To bot or not to bot?
Uma abordagem ao Twitter durante as acusações contra Cristina Fernández de Kirchner (Argentina, 2022)
DOI:
https://doi.org/10.18861/ic.2023.18.2.3524Palavras-chave:
semiodata, twitter, bot, sentido, circulaçãoResumo
O artigo analisa, desde a perspectiva dos semiodata e da semiótica das midiatizações, a circulação de sentido em torno de um acontecimento de grande relevância política para a Argentina: as denúncias em um dos casos de corrupção contra a atual vice-presidente Cristina Fernández de Kirchner –causa comumente conhecidas como “Vialidad” ou “Obra Pública”–. Para descrever esse fluxo de sentido, analisamos as trocas produzidas na plataforma de mídia Twitter. Que fluxos e contrafluxos podemos observar no Twitter? Quais eram as hashtags predominantes? Qual é a função das contas falsas nesses casos? O estudo foi realizado com base na coleta de tweets produzidos na Argentina de 27 de julho a 23 de agosto de 2022, período em que ocorreram as audiências acusatórias. Essa coleta foi realizada a partir de algumas palavras-chave e hashtags pré-selecionadas, tarefa realizada por meio de um pequeno script usando a linguagem de programação Python em conjunto com a biblioteca de software livre chamada Tweepy, que permite conectar-se ao Twitter e ouvir em tempo real os tweets postados. Os resultados obtidos nos levaram a usar um modelo que pudesse identificar contas falsas e nos permitisse conhecer o impacto que elas tiveram na discussão pública.
Downloads
Referências
Carlón, M. (2020). Circulación del sentido y construcción de colectivos en una sociedad hipermediatizada. San Luis: Nueva Editorial Universitaria.
Carlón, M. (2021a). El poder del humor en una sociedad hipermediatizada. Recursos estilísticos y saltos hipermediáticos En Burkart, M., Fraticelli, D. & Várnagy, T. (coordinadores), Arruinando chistes. Panorama de los estudios del humor y lo cómico (pp. 129-149). Buenos Aires: Teseo Press.
Carlón, M. (2021b). ¿El fin de la retransmisión de la historia? Archivo del Seminario Lo Contemporáneo. Con/desde América Latina. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=d8dRPZQqWfo&ab_channel=SeminarioLoContempor%C3%A1neo
Coiutti, N., Gindin, I., Castro Rojas, S., Cardoso, A. L. & Rostagno J. (2019). Twitter, medios masivos y acción colectiva en el caso #RosarioSangra. En Fernández, M., Sánchez, S., Cingolani, G. & Fernández, J. L. (2019). Mediatizaciones, Territorios y Segmentaciones (pp. 192-212). Rosario: UNR Editora.
Díaz Ordoñez, V., Solki, J. P. & Taraborrelli, D. (2020). Construcción de acontecimientos en Twitter: la apertura de sesiones ordinarias de Argentina en el 2020. Anais de Artigos IV Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 4(1), 1-11.
Fernández, J. L. (2016). Plataformas mediáticas y niveles de análisis. InMediaciones de la Comunicación, 11, 71-96. Recuperado de: https://revistas.ort.edu.uy/inmediaciones-de-la-comunicacion/article/view/2618
Ganzaba, M. & Mendieta Bartolomé, A. (2020). La guerra civil en Twitter. Análisis del uso de bots para una nueva narrativa multimedia. En Meso Ayerdi, K., Peña Fernández, S. & Larrondo Ureta, A. (coordinadores), Nuevos actores y estrategias en
el espacio mediático compartido (pp. 99-114). Bilbao: Universidad del País Vasco.
Gindin, I. (2021). Cristina Fernández y el Poder Judicial: apuntes sobre un vínculo discursivo conflictivo. Revista Mexicana de Opinión Pública, 30, 59-73. DOI: https://doi.org/10.22201/fcpys.24484911e.2021.30.71082
Gindin, I. (2022). El poder judicial en discurso. Controversias en la presentación del Proyecto de Democratización de la Justicia en Argentina. Revista Discursos del Sur, 8, 173-194. DOI: https://doi.org/10.15381/dds.n8.21302
Gindin, I., Castro Rojas, S., Coiutti, N., Cardoso, A. L. & Rostagno, J. (2019). Emoción en acción. El caso de #RosarioSangra en Twitter (Rosario, Argentina, 2016). Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación, 43(1), 48-69. DOI: https://doi.org/10.12795/Ambitos.2019.i43.03
Gindin, I., Castro Rojas, S., Coiutti, N., Cardoso, A. L., Rostagno, J. & Brussa, V. (2018). Twitter como laboratorio de opiniones: #RosarioSangra, el paso de la emoción a la acción. Ponencia, Coloquio Anual del Centro de Investigaciones en Mediatizaciones: “Mediatizaciones, territorios y segmentaciones”, Universidad de Buenos Aires, Argentina.
Gindin, I., Rostagno, J. & Cardoso, A. L. (2022). La construcción de un acontecimiento contemporáneo: flujos de sentido y combinación metodológica en los alegatos contra Cristina Fernández de Kirchner (Argentina, 2022). Ponencia, XV Congreso Nacional y VIII Internacional sobre Democracia, Universidad Nacional de Rosario, Argentina.
Kollmann, R. (2022). Juicio contra Cristina Kirchner: Los partidos de fútbol del fiscal Luciani y el juez Giménez Uriburu en la quinta de Macri. Página 12. Recuperado de: https://www.pagina12.com.ar/447454-juicio-contra-cristina-kirchner-los-partidos-de-futbol-del-f
Leavitt, A. (2014). From #FollowFriday to YOLO: Exploring the Cultural Salience of Twitter Memes. En Weller, K., Bruns, A., Burgess, J., Mahrt, M. & Puschmann, C. (Eds.), Twitter and society (Digital Formations, 89). New York: P. Lang. Recuperado de: https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-47764-2
Raimondo Anselmino, N., Rostagno, J. & Cardoso, A. L. (2021). Aplicación de técnicas de clustering para el estudio sociosemiótico sobre géneros periodísticos en fanpages de Clarín y La Nación. Revista del prudente saber y el máximo posible de sabor, 14. 77-103.
Verón, E. (1987). Prefacio. En Construir el acontecimiento. Los medios de comunicación masiva y el accidente en la central nuclear de Three Mile Island (pp. 3-10). Buenos Aires: Gedisa.
Wright, J. & Anise, O. (2018). Don’t @ Me: Hunting Twitter Bots at Scale. Presentation, Black Hat USA 2018, Las Vegas, United State.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.