Cinema em hipermediatismo

O fenômeno Emilia Pérez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18861/ic.2025.20.2.4103

Palavras-chave:

Cinema, Emilia Pérez, starsystem, retrato fílmico, socioleto

Resumo

O artigo examina como o starsystem encena o filme Emilia Pérez, de Jacques Audiard (2024), uma tragédia moderna apresentada em forma de musical. O longa, protagonizado por figuras de Hollywood como Selena Gómez e Zoe Saldaña, narra a história de uma advogada que auxilia um narcotraficante mexicano em sua decisão de realizar uma transformação sexo-gênero. As numerosas críticas desencadeadas pelo público latino-americano nas redes sociais – centradas, em muitos casos, na maneira de falar das atrizes e no tratamento caricatural do narcotráfico e dos crimes a ele associados– colocaram o filme no centro da discussão midiática. Nesse contexto, o artigo concentra sua atenção no retrato fílmico –um rosto que também inclui uma voz– como um nó articulador entre o starsystem, a biografia das intérpretes e a recepção hipermediatizada. Parte-se do entendimento de que o crescimento do streaming, das redes sociais e dos conteúdos interativos transforma o cinema em um fenômeno transmídia, atravessado por debates, entrevistas, publicidades interativas, vídeos de reação, cameos, memes e outras formas de discursividades contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barthes, R. (1999). Mitologías. Siglo XXI.

Buhler, J. & Neumeyer, D. (2010) Hearing the Movies: Music and Sound in Film History. Oxford University Press.

Cha, S. (2020). Bong Joon-ho celebra la ruptura de la “barrera del lenguaje” en los Oscar. Reuters.

Chion, M. (1993). La audiovisión: introducción a un análisis conjunto de la imagen y el sonido. Grupo Planeta.

Cisneros, V. (2025). Jacques Audiard reprocha ataques a Emilia Pérez en México: “Nunca se había hablado tanto sobre los desaparecidos”. Infobae. https://www.infobae.com/mexico/2025/02/03/jacques-audiard-reprocha-ataques-a-emilia-perez-en-mexico-nunca-se-habia-hablado-tanto-sobre-los-desaparecidos/

De Lauretis, T. (1992). Alicia ya no: feminismo, semiótica, cine. Cátedra.

Depetris Chauvin, I. (2019). Geografías afectivas: Desplazamientos, prácticas espaciales y formas de estar juntos en el cine de Argentina, Chile y Brasil (2002-2017). Latin America Research Commons.

Fernández, J. L. (2021). Entre el rostro y la voz: mediatizaciones de la individualidad en plataformas mediáticas. deSignis, HORS SERIE, 01, 61-74. https://www.designisfels.net/wp-content/uploads/2021/10/HORS-SERIE-01.pdf

Filmaffinity (s.f.). Premios de Emilia Pérez. Filmaffinity. https://www.filmaffinity.com/es/movie-awards.php?movie-id=671326

Finol, J. E. & Finol, D. E. (2021). La rostrosfera: mediatizaciones entre lo analógico, lo real y lo digital. En C. Voto, J. E. Finol & M. Leone (coords.), El rostro en el horizonte digital latinoamericano (pp. 11–25). UNR Ediciones.

Finol, J. E. (2022). La corposfera: Rostro y pasiones, identidades y alteridades. En Barbotto, S., Voto, C. & Leone, M. (coords.), Rostrosferas de América Latina (pp. 13-29). Aracne.

Guadarrama, A. (2025). Director de Emilia Pérez explica por qué no eligió actrices mexicanas para su película ambientada en México. Infobae. https://www.infobae.com/mexico/2025/01/16/director-de-emilia-perez-explica-por-que-no-eligio-actrices-mexicanas-para-su-pelicula-ambientada-en-mexico/

Lotman, I. M. (1996). La semiosfera I. Universitat de València.

Lotman, I. M. (2000). La semiosfera: Semiótica de las artes y de la cultura III. Universitat de València.

Martín-Barbero, J. (1991). De los medios a las mediaciones. Ediciones G. Gili.

Mora, L. A. H. (2025). Acusan a Karla Sofía Gascón de ser racista tras polémicas declaraciones en redes: “El islam es una infección”. Infobae. https://www.infobae.com/mexico/2025/01/30/acusan-a-karla-sofia-gascon-de-ser-racista-tras-polemicas-declaraciones-en-redes-el-islam-es-una-infeccion/

Mulvey, L. (2021). Diálogo intertextual y nueva teoría fílmica feminista. En Colaizzi, G. (ed.), Cine, interculturalidad y políticas de género (pp. 27-44). Cátedra.

