To bot or not to bot?
Uma abordagem ao Twitter durante as acusações contra Cristina Fernández de Kirchner (Argentina, 2022)
DOI:
https://doi.org/10.18861/ic.2023.18.2.3524Palavras-chave:
semiodata, twitter, bot, sentido, circulaçãoResumo
O artigo analisa, desde a perspectiva dos semiodata e da semiótica das midiatizações, a circulação de sentido em torno de um acontecimento de grande relevância política para a Argentina: as denúncias em um dos casos de corrupção contra a atual vice-presidente Cristina Fernández de Kirchner –causa comumente conhecidas como “Vialidad” ou “Obra Pública”–. Para descrever esse fluxo de sentido, analisamos as trocas produzidas na plataforma de mídia Twitter. Que fluxos e contrafluxos podemos observar no Twitter? Quais eram as hashtags predominantes? Qual é a função das contas falsas nesses casos? O estudo foi realizado com base na coleta de tweets produzidos na Argentina de 27 de julho a 23 de agosto de 2022, período em que ocorreram as audiências acusatórias. Essa coleta foi realizada a partir de algumas palavras-chave e hashtags pré-selecionadas, tarefa realizada por meio de um pequeno script usando a linguagem de programação Python em conjunto com a biblioteca de software livre chamada Tweepy, que permite conectar-se ao Twitter e ouvir em tempo real os tweets postados. Os resultados obtidos nos levaram a usar um modelo que pudesse identificar contas falsas e nos permitisse conhecer o impacto que elas tiveram na discussão pública.
Downloads
Referências
Carlón, M. (2020). Circulación del sentido y construcción de colectivos en una sociedad hipermediatizada. San Luis: Nueva Editorial Universitaria.
Carlón, M. (2021a). El poder del humor en una sociedad hipermediatizada. Recursos estilísticos y saltos hipermediáticos En Burkart, M., Fraticelli, D. & Várnagy, T. (coordinadores), Arruinando chistes. Panorama de los estudios del humor y lo cómico (pp. 129-149). Buenos Aires: Teseo Press.
Carlón, M. (2021b). ¿El fin de la retransmisión de la historia? Archivo del Seminario Lo Contemporáneo. Con/desde América Latina. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=d8dRPZQqWfo&ab_channel=SeminarioLoContempor%C3%A1neo
Coiutti, N., Gindin, I., Castro Rojas, S., Cardoso, A. L. & Rostagno J. (2019). Twitter, medios masivos y acción colectiva en el caso #RosarioSangra. En Fernández, M., Sánchez, S., Cingolani, G. & Fernández, J. L. (2019). Mediatizaciones, Territorios y Segmentaciones (pp. 192-212). Rosario: UNR Editora.
Díaz Ordoñez, V., Solki, J. P. & Taraborrelli, D. (2020). Construcción de acontecimientos en Twitter: la apertura de sesiones ordinarias de Argentina en el 2020. Anais de Artigos IV Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 4(1), 1-11.
Fernández, J. L. (2016). Plataformas mediáticas y niveles de análisis. InMediaciones de la Comunicación, 11, 71-96. Recuperado de: https://revistas.ort.edu.uy/inmediaciones-de-la-comunicacion/article/view/2618
Ganzaba, M. & Mendieta Bartolomé, A. (2020). La guerra civil en Twitter. Análisis del uso de bots para una nueva narrativa multimedia. En Meso Ayerdi, K., Peña Fernández, S. & Larrondo Ureta, A. (coordinadores), Nuevos actores y estrategias en
el espacio mediático compartido (pp. 99-114). Bilbao: Universidad del País Vasco.
Gindin, I. (2021). Cristina Fernández y el Poder Judicial: apuntes sobre un vínculo discursivo conflictivo. Revista Mexicana de Opinión Pública, 30, 59-73. DOI: https://doi.org/10.22201/fcpys.24484911e.2021.30.71082
Gindin, I. (2022). El poder judicial en discurso. Controversias en la presentación del Proyecto de Democratización de la Justicia en Argentina. Revista Discursos del Sur, 8, 173-194. DOI: https://doi.org/10.15381/dds.n8.21302
Gindin, I., Castro Rojas, S., Coiutti, N., Cardoso, A. L. & Rostagno, J. (2019). Emoción en acción. El caso de #RosarioSangra en Twitter (Rosario, Argentina, 2016). Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación, 43(1), 48-69. DOI: https://doi.org/10.12795/Ambitos.2019.i43.03
Gindin, I., Castro Rojas, S., Coiutti, N., Cardoso, A. L., Rostagno, J. & Brussa, V. (2018). Twitter como laboratorio de opiniones: #RosarioSangra, el paso de la emoción a la acción. Ponencia, Coloquio Anual del Centro de Investigaciones en Mediatizaciones: “Mediatizaciones, territorios y segmentaciones”, Universidad de Buenos Aires, Argentina.
Gindin, I., Rostagno, J. & Cardoso, A. L. (2022). La construcción de un acontecimiento contemporáneo: flujos de sentido y combinación metodológica en los alegatos contra Cristina Fernández de Kirchner (Argentina, 2022). Ponencia, XV Congreso Nacional y VIII Internacional sobre Democracia, Universidad Nacional de Rosario, Argentina.
Kollmann, R. (2022). Juicio contra Cristina Kirchner: Los partidos de fútbol del fiscal Luciani y el juez Giménez Uriburu en la quinta de Macri. Página 12. Recuperado de: https://www.pagina12.com.ar/447454-juicio-contra-cristina-kirchner-los-partidos-de-futbol-del-f
Leavitt, A. (2014). From #FollowFriday to YOLO: Exploring the Cultural Salience of Twitter Memes. En Weller, K., Bruns, A., Burgess, J., Mahrt, M. & Puschmann, C. (Eds.), Twitter and society (Digital Formations, 89). New York: P. Lang. Recuperado de: https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-47764-2
Raimondo Anselmino, N., Rostagno, J. & Cardoso, A. L. (2021). Aplicación de técnicas de clustering para el estudio sociosemiótico sobre géneros periodísticos en fanpages de Clarín y La Nación. Revista del prudente saber y el máximo posible de sabor, 14. 77-103.
Verón, E. (1987). Prefacio. En Construir el acontecimiento. Los medios de comunicación masiva y el accidente en la central nuclear de Three Mile Island (pp. 3-10). Buenos Aires: Gedisa.
Wright, J. & Anise, O. (2018). Don’t @ Me: Hunting Twitter Bots at Scale. Presentation, Black Hat USA 2018, Las Vegas, United State.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.