. (2013b). Las amapolas también tienen espinas. En Echevarría, I. (Comp.), Pedro Lemebel. Poco hombre: crónicas escogidas (pp. 184-187). Santiago de Chile: Universidad Diego Portales.

Lemebel, P. (2013c). Los duendes de la noche. En Echevarría, I. (Comp.), Pedro Lemebel. Poco hombre: crónicas escogidas (pp. 70-71). Santiago de Chile: Universidad Diego Portales.

Lemebel, P. (2013d). Manifiesto, hablo por mi diferencia. En Echevarría, I. (Comp.), Pedro Lemebel. Poco hombre: crónicas escogidas (pp. 35-39). Santiago de Chile: Universidad Diego Portales.

Ludmer, J. (2009). Literaturas postautónomas 2.0. Propuesta Educativa, 32, 41-45. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/4030/403041704005.pdf

Maccioni, M. L. (2011). Líneas de fuga. Literatura y política en Reinaldo Arenas y Juan José Saer (1960-1975). Ann Arbor: Proquest.

Montali, G. (2021). A cincuenta años de Las venas abiertas de América Latina. Un análisis del estilo y la estrategia de escritura de Eduardo Galeano. Cuadernos del Cilha, 35, 1-37.

Montali, G. (2019). Escribir desde la tensión. Conflictos político-ideológicos en la producción intelectual de Eduardo Galeano y Francisco Urondo: 1955 y 1976. A contracorriente, 16(2), 9-39.

Montes, A. (2014). Políticas y estéticas de la experiencia urbana en la crónica contemporánea. Buenos Aires: Corregidor.

Ponza, P. (2010). Intelectuales y violencia política 1955-1973. Córdoba: Babel.

Rotker, S. (1995). La invención de la crónica. Buenos Aires: FCE.

Saítta, S. (2009). Del compromiso político a la crítica social en treinta años de literatura argentina. Ayer, 73(1), 133-157.

Sarlo, B. (2005). Tiempo pasado. Buenos Aires: Siglo XXI.

Sklodowska, E. (1992). Testimonio hispanoamericano: historia, teoría, poética. Nueva York: Peter Lang.

Yúdice, G. (1992). Testimonio y concientización. En Achugar, H. & Beverley, J. (compiladores), La voz del otro, testimonio y subalternidad (pp. 221-242). Guatemala: Latinoamericana Editores.

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Montali, G. (2023). Poética da ambiguidade: Realismo inseguro, desfiguração identitária e estética anti-heteronormativas nas obras de Pedro Lemebel e Leila Guerriero. InMediaciones De La Comunicación, 18(2), 223–243. https://doi.org/10.18861/ic.2023.18.2.3516