Ojeda Briceño, A. (2020). Parasite: la cinta surcoreana que invita a vencer la barrera de los subtítulos y que arrasó en el Oscar. El Comercio. https://elcomercio.pe/luces/cine/parasite-la-cinta-surcoreana-que-invita-a-vencer-la-barrera-de-los-subtitulos-y-que-arraso-en-el-oscar-bong-joon-ho-parasitos-premios-oscar-2020-oscars-noticia/#google_vignette

Pasolini, P. P. (1971). Discurso sobre el plano-secuencia o el cine como semiología de la realidad. En Metz, C., Della Volpe, G., Pasolini, P. P. & Rocha, G. (coords.), Problemas del nuevo cine (pp. 61-76). Alianza Editorial.

Patino, D. (2024). Eugenio Derbéz critica desempeño de Selena Gómez en la película Emilia Pérez. Ella se defiende. CNN en español. https://cnnespanol.cnn.com/2024/12/09/entretenimiento/eugenio-derbez-critica-selena-gomez-emilia-perez-orix

Prado, C. (2022). Potencia Tortillera. Expresiones filosófico-políticas a partir del archivo digitalizado de la memoria lésbica en Argentina. En Cocciarini, N. & Rojo, P (coords.), Expresiones políticas y movimientos populares de las mujeres e identidades disidentes (81-94). Grupo Montevideo.

Redacción LAVOZ. (2025). Los polémicos tuits de Karla Sofía Gascón: comentarios racistas, insultos a Maradona y más. La Voz. https://www.lavoz.com.ar/espectaculos/cine-series/los-polemicos-tuits-de-karla-sofia-gascon-comentarios-racistas-insultos-a-maradona-y-mas/

Redacción MDZ Show. (2025). Escándalo con Karla Sofía Gascón: la actriz de Emilia Pérez que escribió tuits racistas y puso en jaque su nominación a los premios Oscar. MDZol. https://www.mdzol.com/mdz-show/2025/2/4/escandalo-con-karla-sofia-gascon-la-actriz-de-emilia-perez-que-escribio-tuits-racistas-puso-en-jaque-su-nominacion-los-premios-oscar-1185432.html

Richard, N. (1997). Intersectando latinoamérica con el latinoamericanismo: saberes académico, práctica teórica y crítica cultural. Revista iberoamericana, 63(180), 345-361.

Ríos Arbeláez, J. J. (2025). Así utilizaron inteligencia artificial en Emilia Pérez y The Brutalist: las nominadas a los Oscar. Infobae. https://www.infobae.com/tecno/2025/02/13/asi-utilizaron-inteligencia-artificial-en-emilia-perez-y-the-brutalist-las-nominadas-a-los-oscar

Rodríguez, B. (2025). Eran peores las actuaciones de Emilia Pérez fueron mejoradas con IA. Excélsior. https://www.excelsior.com.mx/funcion/eran-peores-las-actuaciones-de-emilia-perez-fueron-mejoradas-con-ia/1695526

Sánchez, F. (2025). Desaparecidos: una tragedia en Latinoamérica que los Oscar han puesto en la mira. Los Angeles Times. https://www.latimes.com/espanol/entretenimiento/articulo/2025-03-04/desaparecidos-una-tragedia-en-latinoamerica-que-los-oscar-han-puesto-en-la-mira

Torres, S. (2025). Emilia Pérez usó IA: Voz de Karla Sofía Gascón fue alterada con inteligencia artificial para mejorar su interpretación de las canciones. Tomatazos. https://www.tomatazos.com/noticia/emilia-perez-uso-ia-voz-de-karla-sofia-gascon-fue-alterada-con-inteligencia-artificial-para-mejorar-su-interpretacion-de-las-canciones/

Voto, C., Finol, J. E. & Leone, M. (2021). Presentación. El rostro digital latinoamericano: desafíos y apuestas. En Voto, C., Finol, J. E. & Leone, M. (coords.), El rostro en el horizonte digital latinoamericano (pp. 7-11). UNR Ediciones.

Zavala, L. (2023). Estética y semiótica del cine. Hacia una teoría paradigmática. Universidad Nacional Autónoma de México.

Publicado

2025-11-05

Como Citar

Compagnucci, A. P. (2025). Cinema em hipermediatismo: O fenômeno Emilia Pérez. InMediaciones De La Comunicación, 20(2). https://doi.org/10.18861/ic.2025.20.2.4103

Edição

Seção

Artigos temáticos